domingo, 18 de setembro de 2011

Srestha Manjari Bhava Sadhana

248051_10150599155695375_215886190374_18507646_1649956_n (1)
“Ofereço pranama a supremamente encantadora Sri Lalita-devi, o depósito de tesouros de todas as boas qualidades. Ao ver qualquer jovem mocinha em qualquer lugar de Vraja e vendo que ela está inclinada a ser uma priya-sakhi de Srimati Radhika, Lalita imediatamente diz a Radha que ela deve aceitar tal pessoa em Seu próprio grupo (sva-paksa). Radha obedece Lalita, que então satisfaz o desejo de tal mocinha.” (Sri Lalitastakam, verso 7)

Montreal, 30 de Agosto de 1968
Por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

“A filosofia Radha-Krishna não é compreendida no estágio condicionado. Mas quando nós adoramos Radha-Krishna no estágio condicionado, na verdade nós adoramos Laksmi-Narayana...

quando você não tem nenhum amor por Deus ou Krishna, temos que seguir os princípios regulativos...

Gradualmente, conforme você se purifica, conforme você se relaciona com a plataforma transcendental, você entenderá o que é Radha-Krishna, eles não estão no plano material.
Não tente entender Radha-Krishna muito rapidamente. Este é um assunto muito vasto...O Supremo Brahman não pode aceitar nada material. Portanto Radha não está no plano material.”

“Radharani é a potência que dá prazer transcendental a Krishna. Quando a misericórdia desta potência é derramada sobre uma entidade viva, ela desenvolve amor por Deus e desta forma obtém o prazer mais elevado – e também pode distribuir este prazer aos demais.” – Jayadvaita Swami

Sri Radha-Bhajana Mahima – Glorificação da Adoração a Sri Radha –

Srila Bhaktivinoda Thakura

Se o desejo de servir Srimati Radhika não aparece em meu coração, então minha adoração a Krsna é simplesmente inútil.

Assim como o Sol não pode ser percebido sem luz solar, do mesmo modo não reconheço Madhava sem Radha.

Aqueles que adoram somente Madhava são ignorantes; simplesmente negligenciam Srimati Radhika por seu orgulho mundano.

Jamais se associe com tais pessoas se você deseja que as brincadeiras amorosas davraja-rasa apareçam em seu coração.

Se você sentir orgulho por ser serva exclusiva de Srimati Radhika, então muito em breve irá encontrar Gokula Kana.

Brahma, Siva, Narada, os rishis Sruti-cari e Narayani honram e adoram a poeira dos pés de lótus de Srimati Radhika.

Nosso amnaya, escrituras reveladas, declara que Uma, Rama, Satya, Saci, Candravali e Rukmini são todas expansões de Radha.

Bhaktivinoda implora aos pés de lótus daqueles cuja riqueza é o serviço a Srimati Radharani.

Srila Rupa Goswami, em O Néctar da Devoção

"Krishna atrai a todos, mas o serviço devocional atrai a Krishna. O símbolo do serviço devocional no mais alto grau é Srimati Radharani".

Radhika-Carana-Padma

Srila Bhaktivinoda Thakura

Aquele que deixa de adorar com grande cuidado os pés de lótus de Srimati Radhika, que são a morada de todos os auspícios; aquele que não tenha se abrigado em Vrindavana dhama, que é decorado com as belas pegadas de lótus dEla; aquele que nessa vida não tenha se associado com os devotos de Srimati Radhika, cujos humores, assim como o de Srimati Radhika, são muito graves e profundos, cujos corações e inteligências são fixos em adorá-lA– como poderá tal pessoa experimentar a bem-aventurança de se banhar no oceano de syama-rasa? Por favor, entenda isso com muita atenção!

Srimati Radhika é a acarya das doçuras amorosas (ujjvala-rasa). O amor puro entre Radha e Madhava destina-se a ser discutido e contemplado.

Aqueles que põem os pés de lótus de Srimati Radhika em seus corações e os adoram com grande carinho obtêm as inestimáveis jóias que são os pés de lótus de Krsna.

Sem tomar abrigo nos pés de lótus de Radha, tal pessoa não pode nunca se encontrar com Krsna. As escrituras Védicas declaram que Krsna é a propriedade das servinhas de Sri Radha.

