quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Astottara Sata

108

Significado do número 108 - Astottara Sata

Este universo foi criado com cinco elementos: espaço, ar, fogo, água e terra. A partir destes elementos vieram os três atributos: Raj {nascimento}, Sat {proteção} e Tam {destruição ou morte}

As provas matemáticas ou geográficas provam que um círculo tem 360 graus no espaço. Porque este círculo ou roda da vida considera-se ter somete 360 graus? Se tomarmos um círculo e começarmos a dividi-lo usando os quatro elementos e três atributos, toda a lógica pode ser observada.

O círculo em si, é considerado o primeiro elemento do espaço, já que deve consumir espaço em desenhar um círculo. Neste espaço ou círculo, os quatro elementos restantes e três atributos criam a idéia de tempo. O círculo é divisível pelo produto de quatro elementos multiplicado por três atributos. 

Isto envolve a crença de que os três atributos existem no círculo. Movendo três vezes, cada elemento completa a sua revolução.

Portanto, agora temos o número 12 {3 x 4}. Esta divisão deu origem aos nossos 12 meses, e também as 12 horas {1 / 2 dia ou Ahoratri}. Agora temos 360 graus, bem como 12 divisões. Podemos agora dividir ainda mais a roda do tempo: são 27 estrelas fixas (Nakshatras), juntamente com três atributos que dividem o tempo em pequenas porções. Portanto, 27 + 3 = 30 é interpretado como 30 graus ou dias de uma parte da roda (círculo) ou mês. Tudo isso é apenas metade de um dia. A noite ainda não foi contada. Portanto, multiplica-se esses 30 graus por 2. Isso nos dá a nossa referência de 60 segundos em um minuto.

Assim, o 360 º x 30 º = 10.800. Zero {0} é considerado "Purna" ou completo. Então, nós tiramos os zeros e passa a ficar 108. A idéia do nosso universo total é representado por este número de 108.
Ao oferecer o número 108 e 108 nomes, os devotos acreditam que estão a mostrar respeito final e completo para o Supremo.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Setembro - 2011