terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lobhamayi Sraddha é a fé inicial de desejar obter um corpo espiritual para servir Krsna de forma íntima (Raga Marga) nas quatro Rasas.

No Bhakti Tattva Sutra, Srila Bhaktivinoda Thakur explica que existem dois tipos de fé inicial.

Sastra Visvasamayi Sraddha, ou fé inicial baseada nas injunções do Sastra e Bhava (Dasya, Sakhya, Vatsalya, Madhurya) Lobhamayi Sraddha, ou fé inicial baseada no intenso desejo de experimentar os doces desejos dos Vraja Vasis. Tanto num caso como no outro, até a fase de Asakti, seu Raganuga Sadhana interno será baseado em ouvir os passatempos íntimos do Senhor dos Sastras (posteriormente não).

Ajata Ruci (sem gosto) Raganuga Sadhakas devem adoptar os métodos de Sadhana Raganuga que estão habilitados a adoptar em proporção ao seu desenvolvimento da ânsia sagrada (Lobhamayi Sraddha), seguindo os Angas (membros) de Vaidhi Bhakti.

"Aqueles nos quais este gosto (Ruci) não tenha ocorrido, mas que tem vindo a apreciar Raganuga Bhakti só em razão da valorização de um determinado santo ou escritura, poderão ainda praticar Raganuga Bhakti, mas com uma mistura de Vaidhi Bhakti . Da mesma forma, por causa da pregação, quem é avançado e em quem o gosto manifestou-se também devem praticar Raganuga com uma mistura de Vaidhi. Tal mistura dos dois tipos de Bhakti significa que alguém pratica Vaidhi Bhakti unindo isto com qualquer prática de Raganuga que é capaz de fazer."

Sri Jiva Goswami no Bhakti Sandarbha-311:

As vezes, chama-se Ajata Ruci Raganuga de Vaidhi Bhakti. E isto ocorre porque Lobhamayi Sraddha ainda é muito fraca e é baseada mais nas injunções dos Sastras e na razão do que no coração.

E assim uma fraca Lobhamayi Sraddha precisa ser apoiada por diferentes membros de Vaidhi Bhakti. Em estágios avançados de Lobhamayi Sraddha este suporte escritural já não é necessário

Todas as fases do serviço devocional são a mesma Lobhamayi Sraddha inicial mas com outro nome. Na fase de Asakti esta Lobhamayi Sraddha torna-se tão intensa que o candidato recebe o seu Siddha Deha. (Em Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya ou Madhurya)

Costuma-se argumentar que não devemos nos preocupar com isto. Quando o(a) candidato(a) estiver preparado(a) e cantar Suddha Nama tudo será revelado.

Mas diferentes formas de cantar o Maha Mantra Hare Krsna, conferem diferentes resultados.

E assim o cantar deve ser acompanhado de um Sadhana Raganuga interno almejando ardentemente alcançar serviço devocional íntimo à Krsna. O canto deve ser acompanhado de Rasa Katha, ou a descrição dos passatempos íntimos de Krsna com Seus Dasas, Sakhas, Gopas e Gopis (Manjaris).

E portanto precisamos nos preocupar com isto. Temos que cantar cultivando um relacionamento específico com o Senhor. O resultado do cantar é o resultado da nossa disposição para com o cantar. Diferentes disposições para cantar o Maha Mantra Hare Krsna proporcionam diferentes resultados.

Como podemos imaginar que alguém, por causa da inaptidão de alguns, não possa alcançar a fase mais elevada do serviço devocional ainda nesta mesma vida? Como podemos duvidar da força do processo da Consciência de Krsna e do cantar do Maha Mantra Hare Krsna?

A perfeição do processo de Raga Marga dado e evidenciado pessoalmente por Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu é a obtenção do corpo espiritual em Vraja (Swarupa Siddhi). Mas isto é cultivado e alcançado enquanto ainda se está neste corpo material (Sadhaka Deha).

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari