segunda-feira, 4 de julho de 2011

"Um objecto filosófico imóvel"

"Em relação ao destino final dos devotos do Senhor Jesus Cristo, eles podem ir para o céu, isso é tudo, o qual é um planeta no mundo material. Quando alguém é piedoso, em vez de ser pecador, ele é promovido para os sistemas planetários como Janaloka, Maharloka, ou Tapaloka que estão acima de Svargaloka. Assim, pessoas que estão limpas de vida pecaminosa tornam-se elegíveis para a vida espiritual. A partir das instrucções do Senhor Jesus Cristo, descobrimos que a ênfase é dada para tornar os homens livres de pecado, como "Não matarás, não cobiçarás ", assim por diante. Portanto, a conclusão é que os devotos do Senhor Jesus Cristo são promovidos para os planetas celestiais que estão dentro deste mundo material." (Srila Prabhupada para Bhagavan Dasa, 2 de março de 1970)

Então no que diz respeito a questão de que alguém que come carne poderá desenvolver plena Consciência de Deus, fica bem claro que poderão ser muito piedosos mas não serão capazes de aprimorar sua relação com Deus. Srila Prabhupada corrobora isso e nos mostra como participar dos assim chamados "diálogos inter-religiosos":

"Estou muito feliz em saber que você marcou um encontro agradável na Conferência Nacional de Cristãos e Judeus. Estou enviando em anexo cópias do meu endereço para o povo japonês, bem como o prefácio de meu livro Krsna. Eles vão ajudar você a ter uma idéia clara do nosso movimento da Consciência de Krsna. Você já sabe isso, ainda assim esta será uma grande ajuda. Tente convencer na reunião que a diferença entre sociedade animal e sociedade humana é que a sociedade humana tem de alguma forma os ideais da Consciência de Krsna ou Consciência de Deus. Isto é religião. Religião sem Consciência de Deus não tem sentido e Consciência de Deus significa que estamos eternamente relacionados com ele. Ele é o Pai, e cada um de nós é a parte e parcela ou o filho. Ele é o Líder Supremo e nós estamos subordinados. Ele é o Mantenedor Supremo e nós somos totalmente dependentes dEle. Tudo o que possuimos, incluindo o nosso corpo e nosso eu, tudo, pertence a Ele. Quando se está completamente consciente no sentido deste facto, se está consciente de Deus. E a menos que uma entidade viva se torne consciente de Deus, que é a sua posição constitucional, não pode ser feliz. Então esta é a nossa propaganda. Não há questão de sectarismo. Todas as religiões devem ter este objectivo em vista. Mas o sistema de religião que ensina o desenvolvimento da Consciência de Deus é de primeira classe. Nós temos a estimativa pelo resultado e não pela formalidade.

Portanto, este movimento, a Consciência de Krishna, muito rapidamente desenvolve a Consciência de Deus e é muito fácil de adoptá-lo. Mas, ao mesmo tempo, devemos lembra-los que um homem pecador não pode desenvolver a Consciência de Deus. Os quatro pilares da vida pecaminosa são: 1) sexo ilícito, 2) a matança de animais ou comer carne, 3) indulgência na intoxicação de qualquer forma, e 4) jogos de azar. Por isso, pedimos a todas as instituições religiosas para alertar os seus seguidores a partir das reacções desses quatro princípios da vida pecaminosa, e que abrirá o caminho para desenvolver a Consciência de Deus e, portanto, todas as pessoas serão felizes. Não é uma questão de seguir esta religião ou aquela religião. É uma questão de filosofia de vida. Nossa filosofia da Consciência de Krsna é prática, fácil e com base em raciocínio lógico e filosofia. Nós coloca-mo-la perante homens imparciais e pensativos do mundo, e estamos certos de que eles a considerarão sublime. "(Srila Prabhupada para Subala Dasa, 15 de março de 1970)

Todos os seguidores de Srila Prabhupada consideram o Senhor Jesus Cristo como um Saktyavesa Avatar, mas não podem levar em consideração as escrituras desvirtuadas (a Bíblia actual) utilizadas pelos líderes da Cristandade moderna. Srila Prabhupada explica:

"Quanto à sua pergunta sobre o Senhor Jesus Cristo, nós o aceitamos como um Saktyavesa Avatara. Buda está na mesma categoria também. Buda é mencionado especificamente no Srimad Bhagavatam como a encarnação de Deus, ainda assim os Vaisnavas não aceitam sua filosofia, que é classificada como o ateísmo. Da mesma forma, mesmo se aceitamos Jesus Cristo como Saktyavesa Avatara isso não significa que temos de aceitar a sua filosofia. Mas temos todo o respeito por ele sem falta. Sobre livros como o Evangelho de Aquário, ou mesmo os Testamentos, não podemos aceitá-los como autoridades, porque às vezes se descobre que as palavras não são realmente pronunciadas por Cristo, mas foram criadas pelos devotos. Por exemplo, nos Dez Mandamentos afirma-se claramente, "Não matarás", mas um bispo em Boston mudou para "Tu não assassinarás." Isto significa que o bispo quer manter a propensão para abate animal. Portanto, não se preocupe com todas essas literaturas. Temos todo o respeito por esses grandes pregadores, mas não necessitamos de estudar estes livros com excepção para usar como referência. Temos de continuar a nossa filosofia de como amar a Deus.

Então, resumindo, em vez de desviar a nossa atenção para ler tais livros não autorizados, melhor concentrar a nossa atenção em literatura Vaisnava autorizada." (Srila Prabhupada para Hamsaduta Dasa, 02 de novembro de 1969)

Então, se alguém estuda a Bíblia objectivamente como muitas pessoas inteligentes têm feito, chegam a conclusão óbvia de que "os cristãos fundamentalistas" de hoje é que estão na verdade seguindo a Bíblia !!!

Isto significa que a Bíblia foi criada com uma mentalidade fundamentalista, e que qualquer pessoa que não aceita Jesus vai para o inferno e bruxas e hereges devem ser condenados à morte.

No passado os Cristãos cometeram muitas atrocidades realizadas com base na autoridade bíblica e continua este mesmo ideal entre a ala direita Cristã hoje.

Por outro lado, os Cristãos liberais não têm autoridade para o que pensam ser os ensinamentos de Jesus, para além de suas especulações. Eles não têm escrituras para apoiar os seus pontos de vista.

Simplesmente por usar a lógica demonstra-se a incongruência dos líderes Cristãos que permitem a matança de animais e que consideram que os animais não tem alma. Usando simplesmente a lógica questiona-se se os animais e as plantas estão na mesma categoria do que as coisas inanimadas, porque no paraíso a alimentação é exclusivamente vegetariana ???

Simplesmente por usar a lógica demonstra-se a incongruência dos líderes Cristãos que permitem a matança de animais e que consideram que os animais não tem alma.

SS Srila Hrdayananda Dasa Goswami Acaryadeva coloca:

"Srila Prabhupada em seus livros salientou um objecto filosófico imóvel no sentido que superficialmente, você pode dizer que há uma repetição quase infinita nos livros de Srila Prabhupada - superficialmente, porque se você está profundamente absorto em Consciência de Krsna, há infinitas nuances e sutilezas, etc. Mas, em termos de princípios filosóficos básicos, há repetição sem fim. A razão que eu acho que Krsna inspirou Srila Prabhupada de fazer isso é porque isto é um objecto filosófico imóvel. Se você olhar para o Cristianismo a maneira como eles entusiasticamente criaram novas doutrinas.

Haviam coisas fundamentais como a identidade de Jesus, e então ele foi elevado a posição de ser Deus, ou aonde eles criaram uma nova entidade (o Espírito Santo). Nós temos a autoridade do Antigo Testamento, com Deus, o pai, temos a nova autoridade, que é o filho, mas então como a Igreja começou a criar novas doutrinas chegou a um ponto onde a maioria de seus ensinamentos não se encontravam nem no velho ou novo Testamentos. Então eles precisavam de alguma autoridade para isso e tiveram que inventar uma terceira entidade, o Espírito Santo. O Espírito Santo foi posto em acção e actuou como uma parte de Deus, porque, como João, o mínimo histórico de todos os quatro Evangelhos colocou - eles tinham um Jesus a falar grego e 7 anos mais tarde um livro escrito por um homem do oeste da Turquia dizendo: "O Espírito Santo virá em Meu nome e irá ensinar-lhe todo o tipo de coisas que você não ouviu de mim, mas não se desespere ..."

Então, basicamente, o Espírito Santo foi criado para justificar e autorizar a Igreja como uma instituição que inventou todos os tipos de novas doutrinas.

A maioria dos primeiros seguidores de Jesus e de acordo com a Bíblia eram camponeses analfabetos, precisamente o oposto do caso do Senhor Caitanya, onde os primeiros seguidores foram algumas das pessoas mais instruídas do país, estudiosos multilingue. No caso do Senhor Caitanya temos esta documentação maciça de Seus ensinamentos, contemporâneo e quase contemporâneo. No caso de Jesus não há nada disso. Pessoas muito tempo depois dele que vinham de uma cultura diferente, a cultura grega.

Assim, no caso de Srila Prabhupada, ele declarou os princípios básicos tantas vezes que é humanamente impossível considerar as coisas básicas erradas." (acharyadeva-nectar.pbworks.com)

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari