terça-feira, 19 de abril de 2011

Grhastha–Divórcio

Resolução 303 do GBC, Mayapur, India, 7-19 Fevereiro, 2001:

"Enquanto que a definição de Srila Prabhupada em relação ao sexo ilícito é clara, também é bastante claro que alguns devotos tem dificuldade em manter este voto de iniciação. O GBC reconhece isto, e sugere que ao invés de tentar ajustar a definição de Srila Prabhupada devemos continuar com o serviço devocional e humildemente e sinceramente tentar alcançar o padrão apropriado.
Srimad Bhagavatam 11.20.27-28, "Tendo alcançado fé na narração das minhas glórias, estando desgostoso com as actividades materiais, sabendo que toda a gratificação dos sentidos leva à miséria, mas sendo incapaz de renunciar todo o desfrute dos sentidos, Meu devoto deve permanecer feliz e adorar-Me com grande fé e convicção. Mesmo que as vezes ocupado em gratificação dos sentidos, Meu devoto sabe que toda a gratificação dos sentidos leva a um resultado miserável, e sinceramente arrepende-se destas actividades."

Manual do Grhastha em:

http://www.harekrishnaelsalvador.com/

Informaci%C3%B3n/MANUAL%20DEL%20GRIHASTA.pdf

"E olha que não faço casamentos só para meus discípulos, não! Um dia, uma discípula de Purushatraya Swami me abordou para encomendar sua cerimônia. Eu estava cá com meus botões matutando, “Por que será que ela não pede ao seu mestre espiritual?” De repente, ela sai com a resposta como se tivesse escutado minha mente: “Eu pedi a meu guru-maharaj, mas, ele me respondeu, que prá casamento, não conte com a presença dele. Que só o convide para as Bodas de Prata...” Pensei, cá comigo: “Esse Mahraja Purushatraya é muito experto, enquanto eu fico aqui quebrando minha cabeça para orientar esses jovens a casar e não separar, ele, em poucas palavras, diz logo que só o convide para a festa de comemoração de 25 anos de casados, ou seja, em poucas palavras, ele deu todas as instruções que precisam ser dadas aos apaixonados.” (SS Dhanvantari Swami)

Divórcio

No Srimad Bhagavatam 9.18.23, Srila Prabhupada explica que para um casamento resultar é necessário fazer um carta astrológica do rapaz e da moça para comprovar a compatibilidade do casal. Este é o sistema Védico. E porque não é aplicado actualmente, os casamentos acabam em divórcio.

Eu arriscaria dizer que nesta era de Kali Yuga, nem mesmo com a compatibilidade astrológica ou cursos preparatórios para o matrimônio.

Piscar de olho

Bem, talvez um pouco melhor.
A revirar os olhos

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari