segunda-feira, 21 de março de 2011

Sadaputa Prabhu, no seu livro intitulado "Cosmografia e Astronomia Védica" fala sobre este assunto num sub-capítulo intitulado "Vôo para a Lua"

"Srila Prabhupada disse muitas vezes que os astronautas na verdade nunca visitaram a Lua.

Suas razões eram:

1 - Os Semideuses não permitem que seres humanos entrem nos planetas celestiais, porque os seres humanos (de Kali Yuga) não são qualificados para tal.

2 - Os astronautas não experimentaram a opulência celestial que realmente existe na Lua, e portanto nunca poderiam ter ido lá.

Srila Prabhupada também disse que a tentativa dos cientistas de alcançar a Lua era tão demoníaca como o ataque de Rahu (SB 5.24.3), e disse que tais viagens seriam barradas por Indra. No SB 6.4.6 e 8.5.34 ele comentou de que desde que o Semideus da Lua é a Deidade predominante da vegetação, deveria haver vegetação na Lua, e ainda assim os cientistas afirmam que é um local deserto.

Srila Prabhupada também fez afirmações a sugerir que para alcançar a Lua são necessárias viagens para dimensões superiores e referiu a futilidade de usar aeronaves espaciais mecânicas. Finalmente, ele indicou que para alcançar a Lua era necessário primeiramente cruzar o Lago Manasa e a Montanha Sumeru.

Aos devotos da ISKCON existem as seguintes possibilidades:

1- Os astronautas realmente foram a Lua, mas não perceberam o mundo dos Semideuses (Candraloka) porque isto é invisível à percepção grosseira dos sentidos (como por exemplo, alguém que vai à Vrndavana mas não percebe a verdadeira Vrndavana).

2 - Os astronautas foram iludidos em algum ponto da viagem pelos Semideuses e aterraram no planeta Rahu (SB 4.29.69).

3 - Mesmo que tenha havido uma farsa, demonstrá-la seria pouco provável e até perigoso."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Pergunta:

O que vai acrescentar em nossa elevação espiritual esta discussão?

Por Sriman Bhagavatamrta Prabhu:

"Em termos de evolução na vida espiritual realmente não vai acrescentar muito, mas este tipo de esclarecimento é importante em relação à como a filosofia é transmitida para outras pessoas. É preciso ter um entendimento aprofundado dos Sastras e ao mesmo tempo saber como explicar o conhecimento de uma maneira científica, sem cair no fanatismo, como Srila Prabhupada sempre nos ensinou.

Ninguém vai dar muita credibilidade a um grupo de religiosos que acha que a terra é plana e que o homem não foi à lua..."

Também:

Não podemos nos basear "em apenas uma citação isolada de Prabhupada, existem muitas citações dele sobre o assunto. Nossa filosofia é "Acintya beda abeda tattva", existem múltiplos pontos de vista sobre tudo. Sem uma compreensão aprofundada da filosofia e dos Sastras é impossível entender qualquer coisa.

Na categoria "Interviews" das fitas de audio de Srila Prabhupada existem três fitas onde ele fala demoradamente sobre isso, incluindo uma fita de mais de uma hora em que ele conversa demoradamente (embora a contra-gosto já que Prabhupada não considerva isso um tema importante) com um repórter abordando o assunto de todos os ângulos possíveis."

Estudar estas fitas ajuda a entender melhor.

Hare Krsna.

Reverências