domingo, 6 de março de 2011

Constantemente sendo encorajados

Sri Caitanya Mahaprabhu pediu-nos para cantar Hare Krsna, Ele não nos pediu mais nada.

Exatamente. Por isso Ele pediu que cantassemos CONSTANTEMEMENTE, 24 horas por dia. Por isso Ele disse que não aceitava nada de alguém que não cantasse pelo menos 64 voltas. E por isso Ele instrui Seus seguidores a ocuparem-se em actividades devocionais que os conectassem 24 horas com o CANTAR DO MAHA MANTRA HARE KRSNA (alternativa para quem não canta pelo menos 64 voltas).

(Sri Hari Nama Cintamani, Namacarya Srila Haridasa Thakura):

"As dez ofensas ao Nome de Krsna somente poderão ser anuladas através de um cantar CONTÍNUO do Maha Mantra Hare Krishna de dia e de noite. Pelo constante cantar do Nome de Krsna as dez ofensas não serão capazes de envolver novamente aquele que está a cantar."

Significado de Srila Bhaktivinoda Thakura:

"O cantar contínuo (Avisranta Nama), significa que só quem canta o Maha Mantra Hare Krsna com grande sentimento DURANTE TODO TEMPO de dia e de noite, excepto durante o tempo necessário para cumprir as necessidades básicas como dormir, etc, é capaz de destruir com sucesso a dez ofensas. As dez ofensas aos cantar não podem ser apagadas por qualquer outro tipo de actividade ou de expiação piedosa ".

(SB 7.5.23) por Srila Prabhupada:

"Enquanto canta o Santo Nome do Senhor, uma pessoa deve ter o cuidado de evitar estas dez ofensas. Não há como anular estas ofensas. Assim, recomenda-se que um ofensor aos pés de lótus do Santo Nome CANTE 24 HORAS POR DIA. O canto CONSTANTE do Santo Nome fará com que a pessoa fique livre das ofensas e será gradualmente elevada à plataforma transcedental na qual pode cantar o Santo Nome puro e tornar-se um devoto que ama a Suprema Personalidade de Deus."

É só ler Suas instrucções no Sri Caitanya Caritamrta. As instrucções de Sri Caitanya Mahaprabhu no Sri Caitanya Catitamrta. O Manual Vaisnava completo.

E isto é confirmado por todos os Acaryas.

Srila Bhaktivinoda Thakur conclui no Mahaprabhura Siksa:

"As cinco Angas são servir a Deidade, saborear o significado do Srimad Bhagavatam com os devotos exaltados, associar-se com devotos elevados em Raga Marga, cantar o Santo Nome e viver em Mathura. Por praticar estes cinco ítens com um coração sem ofensas, alcança-se misericórdia. Através desta misericórdia surge o desejo de servir o habitantes de Vraja que são impelidos por Raga. Deste desejo, aparece Raganuga Sadhana Bhakti, o qual transcende as injunções escriturais e serve Krsna exclusivamente no humor de afeição dos Vrajavasis. Por praticar esta Bhakti (Sadhana), muito em breve, o puro, e exclusivo Priti (Kevala Prema) por Krsna se manifesta.
Este é o caminho esotérico ensinado por Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu."

Do livro "Fácil Viagem a Outros Planetas" de Srila Prabhupada:

"...Os detalhes seguintes delineiam uma prática geral através da qual as pessoas podem se preparar para uma fácil viagem aos planetas Vaikunthas (antimateriais) onde a vida é livre de nascimento, velhice, doença e morte.

Prática geral (funções positivas):

...o Senhor Caitanya selecionou cinco como as mais importantes.

estes cinco itens foram escolhidos devido às condições actuais da vida cívica.

São eles os seguintes:

1 - Devemos nos associar com os devotos...

2 - Devemos cantar o Santo Nome do Senhor em todas as circunstãncias...

3 - Devemos ouvir os tópicos transcedentais enunciados no Srimad Bhagavatam...

4 - Devemos fixar a residência em Mathura, a terra natal do Senhor Krsna...

5 - Devemos adorar a Deidade instalada com atenção e devoção para que toda a atmosfera de nosso lar transforme-se na réplica da morada do Senhor...

...Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados.

De forma que qualquer pessoa pode se preparar para regressar ao lar, regressar ao Supremo, através do simples método reconhecido por autoridades do gabarito do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, que adveio especificamente para salvar as almas caídas desta era.

...Todos os serviços prestados ao absoluto são absolutos em si mesmos; não se pode econtrar nenhuma das diferenças materiais na plataforma espiritual...

...Portanto, é importante que todos os seres humanos adoptem estes princípios de realização espiritual para que alcancem a perfeição da vida..."

O que Krsna vê?

"No serviço transcendental amoroso ao Senhor, não importa o serviço que estamos a prestar, seja a cozinhar, a pintar, a escrever, a cantar ou qualquer outra coisa, todos são iguais. Não há tal distinção entre superior e inferior na plataforma transcendental. O importante é que estamos a engajar nosso tempo e energia no serviço a Krsna.

Afinal, somos muito pequenos. O que podemos fazer?

Krsna simplesmente vê que este tempo está sendo utilizado a Seu serviço."

Carta de Srila Prabhupada à Karunamayi, 25 de fevereiro de 1968

Então alguém poderá perguntar: “Mas se por cantarmos com atenção o Maha Mantra Hare Krsna ficaremos atraídos pelas demais Angas de Bhakti. Então para que enfatizá-las separadamente?” Simplesmente porque o nosso cantar muitas vezes e por muito tempo é Nama Aparadha e quando muito Namabhasa, e assim não conseguimos apreciar verdadeiramente as demais Angas de Bhakti e sua importância deve ser sempre enfatizada.

Então alguém poderá perguntar também: “Mas mesmo aqueles que se ocupam nas demais Angas de Bhakti, as vezes negligenciam o cantar.” A mesma coisa. Porque nos ocupamos nas demais Angas de Bhakti cometendo Aparadhas, não conseguimos apreciar verdadeiramente o cantar do Santo Nome e assim sua importância deve ser sempre enfatizada.

Conclusão: As cinco Angas de Bhakti devem ser sempre JUNTAS fortemente enfatizadas. Assim estaremos a ajudar quem mais precisa de se livrar do condicionamento material. A maioria não está numa plataforma de fé inquebrantável e precisa ser ajudada por esta ênfase CONJUNTA.

Bharata Maharaja ficou sob a influência da energia ilusória mesmo estando na fase de Bhava. O que dizer das almas condicionadas nas fases preliminares do serviço devocional. Devemos e precisamos receber ajuda de todos os lados "para nunca esquecermos de Krsna e sempre nos lembrarmos dEle." 24 HORAS POR DIA.

"Mesmo sem fé nestes princípios, uma pessoa que não é ofensiva pode experimentar o amor adormecido por Krsna simplesmente por conectar-se um pouco com eles (as cinco Angas de Bhakti)." (Cc Madhya 22.133 - Sri Caitanya Mahaprabhu a instruir acerca do processo de serviço devocional)

E a prova última da importância e interdependência das demais Angas de Bhakti em relação ao cantar é que estamos constantemente sendo encorajados a cantar pelos devotos (Sadhu Sanga).

Por nós mesmos não conseguimos cantar o Santo Nome. Precisamos constantemente ser incentivados pela Anga de Bhakti de Sadhu Sanga (entre outras) para cantarmos.

Piscar de olho

Sadhu Sanga, Murti Seva, Sastra Sravana e Dhama Seva ajudam-nos a apreciar o Santo Nome. E o Santo Nome ajudá-nos a apreciar as demais Angas de Bhakti.

Ou será que conseguiremos cantar sem receber o constante encorajamento dos Vaisnavas e Vaisnavis?

Ou será que conseguiremos cantar sem receber o constante encorajamento do Darshana das Deidades?

Ou será que conseguiremos cantar sem receber o constante encorajamento de ouvir o Srimad Bhagavatam?

Ou será que conseguiremos cantar sem receber o constante encorajamento do Dhama sagrado?

Ou será que conseguiremos praticar as demais Angas de Bhakti se não cantarmos?

...Sorriso

Vosso servo

Prahladesh Dasa