quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Definitivamente "O bom cantar pela manhã começa na noite anterior"

Eis a importância e indispensabilidade das Angas de Bhakti de Sastra Seva e Sadhu Sanga.

Sastra Seva Ki Jaya !!!

Sadhu Sanga Ki Jaya !!!

Tudo o que fazemos fora da hora do cantar influencia o momento do cantar.

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Será que podemos imaginar ou estimar a importância dos Sadhus e de sua sagrada associação ?

CC Madhya 22.83

"A raiz que causa o serviço devocional ao Senhor Krsna é a associação com devotos avançados. Mesmo quando o amor adormecido por Krsna desperta, a associação com devotos é ainda muito essencial." (Sri Caitanya Mahaprabhu a instruir Sanatana Goswami)

Golokera prema dana harinama sankirtana, o som transcedental do Nome do Senhor tem Sua origem no mundo espiritual e descende para este mundo.

E como Ele, o Santo Nome, aparece neste mundo?

"Apesar do Santo Nome ser não nascido, inconcebivelmente toma nascimento de Sua mãe, que assume a forma da língua de um devoto puro." (Sripada Namanandi Aindra Prabhu)

"É extremamente essencial associar-se com os Vaisnavas?

Sem a associação dos devotos de Krsna, não poderemos desenvolver o nosso próprio desejo de ocuparmo-nos no serviço ao Senhor. Serviço ao Senhor Hari não é uma brincadeira e depende da associação dos devotos e de sua misericórdia. (Srila Bhaktisidhanta Sarasvati Thakura)"

No começo (Adau) temos uma pequena fé (Sraddha). Então aproximamo-nos dos devotos (Sadhu Sanga) que nos instigam a cantar os Santos Nomes (Bhajana Kriya).Nós começamos a cantar por causa de um Vaisnava ou Vaisnavi. Então por cantarmos Krsna manifesta-se como o Guru. Esta é a sequência correcta dada pelos Acaryas.

E depois disto somente através do Guru poderemos cantar apropriadamente.

"Krsna o auxilia a encontrar um mestre espiritual bona fide, e o mestre espiritual bona fide o ajuda a compreender Krsna. Se não tivermos um mestre espiritual bona fide, como poderemos compreender Krsna? Você não pode servir a Krsna sem um mestre espiritual, e também não pode servir ao mestre espiritual sem servir a Krsna. Eles devem ser servidos simultaneamente."

Carta de Srila Prabhupada à Mahapurusa, 12 de Fevereiro de 1968

Somente na associação do Guru e dos devotos seremos exitosos no cantar.

No "Harinama Cintamani", último capítulo - "O Bhajana da adoração confidencial", o ACARYA do Santo Nome, Srila Thakura Haridas, esclarece que três itens são essenciais para o sucesso no cantar (para aqueles que cantam 192 voltas):

1 - Associação com Sadhus (a poderosa Anga de Bhakti, mesmo para aqueles que cantam 192 voltas é essencial)

2 - Evitar a vida mundana

3 - Plena confiança e determinação

E para aqueles que cantam 16 voltas, além de Sadhu Sanga as outras três Angas devem ser fortemente enfatizadas e praticadas juntamente com o cantar.

Narada Bhakti Sutra 39

mahat-sangas tu durlabho 'gamyo 'moghas ca

"A associação de grandes almas é raramente obtida, difícil de entender e infalível"

Narada Bhakti Sutra 40

labhyate 'pi tat-krpayaiva

"A associação com as grandes almas pode ser obtida - com a misericórdia do Senhor."

"Em conclusão, a associação de um Mahatma é muito raro, mas ainda assim está disponível a um buscador sincero." (SS Satsvarupa Das Goswami e SG Gopiparanadhana Prabhu)

No Katha Upanishad 1.2.7 é dito:

"Muitos não podem ouvir falar da alma e, mesmo depois de ouvir sobre isso muitos não conseguem entender isso, porque é difícil encontrar um Guru que é um vidente verdadeiro da verdade. Tal Guru qualificado é uma grande alma e é muito raro. Somente aqueles que seguem seus ensinamentos podem perceber a verdade e tornar-se peritos na ciência de Deus. Tais discípulos também são muito raros. "

Na verdade a raridade de um devoto avançado deve-se a raridade de um discípulo puro.

Todos aqueles que forem realmente sinceros terão sempre disponíveis a associação de devotos avançados.

Da mesma forma no Bhakti Rasamrta Sindhu, Srila Rupa Goswami explica que uma das caracteristicas do serviço devocional puro é que ele é muito raro de ser alcançado, porque ao alcançar  o serviço devocional puro, Krsna fica sob o controle de Seu devoto.

As características do serviço devocional puro descritas no Bhakti Rasamrta Sindhu são:

(1) o serviço devocional puro traz alívio imediato de todos os tipos de sofrimento material.

(2) o serviço devocional puro é o começo de tudo o que é auspicioso.

(3) o serviço devocional puro automaticamente coloca uma pessoa em prazer transcendental.

(4) o serviço devocional puro é raramente alcançado.

(5) aqueles em serviço devocional puro ridicularizam até mesmo a concepção de liberação (impessoal).

(6) o serviço devocional puro é o único meio para atrair Krishna.

Srila Prabhupada comenta:

"Krsna pode facilmente oferecer a uma pessoa felicidade material ou até mesmo liberação, mas não é com muita facilidade que Ele concorda em conceder a ocupação em Seu serviço devocional a uma pessoa. Na realidade, só se pode conseguir o serviço devocional por intermédio da misericórdia de um devoto puro...

...o Senhor oferece a liberação facilmente, mas é rara vez que concorda em oferecer serviço devocional a uma alma, porque por intermédio do serviço devocional o devoto adquire o próprio Senhor."

Não é muito difícil alcançar Namabhasa, que dá liberação. Mas é bastante raro alcançar Sudha Nama, o cantar puro que dá Krsna Prema, porque assim Krsna fica sob o controle de Seu devoto.

Uma alma sincera somente poderá ultrapassar a fase de Nama Bhasa do cantar por receber Sambandha Jnana do Mestre Espiritual, ou o conhecimento do conceito apropriado de cantar o Santo Nome, ou ainda o cultivo da relação pessoal específica (Rasa) com Krsna. Este Sambandha Jnana ou Rasa Katha está plena e completamente disponível nos ensinamentos e livros de Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Temos que tomar proveito disso para podermos avançar no cantar. Esta é a misericódia do devoto e de Nityananda Prabhu. Eles nos mostram como cantar.

E assim, todos aqueles que forem realmente sinceros terão sempre oportunidade de avançar no serviço devocional e no cantar pela misericórdia de Sri Nityananda Prabhu.

Então encontrar um devoto avançado é muito raro e alcançar serviço devocional puro é muito raro. Isto significa que devamos desistir de associarmo-nos com devotos puros ou de praticarmos serviço devocional, já que são muito raros de ser obtidos? NÃO !!!

Isto simplesmente indica que de acordo com nossa sinceridade e na mesma proporção o devoto avançado e o serviço devocional puro irão se manifestar em nossas vidas....;D

A exposição sobre o Santo Nome feita por SS Candramukha Swami é deveras também muito inspirador em:

http://chand.com.br/?page_id=550

Primeira Reflexão – Cantar é a Mais Elevada Atividade Piedosa

Segunda Reflexão – O Estágio de Purificação

Terceira Reflexão – Livrando-se do Perigo da Filosofia Mayavadi

Quarta Reflexão – A Potência Espiritual do Mantra

Quinta Reflexão – Cantar é a Mais Potente Oração

Sexta Reflexão – O Mantra Gayatri e a Sílaba OM

Sétima Reflexão – Diferentes Concepções do Cantar

Oitava Reflexão – Japa, a Recitação Silenciosa do Santo Nome

Nona Reflexão – A Mais Eficaz Meditação para esta Era

Décima Reflexão – A “Loucura” Divina do Senhor

CC Antya 1.101

"A pessoa tem que aprender sobre a beleza e posição transcendental do Santo Nome do Senhor por ouvir as escrituras reveladas da boca dos devotos. Em nenhum outro lugar pode-se ouvir sobre a doçura do Santo Nome do Senhor."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari