quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SS Hrdayananda Das Goswami Acaryadeva cita o livro "Mahabharata Tatparya Nirnaya" de Srila Madhvacarya para evidenciar que o Mahabharata foi adulterado. Mahabharata Tatparya Nirnaya significa mostrar realmente o que significa o Mahabharata. Madvhacarya explica que existem no Mahabharata três tipos de adulteração:

Interpolação - colocar coisas que não estavam lá anteriormente.

Extrapolação - tirar coisas que estavam lá anteriormente.

Transposição - colocar coisas na ordem errada.

No capítulo 2.3 do Mahabharata Tatparya Nirnaya de Madhvacarya está dito:

"Em alguns lugares (do Mahabharata) versos foram interpolados, e em outros, versos foram omitidos, e em alguns lugares os versos foram transpostos, e em outros, diferentes leituras foram dadas por ignorância ou outro motivo"

Agora, o Srimad Bhagavad Gita faz parte do Mahabharata. Terá também sido alterado?

SS Hrdayananda Das Goswami Acaryadeva responde:

"Basicamente o Gita está intacto, com apenas diferenças triviais. O Gita é, definitivamente sui generis, na sua própria categoria, e sempre foi entendido dessa forma."

Também por Srila Prabhupada num artigo escrito em 1948, sobre a observância auspiciosa do advento do Srimad Bhagavad Gita;

"Tornou-se uma moda luxuriosa de hoje em dia, juntamente com o progresso da civilização material, que todos podem fazer a sua interpretação da grande filosofia indiana chamada Bhagavad Gita.

É errado entender que o Bhagavad Gita foi falado no campo de batalha de Kuruksetra, pois é uma parte da grande história da India, nomeadamente, o Mahabharata. Podemos entender a partir da fala de Sri Krsna e Arjuna, como é indicado no Bhagavad Gita, que muito, muito tempo antes da batalha de Kuruksetra, essa filosofia já tinha sido falada por Sri Krsna para Vivasvan (o Sol) e, a partir de Vivasvan o conhecimento foi transferido para Manu, e de Manu foi transferido para o Rei Iksvaku."

E isto tudo porque? Porque muitos especuladores desviados afirmam com base num manuscrito do Gita encontrado na Indonésia que continha somente 84 versos e não os 700 actuais, que o Gita teria sido interpolado com o passar do tempo, para suportar o sistema de castas e a adoração a um só Deus.

Mas esta argumentação não é valida, pois o Gita faz parte de um corpo completo de evidência (Sruti e Smrti).

Embora a parte histórica do Smrti possa ter sido alterada, para alterar a parte filosófica do Smrti seria necessário alterar a parte filosófica do Sruti, o que não é possível. Não é possível alterar nenhuma vírgula do Sruti que é Apauruseya, ou seja, não foi composto por algum homem em certo ponto da história.

Ninguém se atreveria a mudar o Sruti, pois está num Sânscrito que não o permite.

Na Introdução do Sri Krsna Samhita, Srila Bhaktivinoda Thakura explica as datas das escrituras Védicas de acordo com a opinião de estudiosos modernos simplesmente para satisfazê-los, mas mostra que isto não tem muita importância, pois os Vaisnavas somente levam em consideração as datas que estão nos próprios Vedas, ou seja, sao eternos.

Também ocorre muitas vezes, de algumas vertentes acusarem outras de interpolação das escrituras por não concordarem com alguns pontos.

Vallabha (Pustimarga) e Viraraghava (Sri Sampradaya) juntamente com outros Ramanandis afirmam que três capítulos (12,13,14) do 10º Canto do Bhagavatam foram interpolados por não concordarem por exemplo com a "aparente confusão" de Krsna ou do Senhor Brahma, e assim desavisadamente não levarem em consideração as potências Mahamaya e Yogamaya do Senhor.

Esta proposição absurda foi rejeitada e eliminada por Sri Caitanya Mahaprabhu e todos os Gaudiya Vaisnavas como Sanatana Goswami, Jiva Goswami, Visvanatha Cakravarti e Baladeva Vidyabhusana que mostram que o Srimad Bhagavatam é o Purana imaculado. Sri Jiva Goswami rejeita esta proposição absurda, pois estes capítulos em questão estão ontologicamente em perfeita conformidade com todo o Bhagavatam.

O Srimad Bhagavatam, o Bhagavad Gita, o Sri Caitanya Caritamrta e versos dos Puranas e Itihasas citados pelos Acaryas prévios devem ser todos aceitos. No entanto, partes dos Puranas e Itihasas que não foram citados pelos Acaryas no Parampara ou que não estão em conformidade com o Purana imaculado Srimad Bhagavatam, devem ser analisados cuidadosamente antes de serem aceitos.

Srila Madhvacarya também não comentou outras passagens do Bhagavatam. Mas mesmo que ele e seus seguidores não aceitem esta parte do Bhagavatam (10º Canto, 12,13,14), isto em nada modifica o facto de algumas partes do Mahabharata terem sido adulteradas. E isto comprova-se porque o Senhor Caitanya simplesmente reconheceu o Srimad Bhagavatam como o único Purana imaculado.

Por SS Hrdayananda Das Goswami Acaryadeva:

"Por exemplo, os seis Goswamis as vezes citam nos seus livros versos dos Puranas, Samhitas, etc, e nós não encontramos mais estes versos nestes mesmos textos actualmente. Então mesmo nas poucas centenas de anos que se passaram, estes textos foram corrompidos.

Afortunadamente, nossas escrituras mais importantes: Bhagavad Gita, Srimad Bhagavatam e Sri Caitanya Caritamrta, estão puras e intactas."

https://acharyadeva-nectar.pbworks.com/w/page/1312938/Why-Should-They-Become-Hindus-(NV-2002)

http://www.dandavats.com/?p=2255

Da mesma forma, nem todos os Upanisads são aceitos.

Jaiva Dharma, Capítulo 13 - Pramana Vicara - Prameya Arambha

Evidência e Verdade

"Vrajanatha: Os Vedas consistem em vários livros diferentes. Entre eles quais devem ser aceitos e quais não devem ser aceitos? Por favor diga-me?

Babaji: Com o decorrer do tempo, certos homens sem escrúpulos interpolaram muitos novos capítulos, Mandalas e Mantras no texto dos Vedas. Portanto, não é que todas as partes dos Vedas devem ser aceitas. O que no decorrer do tempo os Acaryas na sucessão discipular fidedigna aceitaram, deve ser considerado o Veda real. O que eles têm julgado interpolações não deve ser aceito.

Vrajanatha: Quais são os livros dos Vedas que os Acaryas da sucessão discipular fidedigna aceitaram??

Babaji: Os Acaryas aceitaram doze Upanisads Isa, Kena, Katha, Prasna, Mundaka, Mandukya, Taittiriya, Aitareya, Chandogya, Brhad Aranyaka e Svetasvatara, bem como o Gopala Tapani Upanisad, Nrsimha Tapani Upanisad e outros Tapani Upanishads, bem como os Brahmanas, Mandalas, e outras porções do Rg, Yajur, Sama e Atharva Vedas. Os Acaryas aceitaram todos esses livros como fontes de conhecimento genuíno."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari