segunda-feira, 21 de março de 2011

Os Padres da Igreja e o Vegetarianismo

"O acto de comer carne era desconhecido até o grande dilúvio, mas desde então passaram a colocar os mal cheirosos sumos da carne dos animais em nossas bocas, assim como o lançaram entre o queixoso e sensual povo do deserto. Jesus Cristo, que apareceu quando a hora havia chegado, novamente uniu o fim com o princípio, de modo que não nos é mais permitido comer a carne dos animais".

São Jerônimo

"Os vapores das comidas com carne obscurece o espírito. Dificilmente pode-se ter virtude se se desfruta de comidas e festas em que haja carne. No paraíso terreno não havia vinho, nem sacrifício de animais e tampouco se comia carne".

São Basílio

"Os santos são extremamente amorosos e gentis com a humanidade e também com os animais... Certamente devemos ser muito bondosos e amáveis com eles (os animais) por muitas razões, mas, acima de tudo, porque eles têm a mesma origem que nós".

São João Crisóstomo

“Os sacrifícios foram usados erradamente pelo homem como pretexto para comer carne.”

Clemente de Alexandria

Segundo os Padres primitivos da Igreja, como Tertuliano, Clemente de Alexandria e São João Crisóstomo evitar a carne era uma maneira de aumentar a disciplina e a força de vontade necessárias para resistir às tentações. São João Crisóstomo, por exemplo, escreveu que a alimentação carnívora é uma luxúria e que o homem ao comer carne é pior que os animais selvagens, que só têm esse forma de se alimentarem.

Se Jesus Cristo foi vegetariano ou não é difícil de saber devido a que a Bíblia não é unanimemente aceita (terá provavelmente sido alterada em discordância com o Cristianismo primitivo). Há uma acirrada divergência entre os acadêmicos eruditos Cristãos sobre a autenticidade da Bíblia. De "como ela realmente seria".

Mas ao longo da história do Cristianismo muitos de seus seguidores certamente e sem sombra de dúvidas, foram e são vegetarianos.

Entre muitos exemplos, eminentes cristãos na actualidade da Associação Cristã Vegetariana (CVA) em:

http://www.all-creatures.org/cva/cvaboard.htm

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari