segunda-feira, 4 de julho de 2011

Passatempos de Desaparecimento

Pergunta: Por que nós não comemoramos os dias desaparecimento de Krsna, o Senhor Caitanya, etc? 

Resposta por Srila Acharyadeva:
Sabemos que grandes devotos são jivas [almas] e geralmente aparecem neste mundo em corpos materiais. A passagem gloriosa de grandes devotos nos mostra os benefícios supremos de viver uma vida consciente Krishna e, assim, deixar este mundo na vitória completa. Portanto, nós celebramos a sua passagem, para que não interpretem mal que eles eram pessoas comuns que simplesmente “morreram”. 
Krishna, claro, é Deus, e sempre vem em seu próprio corpo espiritual. Sabemos que para confundir os invejosos, Krishna cria uma lila ilusória de falecimento, como a de Krishna ser atingido por uma flecha. Como o maior erro nesta era é pensar que Krishna vem em um corpo material (filosofia mayavada) e que Deus, em última análise não tem forma, esses passatempos de desaparecimento podem confundir devotos neófitos e, portanto, toda sua consciência de Krishna estaria arruinada. 
Por exemplo, um alcoólatra em recuperação não deve ficar em bares. E nós, que estamos nos recuperando do impersonalismo, não devemos meditar na lila de encerramento  para que não gerar uma má compreensão de Krishna. Krishna é a essência. Embora saibamos de Krishna através do guru, em última análise, a forma pura espiritual de Krishna está no centro de toda a nossa filosofia, e por isso tão grande cuidado é tomado para evitar confusão sobre o corpo transcendental de Krishna. 
Também comemorando o desaparecimento de Vaishnavas, mas não de Krishna, é uma outra maneira de distinguir isvara [Deus] de jiva, assim como Krishna disse a Arjuna que Ele, Krishna, lembrou seus últimas vindas, mas Arjuna não podia. 

Esses são alguns pensamentos. 
Com os melhores cumprimentos,  
Hridayananda das Goswami