Abandonando riqueza, seguidores, esposa, filhos, e amigos, e abrindo mão das atividades materialistas e de conhecimento especulativo, a pessoa se torna absorta na doçura do serviço aos pés de lótus de Srimati Radharani. Esta é a declaração solene de Bhaktivinoda.
Caitanya-caritamrta Adi-lila 1.4

"Que aquele Senhor, conhecido como o filho de Srimat Sacidevi, esteja transcendentalmente situado na parte mais íntima de seu coração. Resplandecente como a refulgência de ouro derretido, Ele apareceu na era de Kali por Sua misericórdia sem causa para nos dar o que nenhum outro avatara jamais ofereceu – serviço a Srimat Radhika como Sua serva confidencial" .

Srimati Radharani é a Deusa Suprema. Ela é vista mais freqüentemente com o Senhor Krishna. Descreve-se que Ela é a principal devota e associada do Senhor Krishna, e a mais elevada de todas as deusas. O seu nome significa que Ela é a mais excelente adoradora do Senhor Krishna. Contudo, Ela é também uma expansão da energia do Senhor. Uma vez que Ela é também uma extensão de Krishna, Ela é o aspecto feminino de Deus.

Assim, na tradição Gaudiya Vaishnava, Deus é tanto masculino quanto feminino. Eles são um, mas Krishna se expande em dois, Ele mesmo e Radharani, para a execução de divinos passatempos amorosos. Se Eles permanecessem como um, então não haveria nenhum relacionamento, não haveria nenhum passatempo, e não poderia haver nenhuma troca dinâmica de amor. (Caitanya-caritamrita, Adi -lila, 4.55-56)

No Brihad-Gautamiya Tantra, Radharani é descrita como se segue: "a transcendental deusa Srimati Radharani é a direta contraparte do Senhor Sri Krishna. Ela é a principal de todas as deusas da fortuna. Ela possui todos os atrativos para atrair a toda atraente Personalidade de Deus. Ela é a primordial potência interna do Senhor."

Srimati Radharani é a fonte das outras deusas. Assim como o Senhor Krishna é a fonte de todas as outras manifestações e encarnações de Deus, Radharani é a fonte de todas as expansões das energias de Deus - as shaktis, ou outras deusas. Assim, Vishnu, Rama, e até mesmo Shiva são todos expansões de um Ser Supremo, Krishna, e de modo similar Lakshmi, Sita, e até mesmo Durga são todas expansões desta Forma Feminina Suprema de Deus, Radharani.

Radharani tem muitos nomes de acordo com Suas qualidades e características. Alguns dos nomes pelos quais Radharani é conhecida incluem:

Govinda-anandini -- Aquela que dá prazer a Govinda [Krishna];
Govinda-mohini -- Aquela que encanta Govinda;
Govinda-sarvasa -- Aquela que é o todo de tudo do Senhor Govinda;
Shiromani Sarva-kanta -- a jóia da coroa entre todas as consortes do Senhor; e...
Krishnamayi -- Aquela que vê Krishna tanto interna quanto externamente.

Ela também é conhecida como Sarva-kanti, nome que indica que toda beleza e encanto provêm de Seu corpo, e todas as Lakshmis obtêm sua beleza dEla. Sarva-kanti também significa que todos os desejos do Senhor Krishna são satisfeitos em Srimati Radharani.

204469_10150563303840375_215886190374_18148492_6409046_o
Assim como o Senhor Krishna encanta o mundo com a Sua beleza e charme, do mesmo modo Sri Radha encanta o Senhor. Portanto, Ela é a Deusa Suprema. Sri Radha é o poder pleno, e o Senhor Krishna é o possuidor do poder pleno (Cc. Adi-lila, 4.82, 84, 87-96). Assim, os dois são não-diferentes, como a luz solar é não-diferente do sol, ou como a energia é não-diferente do enérgico ou fonte da energia.

É explicado que as queridas consortes do Senhor Krishna são de três tipos, a saber: as deusas da fortuna ou Lakshmis, as Suas rainhas, e as pastoras de Vraja chamadas Gopis. Todas elas provêm de Radharani. As Lakshmis são manifestações parciais, ou por ções plenárias, de Srimati Radharani, enquanto as rainhas em Vaikuntha e em Dvaraka são reflexões da Sua imagem.

As Vraja-devis ou gopis são as Suas expansões e auxiliam no aumento da rasa (divinos passatempos amorosos). Entre elas há muitos grupos, com uma variedade de sentimentos e humores, os quais ajudam o Senhor Krishna a provar a doçura da dança de rasa e outros passatempos. (Cc. Adi-lila. 4.75-81)

Sendo assim, sem Radha não há sentido para Krishna e sem Krishna não há sentido para a Radha. Por causa disto, na tradição Vaishnava sempre prestamos respeitos primeiro à energia interna do Senhor na forma de Radha, e então ao Senhor.

Assim Eles são mencionados como Radha-Krishna, ou em outros nomes como Sita-Rama, Lakshmi-Narayana, e assim por diante. Deste modo, Radha e Krishna são um, mas quando o Senhor Krishna quer desfrutar, Ele se manifesta como Radharani. De outra forma, não há energia para além de Si mesmo, da qual Krishna possa obter prazer.

Para entender a Si mesmo atuando como Radha, o Senhor se manifesta como Senhor Chaitanya, o qual é o Senhor Krishna, mas com as emoções super-excelentes do amor de Radharani pelo Senhor Krishna.

Para provar totalmente a Sua própria doçura, o Senhor aceita a posição e emoções de um devoto. Aparecendo há 500 anos na Bengala, Índia, o Senhor Chaitanya propagou o canto do Mantra Hare Krishna como o único meio de experimentar o amor de Radha por Krishna.

O mantra Hare Krishna dirige nossa atenção e devoção a Radha bem como a Krishna. Radha também é conhecida como Mãe Hara, nome que na forma vocativa no mantra se torna Hare. Assim no canto de Hare Krishna, nós primeiro nos aproximamos da potência interna do Senhor e pedimos a Radha que, por favor, nos ocupe no serviço ao Senhor Krishna.

E concentração em Krishna através de Seus nomes é uma forma desse serviço. Em outras palavras, é através de Radha que mais facilmente se alcança Krishna e o serviço a Krishna. Esta é a vantagem de se aproximar do Senhor Krishna através de Radharani.
As descrições da beleza de Radharani são maravilhosamente poéticas e minuciosas. De fato, os residentes de Vrindavana preocupam-se mais com Radharani do que com o Senhor Krishna. Eles sabem que Krishna pode ser influenciado através de Radharani. Eles sabem que Radha pode levar alguém a Krishna.

Ela é também a natureza compassiva do Senhor, e assim mais facilmente alcançável do que tentar conseguir o Senhor Krishna diretamente. E quando lemos as descrições de Radha, não é de admirar que eles sejam devotados a Ela. Por exemplo, é explicado que Srimati Radharani tem qualidades transcendentais ilimitadas, das quais vinte e cinco são principais.

Estas incluem:

1. Ela é muito doce. 2. Ela está sempre no frescor da juventude. 3. Os seus olhos são irrequietos.
4. Ela sorri brilhantemente.
5. Ela tem linhas belas, auspiciosas.
6. Ela faz Krishna feliz com o Seu aroma corpóreo.
7. Ela é muito perita no canto.
8. O seu discurso é encantador.
9. Ela é muito perita em gracejos e fala agradavelmente.
10. Ela é muito humilde e meiga.
11. Ela é sempre cheia de clemência.
12. Ela é astuta.
13. Ela é perita na execução dos Seus deveres.
14. Ela é tímida.
15. Ela é sempre respeitosa.
16. Ela é sempre calma.
17. Ela é sempre grave.
18. Ela é perita no desfrute da vida.
19. Ela está situada no nível mais elevado do amor extático.
20.Ela é o reservatório de assuntos amorosos em Gokula.
21. Ela é a mais famosa dos devotos submissos.
22. Ela é muito afetuosa com as pessoas idosas.
23. Ela é muito submissa ao amor dos Seus amigos.
24. Ela é a gopi principal.
25. Ela sempre mantém Krishna sob Seu controle.

223740_10150712624565375_215886190374_19513173_6605619_n
E em resumo, assim como o Senhor Krishna, Ela possui qualidades transcendentais ilimitadas (Ujjvala-nilamani, Sri-radha-prakarana 11-15).

Na descrição de Srimati Radharani, também é dito no Vidagdha-madhava (1.32) por Rupa Gosvami, "a beleza dos olhos de Srimati Radharani forçosamente devora a beleza de flores de lótus azuis recentemente cultivadas, e a beleza da Sua face sobrepuja aquela de uma floresta inteira de lótus totalmente floridos. O Seu brilho corpóreo parece colocar até o ouro em uma situação dolorosa. Assim a beleza maravilhosa e sem precedentes de Srimati Radharani está despertando Vrindavana." 

“Embora inicialmente o brilho da lua seja refulgente à noite, de dia ele se desvanece. Similarmente, embora o lótus seja belo durante o dia, à noite ele fecha. Mas, Ó Meu amigo, a face de Minha mais querida Srimati Radharani é sempre brilhante e bela, tanto de dia quanto de noite. Portanto, com o que a sua face pode ser comparada?" (Vidagdha- madhava 5.20)

"Quando Srimati Radharani sorri, ondas da alegria banham as Suas faces, e Suas sobrancelhas arqueadas dançam como o arco de Cupido. O Seu olhar de relance é tão encantador que ele se parece com um abelhão dançarino, movendo-se instavelmente devido à intoxicação. Essa abelha mordeu o verticilo do Meu coração." (Vidagdha-madhava 2.51)

A troca espiritual de amor divino entre Radha e Krishna é a manifestação da energia interna do Senhor, e é muito confidencial e difícil de entender. Nenhum materialista pode começar a entender este tópico da relação entre Radharani e o Senhor Krishna.

Mas, a medida que despertamos o nosso amor adormecido por Deus, amor este que é o estado natural de existência de uma alma totalmente desperta, mais podemos compreender e de fato estabelecer tais trocas de carinho espirituais.

"Executar serviço devocional significa seguir os passos de Radharani...
estando directamente sob o controle da potência interna de Krsna, o serviço devocional atrai até mesmo o próprio Krsna...

...Em vez de oferecer reverências a Krsna, os devotos oferecem reverências a Sua natureza compassiva. Na verdade, porque Krsna é a Suprema Personalidade de Deus, é muito difícil aproximar-se dEle. Mas os devotos, tirando partido da sua natureza compassiva, que é representada por Radharani, sempre oram para Radharani para obter a compaixão de Krsna." (Srila Prabhupada - Néctar da Devoção)

Srila Rupa Goswami esclarece a sequência do processo de Bhakti em seu livro Bhakti Rasamrta Sindhu da seguinte forma:

"No começo, a pessoa deve ter um desejo preliminar pela auto-realização (Sraddha). Isso trará a pessoa para o estágio de tentar se associar com pessoas que são espiritualmente elevadas (Sadhu Sanga). No estágio seguinte, a pessoa é iniciada por um Mestre Espiritual, e sob a sua instrução o devoto neófito começa o processo do serviço devocional (Bhajana Kriya).

Pela execução do serviço devocional sob a orientação do Mestre Espiritual, a pessoa fica livre de todo apego material (Anartha Nivritti), alcança firmeza na auto-realização (Nistha) e obtém um gosto por ouvir a respeito da Absoluta Personalidade de Deus, Sri Krsna (Ruci).

Esse sabor leva a pessoa mais adiante até o apego pela consciência de Krsna (Asakti), que amadurece em Bhava, ou o estágio preliminar do amor transcendental por Deus. O verdadeiro amor por Deus é chamado Prema, o estágio de vida perfeccional mais elevado."

Além destes estágios, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura no Madhurya Kadambini explica que Prema começa a evoluir e amadurecer em estágios que não podem ser experimentados com o corpo actual e são (CC Madhya 19, 177-178): afeição (Sneha), aversão (Mana), amor (Pranaya), apego (Raga), mais apego (Anuraga) e grande êxtase (Mahabhava).
Somente as Gopis em Madhurya Rasa experimentam Mahabhava e somente Srimati Radharani experimenta a quintessência ou a parte mais pura deste divino Prema conhecido como Madanakya Mahabhava, ou a loucura de amor que Sri Krsna como Sri Caitanya neste humor de Sri Radha experimenta.

Simultaneamente uma grande união na separação e uma grande separação na união. Muito além de qualquer compreensão humana.
"Ele (Caitanya) estava no papel de Radharani, com sentimentos de separação de Krsna. Aqueles que estão na sucessão discipular da Madhva Gaudiya Sampradaya também devem sentir a separação de Krsna." (Srila Prabhupada - O Livro de Krsna)
"O sentimento de separação sentido por Radharani está além de qualquer expressão por palavras" (Srila Prabhupada - SB 1.10.9-10)

Srimati Radharani Ki Jaya !!!

Do "Gayatri Mahima Madhuri" - SS Mahanidhi Swami

"As mentes das Gopis são perfeitamente puras (Nirmala), cheias de Prema, e completamente desprovidas de desejos egoístas (Anyabhilasita Sunyam). Sua devoção é conhecida como Rasa Mayi Bhakti. O Bhava das Gopis ou o amor para com Krsna é chamado Mahabhava. Quando Anuraga, numa fase avançada de Prema transcendental, se manifesta de uma forma muito maravilhosa no seu aspecto inigualável que é Asamurdhva (nada pode se comparar com ou ultrapassá-la), então torna-se Mahabhava.

Mesmo Syamasundara, o Kamadeva transcendental, torna-se enlouquecido por esse estado de amor conhecido como Mahabhava. As Gopis tem amor por Krsna até o nível de Mahabhava.

Só o amor de Srimati Radhika ultrapassa este estado e é chamado Madanakya Mahabhava. Quando todos os sete estados (Sneha, Mana, Pranaya, Raga, Anuraga, Bhava, Mahabhava) de Prema transcendental até Mahabhava simultaneamente manifestam-se e aparecem em Srimati Radhika, a quintessência personificada da potência divina de prazer de Krsna (Hladini Shakti), Ela exibe um estado muito original de êxtase inigualável para qualquer outra Vraja Gopi.

Este superexcelente estado de Bhava é chamado Madanakya Mahabhava.
O Ujjvala Nilamani explica que Sri Krsna enlouquece sob a influência do maravilhoso Mahabhava Prema das Gopis. Normalmente, a mente de Krsna é composta e pacífica. Mas o poder do Bhava das Gopis domina a mente de Krsna.

Ele se torna tão confuso e perturbado que Ele não sabe o que fazer. No Prema comum, Krsna retorna o amor de Seu devoto em igual medida. Mas com o Mahabhava das Gopis, Krsna sente: "Eu não consigo nem retribuir, nem reciprocar adequadamente com a mesma intensidade de Prema das Gopis, e isso deixa-Me louco!"

Cada Gopi possui Mahabhava, mas apenas Srimati Radhika tem Madanakya Mahabhava. Neste nível de Mahabhava, as Gopis só querem dar prazer a Krishna. Elas são completamente desprovidas de desejos para a sua satisfação pessoal ou felicidade.

Neste estado de espírito elas têm a união com Krsna. No entanto, entre os Gaudiya Vaisnavas a maior realização do serviço está em Manjari Bhava. O humor das Manjaris está muito bem retratada neste trecho do Ananda Candrika:

"Oh Krsna! Ainda mais que o prazer de ter a Tua associação corporal directa, sempre desejamos o prazer de ver-Te intimamente desfrutando com Radhika nos Nikunjas de Vraja. Naquele momento sentimos a maior felicidade por ver-Te através das fendas das paredes. "

Esta é a plataforma de Manjari Bhava sobre a qual o Sadhaka medita com as palavras: Gopi Bhava Asrayaya. As Manjaris não desejam associar-se directamente com Krsna, mas sentem-se extremamente felizes quando Srimati Radhika Ela mesma esta associada com Krsna.

Elas pensam: "Oh, como Eles estão a desfrutar." Este é o Mula Mantra de adoração Gaudiya Vaisnava, que também é conhecido como Srestha Manjari Bhava Sadhana, a prática do humor de uma Manjari. Manjari Bhava significa estar servindo sempre.

Quando Radha e Krsna estão no Nikunja Mandira, as Manjaris satisfazem-Nos com uma variedade de serviços íntimos. Este é o objectivo e o abrigo do Gopi Bhava de um Gaudiya Vaisnava."

"Meus queridos irmãos, vocês não podem obter sucesso na Consciência de Krsna a menos que adorem Srimati Radharani." (Srila Prabhupada - poema a bordo do Jaladuta)

tavaivasmi tavaivasmi
na jivami tvaya vina
iti vijnaya devi tvam
naya mam caranantikam

Sou Tua ! sou Tua ! Não posso viver sem Ti ! Oh, Devi (Radhe), por favor
comprende isto, e leva-me a Teus pés de lótus." (Radha Kunda Mahima Madhuri)

Na descrição de Srimati Radharani, também é dito no Vidagdha-madhava (1.32) por Rupa Gosvami, "a beleza dos olhos de Srimati Radharani forçosamente devora a beleza de flores de lótus azuis recentemente cultivadas, e a beleza da Sua face sobrepuja aquela de uma floresta inteira de lótus totalmente floridos. O Seu brilho corpóreo parece colocar até o ouro em uma situação dolorosa. Assim a beleza maravilhosa e sem precedentes de Srimati Radharani está despertando Vrindavana."

"Embora inicialmente o brilho da lua seja refulgente à noite, de dia ele se desvanece. Similarmente, embora o lótus seja belo durante o dia, à noite ele fecha. Mas, Ó Meu amigo, a face de Minha mais querida Srimati Radharani é sempre brilhante e bela, tanto de dia quanto de noite. Portanto, com o que a sua face pode ser comparada?" (Vidagdha- madhava 5.20)

"Quando Srimati Radharani sorri, ondas da alegria banham as Suas faces, e Suas sobrancelhas arqueadas dançam como o arco de Cupido. O Seu olhar de relance é tão encantador que ele se parece com um abelhão dançarino, movendo-se instavelmente devido à intoxicação. Essa abelha mordeu o verticilo do Meu coração." (Vidagdha-madhava 2.51)

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari