terça-feira, 19 de abril de 2011

Adorar Mentalmente

“Este é o yajna (sacrifício) mais perfeito.

Ele é chamado de 'sankirtana-yajna'.. 'Sankirtana' significa quando estamos juntos, muitas pessoas, e cantamos e dançamos.. isto é chamado 'sankirtana yajna'..
Em qualquer condição nós podemos executar este ..sankirtana yajna. Não há necessidade de dinheiro. Este sankirtana-yajna é tão bom que não pode ser controlado por nenhuma condição material..

Krishna pode ser adorado até dentro da mente.. Mas a principal ou mais elevada perfeição de bhakti-yoga é sravanam kirtanam (ouvir e cantar)” (Srila Prabhupada)

Srila Prabhupada explica aqui que por adorar Krsna dentro da mente podemos nos beneficiar individualmente e por ouvirmos e cantarmos podemos nos beneficiar individualmente e também podemos beneficiar as demais entidades vivas. E é nesse sentido que Sravanam Kirtanam é mais elevado.

Mas isso não quer dizer que aqueles que ouvem e cantam não devam adorar mentalmente (Manasa Seva – como demonstrado pelos Goswamis de Vrndavana e por Srila Prabhupada). De facto, devemos progredir do estágio inicial do cantar em que nos empenhamos em cantar atentamente e evitamos as dez ofensas e devemos unir o cantar (Nama) a Rupa, Guna e Lila de Krsna.

“Este processo é gradual na medida em que nós o fazemos ser gradual.” (Sripada Kirtancandra Aindra Prabhu)

Por não fazerem isso, muitos abandonam o cantar, como vemos na prática.

Na verdade, na mesma proporção que somos bons Bhajananandis, seremos bons Gostyanandis.

Os Acaryas explicam que um Gostyanandi é uma bom Bhajananandi que prega.

As vezes chamamos Bhajana cantar sentados com instrumentos. Mas Bhajana também significa a prática do serviço devocial (cantar Japa e Kirtana, ler os livros, adorar a Deidade pessoal, etc).

Por exemplo: Bhajana Kutir, é o local (Kutir - cabana) aonde um santo Vaisnava executa seu Bhajana.

Gostya literalmente significa ir ao curral das vaquinhas...=)

Mas indica na verdade que alguém interage com outras entidades vivas para lhes divulgar a Consciência de Krsna.

Os Acaryas explicam que um Gostyanandi é um bom Bhajananandi que prega.

Pela graça dos Vaisnavas, Guru e Gauranga, esperando um dia poder absorver-me externamente e internamente com uma atitude de serviço amoroso ao Vraja Prema Nama (o cantar de HARE KRSNA no humor de Vraja) em Raga Marga Bhajana Kirtana seguindo as cinco Angas de Bhakti.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari