segunda-feira, 14 de março de 2011

"Apreciando Sri Vrndavana Dhama" por SS Mahanidhi Swami:

O Templo de Gopisvara Mahadeva
Jaya, Jaya Gopisvara Vrindavana Majh

"Todas as glórias, todas as glórias a Gopisvara Siva, que reside em Vrindavana, a fim de proteger o santo Dhama" (Canções dos Acaryas Vaisnavas, BBT, Los Angeles)

Erguendo-se junto ao rio Yamuna e na entrada dos templos; tanques de banhos, lugares de passatempos, na base das árvores sagradas, pequenos santuários no bairro e grandes templos antigos estão milhares de deidades Siva Linga.

O Senhor Siva, na sua forma de Deidade como um Siva Linga é adorado em todo lugar em Vrindavana e Mathura. Algumas Deidades Siva Linga, foram recém-instaladas pelos adoradores entusiasmados que colocam suas Deidades em qualquer lugar, sem considerar tempo, lugar ou circunstância. Recentemente, por exemplo, em um antigo templo dedicado ao culto singular de uma grande Govardhana Sila, uma pequena Siva Linga de repente apareceu para dividir o altar com Sri Giriraja.

No entanto, existem outras Deidades Siva Linga que tem sido adoradas por milhares de anos nos templos famosos e populares. Cinco mil anos atrás, o ímpio Rei Kamsa de Mathura orou a Deidade Siva Linga Rangesvara antes de receber o seu último combate, onde o invencível Krisna e Balarama terminaram o seu reinado de rei imprudente.

Quatro antigas Deidades Siva Linga chamadas Dik Palas (divindades gardiãs), tem protegido as quatro direcções de Mathura por mais de cinquenta séculos. Pippalesvara protege o Leste; Gokarnesvara o Norte; Bhutesvara o Oeste; Rangesvara o Sul.

Em Sri Vrindavana, o Senhor Siva, como a Deidade protectora, serve Radha e Krisna, protegendo a maioria de Seus locais de passatempos confidenciais, como o local da Rasa Lila em Vamsivata , e os lagos balneares favoritos do Casal Divino, Sri Syama Kunda e Radha Kunda. O bisneto de Sri Krisna, Vajranabha, estabeleceu muitas Siva Lingas em Vrindavana: Cakalesvara no ManasiGanga; Nandisvara em Nandagrama; Kamesvara em Kamyavana; Gopisvara em Vamsivata.

O Aparecimento de Gopisvara

Uma vez o Senhor Siva quis participar na dança da Rasa exclusiva de Sri Krsna, mas sendo do sexo masculino foi negada a sua entrada. Seguindo a sugestão de Lalita Sakhi, o Senhor Siva banhou-se no Mana Sarovara, e tornou-se uma Gopi juntando-se a dança da Rasa. Satisfeito com o serviço desta nova Gopi, Sri Krisna deu-lhe o nome de "Gopisvara". Krisna, então, solicitou a Siva para proteger as Gopis por guardar a entrada da dança da Rasa. O dever do Senhor Siva era proibir qualquer pessoa com o Purusa Abhiman (espírito desfrutador) de entrar na dança da Rasa. Pela graça de Gopisvara Siva um devoto pode tornar-se livre do espírito desfrutador, e receber o Darshan da dança da Rasa divina do Senhor Krisna.

As Glórias de Mahadeva

"O Senhor Siva ensina o devoto sincero do Senhor, a como praticar o desapego dos prazeres materiais. Siva é muito grande, e sua renúncia de todo prazer material é um exemplo ideal de como se deve ser materialmente desapegado. Devemos, portanto, seguir os seus passos e ser desapegados da matéria. Siva Mahadeva é chamado, o maior de todos os Semideuses, e ninguém é igual ou superior a ele no mundo material"(SB 3.14.26-29).

"O Senhor Siva, o mestre espiritual do mundo inteiro, está livre de inimizade, uma personalidade pacífica e sempre satisfeita em si mesmo (SB 4.2.2). O Senhor Shambu (Siva) está constantemente a meditar sobre Sankarsana Senhor e cantar Hare Rama, Hare Rama, Rama, Rama, Hare, Hare. Ao visitar o Monte Kailasa, Narada Muni certa vez elogiou o Senhor Shiva: "Desejas somente a satisfação do Senhor Krsna. Você eloquentemente ora apenas continuar a ser um devoto puro do Senhor Krsna. O que mais posso dizer? Você é muito querido pelo Senhor Krsna, e por receber a sua misericórdia (de Siva), muitos outros também se tornaram queridos de Krishna"(Brhat Bhagavatamrta))

Sri Caitanya Mahaprabhu e o Senhor Siva

Pode-se apreciar a posição exaltada do Senhor Siva a partir destas citações, mas pode-se ainda não entender como se relacionar com a forma da Deidade do Senhor Siva. Ouvir sobre o comportamento do Senhor Caitanya para com o Senhor Siva irá esclarecer este relacionamento. Onde quer que Sri Caitanya Mahaprabhu viajasse, Ele iria visitava os templos de destaque de Siva. Enquanto residente em Varanasi, o Senhor Caitanya visitava regularmente o templo de Visvesvara (Senhor Siva). Srila Vrindavana Das Thakura descreve a visita do Senhor Caitanya a um templo de Siva em Orissa. "Animado pela opulência de Seu querido devoto (Siva) e a influência no templo, o Senhor Caitanya começou a dançar alegremente. O Senhor Caitanya conhece o caráter glorioso do Senhor Siva, pois ele é um dos favoritos entre os Seus devotos. Se alguém desrespeita o Senhor Siva, não seguindo o exemplo do Senhor Caitanya, então ele não pode ser considerado um Vaisnava, e todo o seu avanço espiritual é anulado.

"Sri Caitanya Mahaprabhu ensinou que ninguém deve a qualquer momento, criticar ou diminuir a posição de suas energias manifestas em muitos semideuses e semideusas. Ao mostrar próprio amor e reverência a eles uma pessoa reforça a sua devoção e amor por Krsna. Sri Krsna fica infeliz se Seus devotos, os semideuses e semideusas são ofendidos. Krsna fica muito contente quando Ele é adorado junto com Suas energias e associados"(Caitanya Bhagavata)

Honrando o Senhor Siva

"Um Vaisnava não é um devoto do Senhor Siva, ou do Senhor Brahma, mas ele tem o dever de oferecer todos os respeitos a tais semideuses altamente posicionados" (Néctar da Devoção.7). Com um humor respeitoso e humilde os devotos que vivem em Vrindavana visitam vários templos de Siva (especialmente Gopisvara Mandir). Eles sinceramente oram pela misericórdia do Senhor Siva, de modo que um dia eles possam prestar serviço devocional puro, e entrar na bem-aventurança dos passatempos de Sri Krsna. Sri Krsna exalta a posição do Senhor Siva. "Ouça-Me, Oh Siva, você é tão precioso para Mim, como Meu próprio corpo. Aquele que é querido por você é até mais querido para mim. Eu permito que você permaneça em todas as minhas moradas. Na verdade, você é o protetor e mantenedor de todas os Dhamas. Aquele que diz ser Meu devoto, mas desconsidera você só está fingindo devoção a mim "(Skanda Purana). Srila Prabhupada oferece muitas citações iluminantes sobre os benefícios e as regras de adoração ao Senhor Siva. "Um devoto do Senhor Krsna não desconsidera o Senhor Siva, mas adora o Senhor Siva como o devoto mais exaltado do Senhor Krsna. Consequentemente, quando um devoto adora o Senhor Siva, ele ora ao Senhor Siva para alcançar a graça de Krsna, e não lucro material"(SB 4.12.30).

"Se alguém vê o Senhor Siva com devoção e reverência, seu coração é imediatamente limpo" (SB 4.7.10).

"A visita de um Vaisnava ao templo do Senhor Siva é diferente da visita de um não devoto. Um Vaisnava vê o Senhor Siva como sendo simultaneamente um e diferente do Senhor Supremo, como iogurte e leite. A Verdade Absoluta, de Deus, é tudo, mas isso não significa que tudo é Deus. Por esta razão Sri Caitanya Mahaprabhu e Seus seguidores visitaram templos de todos os semideuses, mas não como os impersonalistas fazem. Toda a gente deve seguir os passos de Sri Caitanya Mahaprabhu e visitar todos os templos"(CC Madhya 9.360)

Há muitos exemplos de devotos que adoram os semideuses, para obter a bênção de servir o Senhor Krsna. As Gopis estavam adorando os semideuses para alcançar Krsna, e, similarmente, Rukmini Devi, no dia de seu casamento, envolvida na adoração aos semideuses; Seu único objectivo era Krsna.
Oferecendo todo o respeito aos semideuses, para que eles forneçam facilidades para o serviço devocional a Krsna não é contra Bhakti Marga.

Um devoto do Senhor deveria não interpretar mal o Bhagavad Gita no que diz respeito a não adorar os semideuses, como uma licença para ofender os semideuses, que são Vaisnavas autênticos" (SB 11.2.47p).

O Senhor Supremo disse: "Como podem aqueles que não mostram respeito ao Meu devoto mais exaltado Senhor Siva, possam se tornar devotados a Mim?" (Adi Varaha Purana).

O Senhor Sri Krsna falou para Maharaja Yudhisthira: "Tanto o Vaisnava que critica o Senhor Siva, como o Saivite que Me critica certamente vão para o inferno" (Brahma Vaivarta Purana). Os Puranas explicam que ofender o Senhor Siva é uma das causas da lepra.

Visitando o Templo de Gopisvara Mahadeva

Em Vrindavana, o templo Gopisvara Mahadeva é dedicado ao passatempo do Senhor Siva de aparecer como uma Gopi, embora o Senhor Shiva seja representado ali na forma de uma Deidade Linga.

Gopisvara Mahadeva é particularmente importante, devido à sua íntima relação com a Madhurya Rasa de Sri Krsna. Gopisvara Mahadeva está sempre a guardar o sagrado Yogapitha de Govindaji.

"As Gopis também adoraram o Senhor Siva em Vrindavana, e o senhor Siva ainda está lá como Gopisvara. As Gopis, no entanto, pediram que o Senhor Siva lhes abençoasse, dando-lhes o Senhor Krsna como seu marido.

Não há mal nenhum em adorar semideuses, desde que o objectivo seja voltar para casa, de volta ao Supremo "(SB 4 30.38).

Só pela misericórdia de grandes personalidades como Gopisvara Mahadeva um devoto pode começar a entender e, finalmente, participar nos passatempos mais sublimes e íntimos transcendentais de Radha e Krsna.

O "Sambandha Acarya" Srila Sanatana Gosvami estava intimamente associado com o Senhor Siva, e ele tinha Darsana diário de Gopisvara.

Estando muito próximo ao Senhor Siva, Sanatana Gosvami pedia sua sua permissão, e sempre executava seu Bhajana perto de um lugar sagrado de Siva, e assim sentia a sua protecção

Na Colina de Govardhana, Sanatana Gosvami ficou perto do templo de Siva em Cakalesvara. Em Kamyavana ele permaneceu perto Kamesvara Siva e em Vrindavana, permaneceu em Gopisvara.

Seguindo os passos de Srila Sanatana Gosvami, um devoto sério vai visitar regularmente Gopisvara Mahadeva, e reza para ter a bênção de servir eternamente aos pés de lótus de Sri Sri Radha Gopinatha em Vrindavana.

"Srila Raghunatha Das Gosvami diz:"Desejando rapidamente atingir o tesouro dos abraços de Sri Krsna, as Gopis esplêndidas e afetuosas dedicadamente e muito felizes adoraram o Senhor Siva nas margens do Yamuna adorando diariamente Gopisvara Tirtha"(Vraja Vilasa Stava).

Gopisvara Mahadeva certamente vai conceder o dom de Prema Bhakti ao devoto ansioso e humilde. Srila Prabhupada confirma o caráter benevolente do Senhor Siva, neste sentido: ".. O Senhor Siva é um semideus, que recompensa os pedintes. Seu nome é, portanto, Asutosh, ou aquele que fica satisfeito muito facilmente.

O Senhor Siva nunca nega a ninguém qualquer tipo de presente" (SB 1.12.23)

"Oh Siva, Oh guardião de Vrindavana! Oh vós que sois acompanhado por Uma! Oh vós que carregais a lua em seu cabelo! Oh senhor adorado por Sananda Kumar, Sanat Kumar e Narada Muni! Oh Gopisvara, a Deidade adorável das Gopis! Desejando que o senhor outorgue-me o amor para o casal divino, Sri Sri Radha Madhava, que realizam alegres passatempos em Vraja, eu ofereço minhas reverências a vós repetidas vezes"

(Visvanatha Chakravarti Thakaura, Texto Sankalapa Kalpadruma, 103)

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari