Querida Govinda-vallabhi DD,
Jaya Srila Prabhupada. Em nossa condiçao espiritual atual, acho bem saudavel manter um grau razoavel de medo de ofender as escrituras e os Acaryas. Aprecio muito que voce entende a importancia suprema da consciencia de Krishna.
Sobre as relaçoes entre homem e mulher, muitos devotos lutam com esse mesmo problema. Eu resolvo assim:
Por exemplo, quando Srila Prabhupada diz que as mulheres sao menos inteligentes, aceito como uma verdade, mas nao como uma verdade exclusiva. Em primeiro lugar reconheço que hoje a ciencia fala de muitas inteligencias: inteligencia artistica, emocional, matematica, filosofica, administrativa etc etc. Em algumas inteligencias, os homens têm mais, e em outras, as mulheres têm mais.
As vezes Prabhupada usa um estilo de expressao na qual ele afirma, aparentemente em termos categoricos, uma verdade relativa. Por exemplo, num significado, acho que no setimo canto, ele diz que uma mulher que nao casa quer desfruta livremente e assim se torna prostituta.
Alguns pontos ao respeito:
1. Obviamente muitas mulheres nao casam por motivos completamente inocentes e razoaveis.
2. Prabhupada usa a palavra 'prostituta' no sentido de 'promiscua', um uso tipico da India.
Prabhupada afirma isso em termos categoricos, mas sabemos que Prabhupada tinha varias discipulas nao casadas que ele glorificava como santas. Assim temos um caso no qual Prabhupada afirma algo em termos aparentemente categoricas, mas com uma aplicaçao bastante limitada, como Prabhupada mesmo mostra em outra afirmaçoes ao contrario. Na realidade, algumas mulheres nao casam precisamente porque querem desfrutar, mas elas sao so uma categoria entre muitas de mulheres nao casadas.
Em ultima instancia, como se diz, a agua encontra seu proprio nivel.
Acho que devemos encorajar cada alma a fazer seu melhor para Krishna, sem restringir serviços por motivos dogmaticos. Dando essa liberdade e encorajamento a todos os devotos e devotas, a natureza mesma se estabelece, claro que em forma 'natural'.
Cada alma é diferente, e uma vez que todas as mulheres sao almas unicas, cada mulher é unica. Algumas sao frageis, outras fortissimas. Nao devemos usar dogma como um arma para esmagar e menosprezar devotas qualificadas.
Isso foi o desastre do comunismo, de por ideologia encima da natureza real e visivel. Espero que essa explicaçao te ajude.
Tudo de Krishna para voce!
With best wishes,
Hridayananda das Goswami
SS Hrdayananda Dasa Goswami Acaryadeva é muito consciente de ter uma atitude equilibrada e “não usar o dogma como uma arma para esmagar e menosprezar devotas”.
Da mesma forma não deveríamos usar o dogma para esmagar e menosprezar diferentes orientações sexuais. A cultura Védica condena o homosexualismo por opção, mas não as diferentes orientações sexuais inatas do indivíduo. Afirmar que um homosexual tem mais luxúria que um heterosexual é uma afirmação sem sentido. Pode ser o contrário. Além disso existem diferentes orientações sexuais. Heterosexualidade, homosexualidade, intersexualidade, transexualidade, etc, todas previstas na ciência milenar Ayur Védica. Utilizar insensivelmente o dogma aqui pode ser desastroso.
Não podemos generalizar em relação a este tópico e cada caso deve ser analizado individualmente.
Só podemos generalizar numa coisa. Todos devem cantar o Maha Mantra Hare Krsna e evitar vida sexual ilícita.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari