quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Aqueles que foram a India, devem ter muitas vezes ouvido “bem alto” nos auto falantes as canções Om Jaya Jagadisa Hare, Om Jaya Lakshmi Mata ou Om Jaya Shiva Shakti Hare.

Om Jaya Jagadisa Hare foi escrita em 1870 por Pandita Shardha Ram Phillauri no Punjab. Alguns dizem que inspirado no Gita Govinda de Jayadeva Goswami.

Om jaya Jagadisa hare
Swāmi jaya Jagadiśa hare
Bhakta jano ke sankata
Dāsa jano ke sankata
Kśana men dūra kare
Om jaya Jagadiśa hare

Oh Senhor de todo o Universo
Poderoso Senhor do Universo
As agonias dos devotos
As dores dos devotos
Em um instante, o Senhor afasta-as
Oh Senhor de todo o Universo

Jo dhyāve phala pāve
Dukha bina se mana kā
Swami dukha bina se mana kā
Sukha sampati ghara āve
Sukha sampati ghara āve
Kashta mite tana kā
Om jaya Jagadiśa hare

Aquele que está imerso em devoção
Com uma mente sem tristeza
Senhor, com uma mente sem tristeza
Alegria, prosperidade entra no lar
Alegria, prosperidade entra no lar
Um corpo livre de problemas
Oh Senhor de todo o Universo

Mātā pitā tuma mere
Śarana karu main kiski
Swāmi śarana karu mai kiski
Tuma bina aura na dūjā
Tuma bina aura na dūjā
Āśā karūn main jiski
Om jaya Jagadiśa hare

O Senhor é minha mãe e pai
A quem devo buscar refúgio
Senhor, a quem devo tomar refúgio
Sem o Senhor, não há outro
Sem o Senhor, não há outro
De quem eu gostaria
Oh Senhor de todo o Universo

Tuma pūrana Paramātmā
Tuma Antarayāmi
Swāmi tuma Antarayāmi
Pāra Brahma Parameshwara
Pāra Brahma Parameshwara
Tuma saba ke swāmi
Om jaya Jagadiśa hare

O Senhor é a grande alma ancestral,
O Senhor reside dentro de tudo
Perfeito, Absoluto
Supremo Deus perfeito, Absoluto,
Supremo Deus, o Senhor de tudo e de todos,
Oh Senhor de todo o Universo

Tuma karunā ke sāgara
Tuma pālana kartā
Swāmi tuma pālana kartā
Mai mūrakh khalakhāmi
Mai sevaka tuma swāmi
Kripā karo Bhartā
Om jaya Jagadiśa hare

O Senhor é um oceano de misericórdia
O Senhor é o protetor
Senhor, és o protetor
Eu sou um simplório com desejos errôneos,
Eu sou um servo e você é o Senhor
Oh Senhor, concedei-me a Sua graça divina
Oh Senhor do Universo

Tuma ho eka agochara
Saba ke prānapati
Swāmi saba ke prānapati
Kisa vidhi milūn dayāmaya
Kisa vidhi milūn dayāmaya
Tuma ko main kumati
Om jaya Jagadiśa hare

O Senhor é aquele que não é visto
De todos os seres vivos
O Senhor de todos os seres vivos
Conceda-me um vislumbre
Concede-me um vislumbre
Guia-me no caminho para Si,
Oh Senhor do Universo

Dīna bandhu dukha harata
Thākura tuma mere
Swāmi thākura tuma mere
Apane hāth uthao
Apani sharani lagāo
Dwāra padā hūn tere
Om jaya Jagadiśa hare

Amigo dos indefesos e fracos
Benevolente salvador de todos
Senhor, salvador benevolente de todos
Levante Sua mão
Ofereça-me o Seu refúgio
Aos Seus pés
Oh Senhor do Universo

Vishaya vikāra mitāvo
Pāpa haro Devā
Swāmi pāpa haro Devā
Shradhā bhakti badhāo
Shradhā bhakti badhāo
Santana ki sevā
Om jaya Jagadiśa hare

Removendo desejos mundanos
Derrotando o pecado, Alma Suprema,
Senhor, vencendo o pecado
Com toda a minha fé e devoção
Oh Senhor, com toda a minha fé e devoção
Em serviço eterno para Si,
Oh Poderoso Senhor do Universo

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari