quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

No Harinama Cintamani explica-se que Namabhasa pode dar liberação, mas não dá Krsna Prema. Ajamila alcançou a liberação por cantar Namabhasa E somente depois em Haridwar cantou Sudha Nama e voltou ao Lar.

Embora devamos esperar por Krpa devemos actuar em Sadhana.

Muito dificilmente um devoto ultrapassará Nama Bhasa se o seu cantar não for acompanhado da lembrança de Rupa, Guna e Lila de Sri Sri Radha Krsna.

SS Mahanidhi Swami esclarece: "Srila Prabhupada concorda que devemos nos lembrar dos passatempos de Radha Govinda enquanto cantamos Hare Krsna: "Porconstantemente cantar o Mantra Hare Krsna e lembrar-se dos passatempos transcedentais de Krsna, uma pessoa pode ficar em plena Consciência de Krsna e fazer assim sua vida sublime e frutuosa." (Livro de Krsna, Cap.34)

Também no Sri Caitanya Siksamrta, Srila Bhaktivinoda Thakura adverte: "Por cantar Nama e constantemente ponderar sobre o Seu significado, o Nama transcedental irá naturalmente aparecer no coração. Quando se está a cantar, o verdadeiro significado do Nama deve ser cultivado com anseio. Deve-se orar a Krsna chorando (como uma criança a chorar por sua mãe). Se isto não for feito, serão precisos muito nascimentos para obter-se o sucesso."

Não existe nenhum voto comparado ao cantar do Santo Nome, nenhum  conhecimento superior a este cantar, nenhuma meditação que venha de alguma  parte que se aproxime deste cantar, e ele dá o mais elevado resultado.  Nenhuma penitência se iguala a este cantar, e nada é tão potente ou poderoso  como o Santo Nome. (Adi Purana).

E é exatamente por isso que os devotos estão sempre conscientes do Santo Nome. Ao cantar 24 horas por dia, constantemente (192 voltas), OU por cantar 16 voltas e ocupando-se em actividades devocionais que os mantém conectados com o Santo Nome (as demais Angas de Bhakti).

"Um devoto inteligente simplesmente focará sua atenção no hari-nama, em conseqüência do que logrará facilmente os resultados de todos os outros métodos." (Sriman Gopiparanadhana Prabhu)

Exatamente !!! E é por isso que os grandes Acaryas do Santo Nome escolhem Hari Nama como prática exclusiva, ou seja, cantam no mínimo 120 voltas.

Para aqueles que cantam 16 voltas de Japa diariamente, não há alternativa a não ser ocupar-se também nas demais práticas "problemáticas" devocionais....;D

Os Goswamis de Vrndavana e os Acaryas Gaudiya Vaisnavas tinham todos uma Deidade pessoal as quais adoravam de uma forma muito simples, dando o exemplo (Acaryas) que para desenvolvermos nossa relação pessoal amorosa específica (Rasa) com Krsna, a adoração a Deidade é indispensável.

Um Vaisnava de forma inteligente simplifica actividades "problemáticas".

Do CC Antya Lila 6

"Sri Caitanya Mahaprabhu novamente concedeu Sua misericórdia a Raghunatha Dasa, dando-lhe uma pedra da Colina de Govardhana e uma guirlanda de pequenos búzios.

Anteriormente, quando Sankarananda Sarasvati havia retornado de Vrndavana, havia trazido a pedra da Colina de Govardhana e também uma guirlanda de búzios.

Ele presenteou a Sri Caitanya Mahaprabhu com esses dois itens, a guirlanda de búzios e pedra da Colina de Govardhana.

Ao receber esses dois itens incomuns, Sri Caitanya Mahaprabhu ficou extremamente feliz. Enquanto cantava, Ele colocava a guirlanda ao redor do pescoço.

O Senhor colocava a pedra perto do Seu coração ou, por vezes, dos Seus olhos. Às vezes, Ele cheirava-a com o nariz e, às vezes colocava-a na cabeça.

A pedra de Govardhana estava sempre úmida, com lágrimas dos Seus olhos. Sri Caitanya Mahaprabhu dizia: "Esta pedra é diretamente o corpo do Senhor Krsna."

Por três anos ele manteve a pedra e guirlanda. Então, muito satisfeito com o comportamento de Raghunatha Dasa, o Senhor entregou os dois para ele.

Sri Caitanya Mahaprabhu instruiu Raghunatha "Esta pedra é a forma transcendental do Senhor Krsna. Adore-a com grande entusiasmo."

Para tal adoração, é preciso um pouco de água e algumas flores de Tulasi. Isto é adorar a Deus em completa bondade quando realizado em completa pureza.

Assim Raghunatha Dasa começou a adorar a pedra de Govardhana, e como ele adorava ele viu a Suprema Personalidade de Deus, Krsna, o filho de Nanda Maharaja, diretamente na pedra.

Pensando em como tinha recebido o Govardhana-sila diretamente das mãos de Sri Caitanya Mahaprabhu, Raghunatha Dasa estava sempre inundado com o amor em êxtase.

A quantidade de bem-aventurança transcendental que Raghunatha Dasa desfrutava simplesmente oferecendo água e Tulasi é impossível de alcançar, mesmo se alguém adora a Deidade com dezesseis tipos de parafernália."

GAURA PREMANANDE HARI HARIBOL !!!

Um Vaisnava de forma inteligente simplifica actividades "problemáticas".

E assim, Srila Bhaktivinoda mostra a importância da adoração à Deidade:

"Para dizer a verdade, a adoração à Sri-Murti (Deidade), é a verdadeira adoração à Divindade, sem a qual não é possível cultivar suficientemente o seu sentimento religioso."

Jaya Radha Krsna Giti

As Deidades adoráveis de cada Acarya:

jaya radha-madhava radha-madhava radhe

Jayadever prana-dhana he (1)

Todas as glórias a Radha e Madhava, o tesouro do coração de Jayadeva Gosvami.

jaya radha-madana-gopal radha-madana-gopal radhe

sita-nather prana-dhana he (2)

Todas as glórias a Radha e Madana-gopala, o tesouro do coração de Sri Advaita Acarya.

jaya radha-govinda radha-govinda radhe

rupa goswamir prana-dhana he (3)

Todas as glórias a Radha e Govinda, o tesouro do coração de Srila Rupa Gosvami .

jaya radha-madana-mohan radha-madana-mohana radhe

sanataner prana-dhana he (4)

Todas as glórias a Radha e Madana-mohana, o tesouro do coração de Srila Sanatana Gosvami.

jaya radha-gopinatha radha-gopinatha radhe

madhu panditer prana-dhana he (5)

Todas as glórias a Radha e Gopinatha, o tesouro do coração de Madhu Pandita.

jaya radha-damodara radha-damodara radhe

jiv goswamir prana-dhana he (6)

Todas as glórias a Radha e Damodara, o tesouro do coração de Srila Jiva Gosvami.

jaya radha-ramana radha-ramana radhe

gopal bhatter prana-dhana he (7)

Todas as glórias a Radha-ramana, o tesouro do coração de Srila Gopala Bhatta Gosvami.

jaya radha-vinoda radha-vinoda radhe

lokanather prana-dhana he (8)

Todas as glórias a Radha-Vinoda, o tesouro do coração de Srila Lokanatha Gosvami.

jaya radha-gokulananda radha-gokulananda radhe

viswanather prana-dhana he (9)

Todas as glórias a Radha e Gokulananda, o tesouro do coração de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura.

jaya radha-giridhari radha-giridhari radhe

das goswamir prana-dhana he (10)

Todas as glórias a Radha e Giridhari, o tesouro do coração de Srila Raghunatha das Gosvami.

jaya radha-syamasundara radha-syamasundara radhe

syamanander prana-dhana he (11)

Todas as glórias a Radha e Syamasundara, o tesouro do coração de Srila Syamananda Gosvami.

jaya radha-banka-bihari radha-banka-bihari-radhe

haridaser prana-dhana he (12)

Todas as glórias a Radha e Banka Bihari, o tesouro do coração de Haridas Swami.

jaya radha-kanta radha-kanta radhe

vakreswarer prana-dhana he (13)

Todas as glórias a Radha-kanta, o tesouro do coração de Vakresvara pandita.

jaya gandharvika-giridhari gandarvika-giridhari radhe

saraswatir prana-dhana he (14)

Todas as glórias a Gandarvika e Giridhari, o tesouro do coração de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura.

Sanatana Gosvami ia diariamente para Mathura para implorar diariamente um Chapati de cada casa que ele frequentava. Sanatana Goswami teve um sonho no qual a Deidade de Madana-Mohana disse para ele que estava a morar na casa de um Brahmana em Mathura, e que ele deveria ir ali para pedir esmolas. No dia seguinte, Sanatana foi até a casa do Brahmana e viu Madana-Mohana a brincar com as crianças do Brahmana. O Brahmana tratava a Deidade de Madana-Mohana como um de seus filhos. Quando Sanatana viu isso, ele criticou o Brahmana e disse-lhe sobre as regras e regulações rígidas de como servir à Deidade.

Madana-Mohana, em seguida, apareceu a Sanatana Gosvami em sonhos e disse-lhe que estava feliz de viver em casa do Brahmana como um dos seus filhos, mas agora que ele havia introduzido tantas regras e regulações, ele não estava feliz. Madana-Mohana também apareceu para o Brahmana e disse a ele, você tem tantos filhos, por que você não me da a Sanatana Gosvami. No dia seguinte, Sanatana foi ver o Brahmana e pediu perdão por castigá-lo. O Brahmana então ofereceu Madana-Mohana a Sanatana Gosvami. Sanatana disse que não poderia levá-lo, porque ele não podia oferecer-lhe oferendas de comida adequada. Madana-Mohana disse que ele iria tomar tudo o que Sanatana Goswami Lhe oferecesse.        

Um dia Sanatana estava a oferecer Chapatis secos como de costume para Madana-Mohana, e Madana-Mohana pediu a Sanatana um pouco de sal. Sanatana respondeu: "Agora Você quer o sal e amanhã Você vai querer doces. Eu tenho tanto que escrever, por favor, aceite estes Chapatis."

Um Vaisnava de forma inteligente simplifica actividades "problemáticas".

Também como exemplo, o Bhajana diário de Sri Raghunatha Dasa Gosvami era: cantar 64 voltas de Japa (100.000 Santos Nomes); fazer Manasi Seva em seu corpo espiritual; adorar a Govardhana Sila (de forma muito simples como descrito acima); banhar-se três vezes no Radha Kunda; oferecer mil reverências a Krsna; oferecer duas mil reverências aos Vaisnavas e abraça-los; 90 minutos de descanso, e alguns dias nem isso. Ele comia apenas uma taça de Buttermilk por dia.

Todos os Goswamis de Vrndavana liderados por Sri Rupa, ocupavam-se nas cinco Angas de Bhakti.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari