quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ver o traje padrão com muito respeito

Se fazemos esta afirmação: "o devoto deve usar roupas limpas e castas, mas é sempre melhor que use dhoti e sari", a um leigo iniciante que está a pouco tempo na associação de devotos implicando que somente com Dhoti e Sari pode-se avançar devocionalmente, então concordo que é um sentimento segregador.

No entanto, devemos salientar que existem diferentes tipos de leigos (e aqui leigos no sentido que não moram num Templo em regime monástico).

Existem, neste sentido, muitos leigos que são duas vezes iniciados e ao participarem nas cerimônias e festividades de um Templo podem somente usar roupas limpas e castas, MAS é sempre melhor que usem Dhoti e Sari (traje padrão dos Templos) pois podem por exemplo, entre tantos, serem convidados a cozinhar para as Deidades, ou a fazer um Arati ou ainda a entrar no Altar, etc, etc, etc, etc e etc ... ;)

No processo da Consciência de Krsna muitas situações devem ser consideradas e pesadas.

Um outro ponto que considero importante e que gostaria de compartilhar convosco, queridos Vaisnavas e Vaisnavis, é que não me parece muito apropriado referir-se ao traje aprovado por Srila Prabhupada (Sari, Dhoti e Kurta) de uma forma pejorativa e depreciativa como "roupa hindu".

Explico-me.

Se constantemente estou a afirmar que Dhoti, Kurta e Sari são "roupas hindus" (que realmente são), mas expressando desaprovação, isto criará um sentimento de negatividade.

E assim ao associar-me com um grupo de monges e monjas, pensarei: "mais um grupo de "Hares" com "roupas hindus", ou ainda, quando tiver que entrar no Altar de um Templo: "Lá vou eu outra vez vestir uma "roupa hindu" ... ;)

Não, eu não considero pejorativamente esta roupa "hindu" (embora realmente seja ... ;)).

Tenho grande respeito pelo Dhoti, Kurta e Sari como sendo o traje e vestimenta padrãos aprovados pelo Fundador Acarya Srila Prabhupada para serem usados pelos monges e por aqueles que participam como executores das cerimônias nos Templos e em festividades como Ratha Yatras, Pada Yatras e Harinamas.

A não ser que estejamos a propor a abolição do Dhoti, Kurta e Sari nas cerimônias dos Templos e estejamos a propor entrar no Altar com uma outra roupa limpa e casta !!!

Por favor, vejamos esta vestimenta (Dhoti, Kurta e Sari) com grande respeito. Não no sentido de que é imprescindível para o avanço devocional, mas porque é o traje padrão aprovado por Srila Prabhupada nas cerimônias dos Templos e em outras festividades.

Sempre na esperaça de poder contribuir.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Outubro - 2011