quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Merece ser louvada

"Em Kali Yuga nenhuma outra actividade devocional supera a actividade corrente prescrita do Yuga Dharma, Hari Nama Sankirtana. Na verdade, no que diz respeito ao progresso apropriado do Movimento da Consciência de Krsna, todos os outros Dharmas e todas as Angas adjuntas de Bhakti devem subordinar-se ao serviço do Yuga Dharma para serem consideradas favoráveis...

Todas as acções relacionadas com o Movimento de Sankirtana do Senhor Caitanya podem ser aceitas como Sankirtana ou facetas diferentes do princípio de Sankirtana na medida em que podem factualmente inspirar, promover e facilitar ou pelo menos positivamente complementar directamente a execução do Yuga Dharma Hari Nama Sankirtana...

o Krsna Nama reserva-Se o direito de expor-Se ou esconder-Se em resposta a qualidade individual de cada pessoa...

Devido às reações residuais pecaminosas, insuficiente acumulo de actividades piedosas nesta e em vidas anteriores, e uma tendência para cometer Nama Aparadha, muitos são incapazes de adorar o Santíssimo Nome com a determinação necessária para ganhar experiência muito tangível da eficácia do Nama Sankirtana...

Todas as outras práticas espirituais podem ser consideradas legítimas, na medida em que realçam o desempenho de Hari Nama Sankirtana. A medida que dispendemos nosso tempo executando actividades que não são o Hari Nama Sankirtana ou que apoiam, inspiram, ou facilitam o desempenho directo de Hari Nama Sankirtana, está mesma medida deve ser considerada um desperdício devocional da nossa forma de vida humana...

Qualquer outra Anga de Sadhana Bhakti merece ser louvada como Sadhana apenas se, de alguma forma, facilita a absorção em Nama Sankirtana Rasa. Ainda, qualquer Sadhana que fracasse em promover e que diminua o progressivo apego ao processo de Nama Sankirtana é simplesmente um Anartha, um obstáculo no caminho da perfeição final - ainda que em sentido lato, seja computado como alguma espécie de Sankirtana..." (Sripada Aindra Prabhu)

Portanto, tomar pleno abrigo no processo de cantar os Santos Nomes, significa cantar os Santos Nomes e executar as outras Angas de Bhakti que apoiam, inspiram, facilitam e complementam o desempenho directo de Hari Nama Sankirtana.

Não devemos recear glorificar as outras Angas de Bhakti, temendo que por glorificá-las o processo de cantar ficará diminuído. NÃO!

A glorificação e execução das outras Angas de Bhakti estão sempre acopladas ao processo de cantar os Santos Nomes, como o processo exclusivo de auto-realização da era.

Por exemplo, quando vemos um devoto a glorificar o Srimad Bhagavatam, devemos perceber que ele glorifica o Srimad Bhagavatam porque este (o Srimad Bhagavatam) está repleto de glorificação ao Santo Nome.

Claro que existem aqueles confundidos que quererão executar alguma Anga de Bhakti sem cantar, por não confiarem no processo de cantar. Mas esta é outra situação COMPLETAMENTE DIFERENTE. Por exemplo, a adoração a Deidade deve nos inspirar a cantar mais e não a cantar menos !!!

O Santo Nome vivifica e da força a execução das outras Angas de Bhakti. E as outras Angas de Bhakti, inspiram, apoiam e facilitam o cantar. Todas estas actividades são indissociáveis.

Ou então 192 (alguns dizem 196) voltas de Japa diariamente.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari