segunda-feira, 21 de março de 2011

As Angas de Bhakti e as Dez Ofensas ao Santo Nome

Devemos ser cuidadosos em evitar as dez ofensas ao Santo Nome. Podemos actuar dando ênfase ao lado negativo. Não faça isso, não faça aquilo.

Ou podemos dar ênfase ao lado positivo das dez ofensas. Ou em outras palavras, dar ênfase as demais Angas de Bhakti.

Por exemplo, ao invés de ficarmos preocupados em não ofender os Vaisnavas e Vaisnavis, melhor é servi-los (a poderosa Anga de Sadhu Sanga).

Ao invés de ficarmos preocupados em não ofender os Sastras devocionais, melhor é estudá-los seriamente (a poderosa Anga de Sastra Seva).

Ao invés de ficarmos preocupados em não ofender as Deidades, melhor é adorá-Las com amor e devoção (a poderosa Anga de Murti Seva).

No Sri Harinama Cintamani de Srila Bhaktivinoda Thakura, o Namacarya Srila Haridas Thakura explica:

"Aqueles que estão dedicados a adoração da Deidade devem evitar cuidadosamente as Sevaparadhas, e todos os Vaisnavas devem abster-se estrictamente das Namaparadhas e desfrutar do serviço devocional puro ao Senhor Krsna. O devoto ele mesmo é o melhor juiz sobre que ofensas deve evitar, segundo o serviço a que está ocupado. Mas a responsabilidade de evitar Namaparadhas é aplicável a todos os Vaisnavas em todo os momentos."

Mas isto deve ser feito de uma forma prazerosa e positiva.

O Namacarya Srila Haridas Thakura continua a explicar:

"O benefício espiritual completo não se adquire tão somente por evitar as dez Namaparadhas. Estas dez ofensas tem suas características distintivas; Ao sermos prevenidos para evitá-las, na realidade estamos a receber a ordem para que incrementemos positivamente as qualidades santas especificas que fazem estas Aparadhas impossíveis."

Ou em outras palavras, observar estrictamente as demais Angas de Bhakti. Assim certamente nosso cantar será inofensivo.

Rir a rebolar no chão

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari