segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ragas ou Acordes?

Ragas ou Acordes? - Pakoras ou Pizzas?

No Madhurya Kadambini, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura explica as diferentes fases do serviço devocional:

Sraddha (fé - começa Ajata Ruci Raganuga), Sadhu Sanga (associação com devotos), Bhajana Kriya (ocupar-se em cantar e adorar), Anartha Nrvitti (por ocupar-se em cantar e adorar elimina-se todas as contaminações), Nistha (fixo na prática), Ruci (gosto - começa Jata Ruci Raganuga), Asakti (Ruci condensada, apego), Bhava (estágio preliminar) e Prema (fase final).

Na mesma obra, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura explica que mesmo na fase avançada de Ruci existem duas formas de Ruci:

"Ruci é de dois tipos:

1 - que depende da excelência dos elementos (Vastu Vaishishty Apekshini)

2 - que não depende da excelência dos elementos (Vastu-Vaishishty Anapekshini)

Excelência de elementos refere-se a uma excelência de detalhes em relação aos nomes, qualidades e forma do Senhor, etc.  Por exemplo, uma pessoa só consegue experimentar o prazer no Kirtana se é agradável ao ouvido e cantado artisticamente, com toque preciso, ritmo e melodia doce e adequada. Ele só consegue apreciar temas do Senhor se eles são descritos habilmente com ornamentos poéticos e qualidades. Ele só consegue desfrutar da adoração à Deidade, se todos os implementos, local e os materiais estão de acordo com o seu padrão elevado. Isto é semelhante a uma pessoa com um apetite fraco a perguntar sobre a variedade e qualidade das preparações em uma refeição. A causa disto é uma leve impureza no coração do devoto. Portanto, se uma pessoa depende da excelência dos elementos materiais do Kirtana, etc, para sentir o gosto espiritual, deve-se entender isto como uma mancha de impureza em sua coração (Doshabhas).

Uma pessoa com o segundo tipo de Ruci vai experimentar grande prazer mesmo a partir de qualquer desempenho de Sravanam, Kirtana, etc.  Se, no entanto, houver uma excelência dos elementos, então este devoto se tornará extremamente alegre e em êxtase".

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura Ki Jaya !!!

Então, o primeiro tipo de devoto somente poderá sentir atracção pelo Bhajana ou Kirtana se estes forem feitos com Ragas. Se for com acordes, já não consegue.

O segundo tipo de devoto sentirá atracção por qualquer tipo de Bhajana ou Kirtana porque sabe que o Maha Mantra está a ser executado, MAS ficará extremamente feliz e em êxtase se forem executados com Ragas. Ele aprecia os dois (Ragas e acordes), MAS prefere Ragas.

Da mesma forma, Krsna aprecia todos os tipos de Bhajana e Kirtana feitos com amor e devoção (Ragas e acordes), MAS prefere Ragas.

Então aqueles que tocam com acordes também vão para o mundo espiritual...;) MAS Krsna prefere as Ragas.

Por Sriman Vrndavana Dasa Prabhu

"A fim de encorajar os devotos a alcançarem o estágio mais alto, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, por vezes, escolhia o pior líder de Kirtana! Então, percebi que, pela graça do meu mestre espiritual, Srila Prabhupada e meu avô espiritual Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, eu estava sendo empurrado para alcançar um nível mais elevado de apreciação dos Santos Nomes. Finalmente me rendi, e entendi que realmente o acompanhamento musical era apenas um veículo em que os Santos Nomes chegam, e que eu não deveria estar ligado ao veículo. Eu deveria estar anexado ao passageiro (Krsna na forma de Seus Nomes) no veículo. Assim, com a prática eu era capaz de desligar (não ouvir) o acompanhamento musical e apenas ouvir Hare Krsna Hare Krsna, Krsna Krsna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama, Rama Rama Hare Hare!

Depois cada Kirtana tornou-se extremamente saboroso. Os Santos Nomes são surpreendentes. Meu apego anterior pelo veículo era como alguém fixo no prato e não na Prasadam que estava sobre ele. Imagine rejeitar Prasadam saborosa porque foi servida em um prato de folha simples, em vez de uma prato de prata. Não faz sentido. Então, quando eu estou num Kirtana, eu simplesmente ouço o Maha Mantra e também penso no significado do Maha Mantra independentemente do acompanhamento musical."

Então um devoto apreciará todas as formas de Bhajana e Kirtana, mesmo os mais simples, mas ficará imensamente extático se forem executados com excelência, com toque preciso, ritmo e melodia doce e adequada.

Nós podemos oferecer tudo para Krsna, mas existem diferentes categorias de Bhakti.

No Bhakti Tattva Viveka, Srila Bhaktivinoda Thakura explica Bhakti Abhasa, sombra de Bhakti. Se eu ofereço algo para Krsna que EU GOSTO, isto não é devoção pura. É sempre melhor do que não oferecer.

Por exemplo, se eu pensar: "Hoje apetece-me comer figos. Vou oferecê-los à Krsna". Isto é Bhakti Abhasa, sombra de Bhakti. Não é Bhakti pura. Devoção pura à Krsna é quando o devoto(a) está completamente dedicado a satisfazer o que Krsna gosta. Então o devoto está sempre a pensar: "O que Krsna vai comer hoje."

Da mesma forma se eu gosto de Rock, Reggae, etc, e coloco o Maha Mantra Hare Krsna nestes estilos, PORQUE EU GOSTO, isto é Karma Pradhani Bhakti. É sempre melhor do que ouvir Lady Gaga...;)

Da mesma forma se eu utilizo acordes, PORQUE EU GOSTO, isto é Karma Pradhani Bhakti.

Da mesma forma se eu utilizo Ragas, PORQUE EU GOSTO, isto é Karma Pradhani Bhakti.

Da mesma forma se eu utilizo Ragas sem estarem relacionadas com o Maha Mantra Hare Krsna (como em Bollywood ou como com Ravi Shankar que Srila Prabhupada afirmou que é música para desfrutar dos sentidos), isto é som material.

Então se eu utilizo todas estas vertentes musicais para o prazer de Krsna e não porque EU GOSTO, simplesmente para oferecer uma grande variedade de estilos musicais para Krsna, isto é Bhakti verdadeira.

Então sabemos quais são as preferências de Krsna a nível musical (por Ragas), e já agora a fruta preferida de Krsna de acordo com os Vrajavasis é o Chikoo (Saputi)...;))

!BtIWJywBGk~$(KGrHqYOKjgEvPW!dgMcBL6rz7)zWQ~~_35

E então embora Krsna aceite todas as formas de música, Ele tem Suas preferências (por Ragas).

E a preferência de um devoto avançado é a preferência de Krsna.

Exemplo de transculturalidade citada por SG Sripada Aindra Dasa Prabhuji. Um músico a tocar Ragas num violão "ocidental". Só falta acrescentar o Maha Mantra Hare Krsna...hehehe !!! em:

Transculturalidade musical

Agora vejamos a origem das Ragas:

Antes de Kali Yuga, tanto os Vedas como as Ragas eram transmitidos por via oral de mestre para discípulo.

O Natya Sastra trata da ciência do drama, dança e música. O Natya Sastra explica que o Senhor Brahma, o engenheiro da criação universal, foi quem trouxe a dança, o drama e a música para o mundo material.

"Cem anos" (de Brahma) totalizam 311 trilhões e 40 bilhões de anos terrestres." (BG 8.17)

Como estamos na metade da vida do Senhor Brahma, as Ragas e o conhecimento Védico já existem a 155 trilhões e 70 bilhões de anos...;)

Do "Gayatri Mahima Madhuri" de SS Mahanidhi Swami:

"Resumo da Iluminação do Senhor Brahma:

1) O Senhor Brahma recebeu o Gopala Mantra de Divya Sarasvati (não a mesma semideusa Sarasvati) e recitou-o por um longo tempo.

2) O Senhor Brahma, em seguida, meditou e ouviu a flauta de Krsna. O som da flauta inicialmente carregava a forma do Kama Gayatri, que incorpora a essência de todo o conhecimento dos três Vedas, que incluem o conhecimento de todos os outros Mantras Gayatri tais como o Brahma Gayatri e todos os outros processos espirituais, como Karma, Jnana e Bhakti.

3) Iluminado por tudo isso, o Senhor Brahma meditou no  Kama Gayatri. Com isso ele apreendeu a extensão do oceano da verdade, percebeu sua relação individual com o Senhor, e compreendeu a natureza do mundo espiritual de Krsna, o mundo material, e os vários ramos do conhecimento Védico. Todas as visões e realizações do Senhor Brahma estão contidas no Brahma- Samhita.

Brahma continuou sua penitência de cantar o Gopala Mantra e de meditar sobre a visão de Krsna em Vraja, ao lado de Srimati Radhika, a tocar Sua flauta na companhia de milhares de lindas Gopis.
Desejando alcançar a misericórdia de Govinda, Brahma começou a praticar os actos culturais para agradar Sri Krsna em Goloka.

Quais foram esses actos culturais? O Acaryas explicam que o Senhor Brahma enquanto visualizava-se como uma serva (Manjari) das Gopis, cantou o Gopala Mantra e "executou actos culturais", as 64 artes descritas no Brahma Samhita.

"As 64 actividades em artes requintadas e ofícios são as seguintes: (1) Gita - arte de cantar, compor músicas, articulando diferentes melodias, notas, acentos e métricas (Ragas) (2) Vadya - arte de tocar quatro tipos de instrumentos musicais (sopro, cordas, percussão e címbalos metálicos) (3) Nrtya - arte da dança e movimento dos membros, em várias expressões simbólicas. Inclui dançar com diferentes ritmos, canções e melodias (4). Natya - arte de escrever dramas teatrais, etc, etc .."

Todas as 64 artes em:

64 Actos Culturais

"Todas estas artes manifestam suas próprias formas eternas sempre visíveis na região de Goloka como os ingredientes de Rasa, e, na esfera mundana, elas têm sido amplamente exibidas nos passatempos de Vraja pela potência (Cit) espiritual, Yogamaya." (Brahma Samhita - 37)"

Todas estas artes existem na região de Goloka e manifestaram-se neste mundo material pela primeira vez com o Senhor Brahma.

Por Srimati Chatamayi Mataji

SB 3-12-47 "Criação dos Kumaras e outros"

"A alma de Brahma manifestou-se como os alfabetos de comunicação, seu corpo como as vogais, os seus sentidos como os alfabetos sibilantes, sua força como os alfabetos  intermediários e suas actividades sensuais como as sete notas da música."

Significado por Srila Prabhupada:

Em sânscrito há treze vogais e 35 consoantes. As vogais são a, a, i, i, u, u, ri, ri, l, e, ai, o, au, e as consoantes são ka, kha, ga, gha, etc. Entre as consoantes, as primeiras vinte e cinco são chamadas de Sparsas. Existem também quatro Antah-sthas. Dos ushmas há três s, chamado talavya, murdhanya e dantya. As notas musicais são sha, ri, ga, ma, dha, e ni. Todas estas vibrações sonoras são originalmente chamadas Sabda-brahma, ou som espiritual. Diz-se, portanto, que Brahma foi criado no Maha-kalpa como a encarnação do som espiritual."

É explicado acima que as notas musicais e composição musical vieram de Brahma. Vamos discutir sobre o que constitui essa música e como a música é importante na vida de alguém.

A música constitui-se de Ragas e Talas. Há 10 Talas e 16.108 Ragas. A música ocidental esta muito aquém da educação completa da música em si e tem muito a aprender com os Vedas.

Cada Raga tem traços de caráter específico e cria um clima diferente para um ouvinte. Um dia é dividido em 8 partes conhecidas como Ashta Praharas. Cada Prahara é de 3 horas e o primeiro Prahara é entre 06:00-9:00 da manhã. Diferentes Ragas são mapeadas em cada um desses Praharas e quando cantamos a Raga apropriada neste Prahara então vemos o efeito máximo desta Raga. Há uma Raga chamada Raga Bhupali que é tão alegre que ela pode ser cantada em qualquer um dos 8 Praharas durante o dia. Deve-se entender que o uso real da música é para adorar o Senhor Supremo.

Há 10 Talas e então há 16.108 Ragas. Pode-se aprender todas as 10 Talas em 2-3 dias, mas se alguém tem como objectivo aprender todas as 16.108 Ragas então poderá levar múltiplas vidas.

Cada Raga tem uma personalidade separada e tem um caráter específico. Mesmo que se alguém faça sua própria melodia é bem provável que possa cair numa das 16.108 Ragas e se a intenção do cantor for glorificar o Senhor Supremo, em seguida, o Senhor Krsna permitirá que esta Raga "inventada" possa se encaixar no Prahara automaticamente.

A intenção com a qual nós usamos algo faz com que seja material. Quando ouvimos o rádio ouvimos tantas vibrações sonoras. Se alguém não está criando as vibrações do som para glorificar o Senhor Supremo, em seguida, essas vibrações só terão um efeito negativo sobre os ouvintes, os ouvintes serão levados aos modos mais baixos de consciência. Se o músico está a tocar a música para glorificar o Senhor Supremo, em seguida, os ouvintes terão um efeito muito positivo na sua consciência. A intenção do artista ou do músico é crucial.

Se o músico ou artista está cantando com uma intenção de glorificar a si mesmo, então este será o efeito sentido pelos ouvintes. O mundo inteiro está faminto por amor e tudo o que eles precisam é ouvir a música que está sendo tocada para servir ao Senhor Supremo e os corações de todos ficarão satisfeitos e serão preenchidos com amor.

Tudo o que o Senhor Caitanya nos pediu é para cantar os Santos Nomes em congregação e dançar. Qualquer um hoje pode ouvir os Santos Nomes do Senhor Supremo, e qualquer um pode cantar os Santos Nomes do Senhor Supremo, e está disponível para todos gratuitamente."
Embora Krsna aceite todas as formas de música, Ele tem Suas preferências (por Ragas).

"Uma pessoa com o segundo tipo de Ruci vai experimentar grande prazer mesmo a partir de qualquer desempenho de Sravanam, Kirtana, etc.  SE, NO ENTANTO, houver uma excelência dos elementos, então este devoto se tornará extremamente alegre e em êxtase" (Srila Visvanatha Cakravarti Thakura)

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura Ki Jaya !!!

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Setembro - 2011