segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Titulação da ISKCON e Educação Escritural

“Sim. Como sannyasi e GBC, seu dever primário é ler os meus livros. De outro modo, como você irá pregar? Para que se permaneça firmemente fixo na consciência de Krsna, deve haver uma sólida compreensão filosófica, ou então tudo se tornará mero sentimento. Sempre que encontrar tempo, leia, por favor, os meus livros. Em breve, introduziremos o sistema de examinação para aqueles estudantes que estão prontos para a segunda iniciação e também para sannyasa. De acordo com o nível, os devotos deverão ler e assimilar nossos diferentes livros”. – Carta a Satsvarupa, 5 de janeiro de 1976

O Néctar da Instrução saiu muito bem. Ele é muito importante e deve ser lido imediatamente por todos os devotos. No futuro próximo, devemos introduzir a examinação Bhakti-sastri para a segunda iniciação, e ele deverá ser um dos livros requeridos para estudo. Qualquer um que o leia irá compreender imediatamente o que é a consciência de Krsna. Alguns ministros em Bombaim perguntaram-me recentemente como criar moralidade entre os estudantes, uma vez que os estudantes são todos vagabundos. Se este livro é introduzido para estudo nas escolas e faculdades, ele dará uma idéia clara de o que é verdadeira moralidade. Este é um livro importantíssimo”. – Carta a Radhaballabha, 5 de janeiro de 1976

“Um primeiro exame será realizado algumas vezes próximo de janeiro sobre o Bhagavad-gita Como Ele É, e aqueles que passarem terão o nível de Bhakti-sastri. No ano seguinte, realizaremos um exame sobre o Srimad-Bhagavatam, e a pessoa que passar terá o título de Bhakti-vaibhava. E, no próximo ano, realizaremos um exame sobre o Ensinamentos do Senhor Caitanya, Néctar da Devoção e Vedanta Sutra, e aqueles que passarão com sucesso receberão o título de Bhaktivedanta. Até 1975, todos aqueles que tiverem passado em todos os exames acima serão especialmente dotados de poder para iniciar e aumentar o número da população consciente de Krsna”. – Carta a Kirtanananda, Los Angeles, 12 de janeiro de 1969

“Brahmana significa pandita. Portanto, estou sugerindo exames. Bhakti-sastri: para todos os brahmanas, baseado no Bhagavad-gita, Sri Isopanisad, Néctar da Devoção, Néctar da Instrução e todos os pequenos livros de capa tipo brochura. Bhakti-vaibhava: os anteriores mais os seis primeiros Cantos do Srimad-Bhagavatam. Bhaktivedanta: os anteriores mais os Cantos de 7 a 12 do Srimad-Bhagavatam. Bhakti-sarvabhauma: os anteriores mais o Caitanya-caritamrta. Esses títulos podem corresponder a: aprovação no vestibular, bacharelado, mestrado e doutorado”. – Carta a Svarupa Damodara, Bombaim, 10 de janeiro de 1976

“Antigamente, as pessoas tinham a memória tão afiada que, tendo ouvido uma vez do mestre espiritual, elas lembrariam... isso se chama sruti... Simplesmente por ouvirem, compreenderão tudo. Jamais esquecerão... A não ser que vocês memorizem todas as conclusões do Srimad-Bhagavatam, Bhagavad-gita, vocês não podem falar”. – C.C. Adi 16.44, Significado

“O processo é que você deve memorizar os significados dos meus livros e então falá-los com suas próprias palavras. Não adultere nem mude nada. Então você será o professor perfeito”. – Carta a Janajanmadhih, Bombaim, 15 de novembro de 1975

“Os pontos do Bhagavad-gita, embora sejam simples e completos, podem ser compreendidos a partir de ilimitados ângulos de visão. A nossa filosofia, portanto, não é árida, como a especulação mental. A função apropriada do cérebro e da atividade psicológica é compreender tudo através da perspectiva ou do ponto de vista de Krsna. Não há limite para tal compreensão porque Krsna é ilimitado, e pode-se dizer que o devoto que conhece Krsna conhece tudo [Bg. Cap. 15]. Contudo, o processo filosófico nunca pára, e o devoto continua a aumentar seu conhecimento, muito embora ele saiba tudo”. – Carta a Caturbhuj, Bombaim, 1972

“Ela não é aceita cegamente, esta consciência de Krsna. Com considerável deliberação, tomamos a decisão”. – Aula do Bhagavad-gita 7.1-3, Ahmedabad, 14 de dezembro de 1972

“Este é o meu programa. Assim, não devemos simplesmente publicar esses livros para serem lidos por pessoas de fora, senão que os nossos estudantes devem ser bem versados em todos os nossos livros de modo que possamos estar preparados para derrotar todos os grupos opositores no que diz respeito à auto-realização”. – Carta a Hamsaduta, Los Angeles, 3 de dezembro de 1968

“Com essas provas [bhakti-sastra, bhakti-vaibhava, etc.], quero encorajar todos os meus discípulos a aprenderem muito cuidadosamente esta filosofia da Consciência de Krsna, porque serão necessários muitos pregadores para levar esta mensagem a todos os cantos da Terra”. – Carta a Mahapurusa, Los Angeles, 7 de fevereiro de 1969

“Você está experimentando algumas dúvidas... Para livrar-se dessas coisas, o melhor remédio é vocês discutirem regularmente entre si em aulas todos os nossos livros. Então, essas dúvidas serão mortas. Sem ler os livros, ela se torna vulgar, e tais idéias odiosas nos perturbam. Nossos pensamentos estão sempre mudando; essa é a natureza da mente. Portanto, você não pode esperar nem mesmo que grandes pessoas santas estejam livres de pensamentos, indo e vindo. Mas, depois de pensar, há sentir e desejar – sendo que desejar é o estágio em que se coloca os pensamentos em ação. Assim, se formos capazes de empregar a nossa inteligência, então destruímos os pensamentos antes que eles se tornem manifestos em atividade. Como somos muitíssimo inclinados a desfrutar ininteligentemente; temos, portanto, que diariamente afiar a nossa faculdade intelectual lendo e discutindo e pregando para outros”. – Carta a Satyabhama, Mayapur, 1972

“Jnana vijnana astikyam, astikya significa ‘plena fé nos sastras e em Deus’. Isso se chama astikyam. Se você tem plena fé nas escrituras reveladas, então você é astikyam. Porque você não pode manufaturar o seu Deus, ou uma assim chamada encarnação de Deus. Não. Você tem que ter pleno conhecimento de Deus através da autoridade das escrituras reveladas”. – Aula do Srimad-Bhagavatam 1.16.20, Havaí, 16 de janeiro de 1974

“Mas a fé não deve ser cega. A fé cega é inútil. Agora já discutimos que a pessoa deve ir ao mestre espiritual com rendição, indagação e serviço – três coisas. Antes de tudo, para adquirir conhecimento, temos que encontrar a pessoa apropriada, e, se formos afortunados o bastante para isso, então a primeira coisa é nos rendermos. E, depois disso, há perguntas. A pessoa deve ser muito inteligente para apresentar perguntas ao mestre espiritual. Sem perguntas, você não pode fazer progresso. Assim, a fé cega jamais é necessária, tampouco as perguntas devem ser em uma disposição de desafio... Perguntas e respostas devem ser apenas para compreender. E devem ser acompanhadas de serviço. Tal é a disposição correta”. – Aula do Bhagavad-gita 4.39-5.3, Nova Iorque, 24 de agosto de 1966

“Vocês têm que analisar que ‘Antes de tudo, sou predominado pelos meus sentidos. Meu corpo significa meus sentidos. Mas os sentidos são inúteis a não ser que haja a mente’. Indriyebhyah param manah [Bg. 3.42]. Se a sua mente não está em ordem, seus sentidos não podem agir. Portanto, a mente é superior aos sentidos, e a mente não pode agir se você não tem inteligência. Assim, manasas tu para buddhih [Bg. 3.42]. E, se você pode ir além da inteligência, então você pode descobrir sobre a alma. Isso, portanto, requer estudo. Isso requer educação. A educação está presente. Os livros estão presentes. Os professores estão presentes”. – Aula do Srimad-Bhagavatam 2.3.20, Bombaim, 1977

“Tudo é pleno de sentido e lógica, e a troca de visões entre o mestre e o discípulo é possível somente quando a recepção é submissa e real. No Caitanya-Caritamrta, é dito que a pessoa deve receber o ensinamento do Senhor Caitanya com intelecto e sentidos plenos de forma que possa compreender de maneira lógica a grande missão”. – Palestra, Bombaim, 24 de março de 1977

“Para aprender o conhecimento Védico, o indivíduo deve se aproximar de alguém que esteja cem por cento ocupado em serviço devocional. Ele não deve fazer coisas que sejam proibidas nos sastras. Uma pessoa não pode ser professor caso beba ou fume. No sistema moderno de educação, a qualificação acadêmica do professor é levada em consideração sem análise de sua vida moral. Por conta disso, o resultado da educação é o amplamente variado mau uso da inteligência elevada”. – Srimad-Bhagavatam 1.9.26, Significado

“Mas os ocidentais são muito peritos em interpretar erroneamente até mesmo sua própria Bíblia. Dizemos que, se você interpreta qualquer sastra, seja a Bíblia ou o Bhagavad-gita, então não é mais sastra, mas simplesmente seu brinquedinho”. – Caminhada Matinal, 2 de abril de 1973

“Todos os devotos conectados com este movimento da consciência de Krsna devem ler todos os livros que foram traduzidos (o Caitanya-Caritamrta, o Srimad-Bhagavatam, o Bhagavad-gita e outros); do contrário, após algum tempo, eles irão simplesmente comer, dormir e cair de sua posição. Assim, perderão a oportunidade de obter uma vida eterna e bem-aventurada de prazer transcendental”. – C.C. Mad. 25.278, Significado

“O Bhagavad-gita ou o Srimad-Bhagavatam ou qualquer coisa onde os tópicos da Suprema Personalidade de Deus são discutidos – se você sente que isso é interessante, quer dizer que você está se livrando da icterícia desta doença material. Sim. Esse é o teste. Se você não se sente interessado, então você deve entender que a icterícia da doença material ainda está presente. Assim, este é o teste. Quanto mais você sente o krsna-katha, os tópicos sobre Krsna, como saborosos, mais você sabe que está se livrando da icterícia da doença material”. – Aula do C.C. Mad. 21.13-49, Nova Iorque, 1967

“Realização pessoal não significa que a pessoa deve, por vaidade, tentar mostrar seu próprio aprendizado tentando superar o acarya antecessor. A pessoa deve confiar plenamente no acarya anterior, e, ao mesmo tempo, deve realizar o assunto tão bem que possa apresentá-lo nas circunstâncias particulares de um modo adequado. O propósito original do texto deve ser mantido. Nenhum significado obscuro ou deturpado deve ser extraído dele, mas ele deve ser apresentado de modo a ser compreendido pela audiência. Isso se chama realização”. – Srimad-Bhagavatam 1.4.1, Significado

Carta redigida por Tamal Krsna Gosvami e assinada por Prabhupada em Nellore, 6 de janeiro de 1976.

A todos os Governing Body Commissioners

Re: Examinações para o concedimento dos títulos Bhaktisastri, Bhaktibaibhava, Bhaktivedanta e Bhaktisarvabhouma. Sua resposta é imediatamente solicitada por Çréla Prabhupäda.

Caros Prabhus,

Aceitem, por favor, minhas mais humildes reverências. Srila Prabhupada solicitou que eu escrevesse a vocês a respeito das examinações acima, as quais ele deseja instituir. Aqui na Índia, muitos criticam freqüentemente nossos sannyasis e brahmanas sob o rótulo de desqualificados devido à insuficiência de conhecimento das escrituras. De fato, há numerosos casos em que nossos sannyasis e brahmanas caem frequentemente em virtude de insuficiente compreensão da filosofia. Isto não deve ser um ponto de crítica nem razão para queda dado que Srila Prabhupada misericordiosamente disponibilizou as escrituras mais essenciais para nós em seus livros. O problema é que nem todos os devotos estão estudando cuidadosamente os livros, tendo como resultado a queda ou, ao menos, a instabilidade.

Sua Divina Graça, por conseguinte, deseja instituir examinações a serem aplicadas a todos os prospectivos candidatos à iniciação de sannyasa ou brahmana. Adicionalmente, ele deseja que todos os atuais sannyasis e brahmanas também passem na examinação. O concedimento desses títulos será baseado nos seguintes livros:

Bhaktisastri: Bhagavad-gita, Néctar da Devoção, Néctar da Instrução, Isopanisad, Fácil Viagem a Outros Planetas, e todas as outras pequenas brochuras, bem como o Arcana-paddhati (um livro a ser compilado por Nitai prabhu com base no Hari-bhakti-vilasa sobre adoração à Deidade).

Bhaktibaibhava: Todos os anteriores mais os seis primeiros cantos do Srimad-Bhagavatam.

Bhaktivedanta: Todos os anteriores mais os cantos de 7 a 12 do Srimad-Bhagavatam.

Bhaktisarvabhouma: Todos os anteriores mais todo o Caitanya-caritamrta.

Todos desejosos de serem iniciados como brahmanas terão de passar no exame Bhaktisastri, e todos aqueles desejosos de aceitar sannyasa terão de passar também na examinação Bhaktibaibhava. Isto evitará que nossa Sociedade se degrade ao nível de tantas outras instituições em que, a fim de manterem o templo, aceitam todos os homens de terceira classe como brahmanas. Qualquer sannyasi ou brahmana já iniciado que seja reprovado nos exames será considerado de classe baixa ou menos qualificado. Todo aquele que deseja receber a segunda iniciação prestará a examinação uma vez ao ano em Mayapur. As respostas serão na forma de redações, e citações autorizadas receberão maiores pontuações. Durante os exames, a consulta a livros não é permitida.

Srila Prabhupada deseja começar este programa no encontro de Mayapur deste ano. Ele solicita que todos vocês enviem suas opiniões e comentários para aqui imediatamente, de forma que tudo seja preparado a tempo.

Tradução de Bhagavan dasa BhS (DvS)