quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A seguir citações do Padma Purana em relação a Kartika Vrata, citadas por Srila Sanatana Goswami no seu Hari Bhakti Vilasa (uma guia para todos os Gaudiya Vaisnavas). Cada devoto(a) escolhe o padrão que queira seguir (Kartika Vrata começou 18 de Outubro em Pasankusa Ekadasi e vai até 18 de Novembro (Dvadasi após Utthana Ekadasi)).

Srila Prabhupada disse que deveríamos começar Kartika Vrata ou Urja Vrata em Pasankusa Ekadasi e terminar em Uttana Ekadasi e a seguir observar outro Vrata, Bhisma Pancaka Vrata até Purnima (cinco dias).

Mas alguns Vaisnavas começam Kartika Vrata em Purnima (Krsna Saradiya Rasayatra - 1ª Rasa Lila) e terminam em Purnima (Vasanta Rasayatra - 2ª Rasa Lila).


Se alguém deixa de realizar Kartika Vrata todos os seus méritos piedosos acumulados no passado são reduzidos a cinzas, o seu estudo dos Vedas se torna inútil, e sua execução de Japa, caridade, e austeridade torna-se infrutífera.
Glórias de Kartika Vrata

Kartika é o melhor, o mais puro dos puros, e mais glorioso de todos os meses. O mês de Kartika é particularmente querido pelo Senhor Krsna. Este mês está repleto de Bhakta Vatsalya. Qualquer Vrata, mesmo os menores, vão render grandes resultados. O efeito da realização de um Kartika Vrata dura cem vidas, enquanto Vratas comuns só duram uma vida! Como Krsna diz no Gita que Ele é o mês de Nov-Dez, da mesma forma, Srimati Radhika é o mês sagrado de Kartika que precede Seu mês. Rupa Gosvami e outros se referem a Radharani como Kartika Devata, ou em outras palavras, Radhika é a Deidade que preside Kartika Vrata.

Diariamente ofereça Tulasi Arati, lâmpada de Ghee para Krsna e cante Damodarastakam, se possível, banhe-se no Yamuna, faça caridade para os devotos puros.

Não coma: grãos dados por outros, mel, sementes de sésamo, óleos, assafétida, berinjela, lauki (abóbora branca), alimentos saborosos como os doces e frituras, Samosas, Pakoras.

Não faça: cortar o cabelo, unhas, usar as coisas dos outros, criticar os Vaisnavas, os Vedas ou qualquer um, não encontre defeitos nos outros, nem seja invejoso.

Oração antes de começar: "Oh! Gopikas! Por sua misericórdia possam Radha e Krsna estar satisfeitos com o meu Kartika Vrata".

Benefícios de observar Kartika Vrata: Todos os pecados fugirão do coração. Desempenhar outros Vratas cem vezes não igual a desempenhar Kartika Vrata. Todos os lugares santos vão viver dentro do seu corpo. Boa execução do Kartika Vrata dá um milhão de vezes o resultado de cantar Mantras, fazer Yatras e outros tipos de Vratas. Aqueles que adoram Damodara em Vrndavana mesmo uma única vez alcançam facilmente Krsna Bhakti. Dhruva Maharaja atingiu Hari Darshana adorando Krsna em Mathura, durante o mês de Kartika.

Resumo de como seguir o Kartika Vrata:

Lembre-se - Kartika Vrata é um momento especial para adorar Radha Damodara, e especialmente ficar à mercê de Radhika, pois este é Seu (dEla) mês, e Ela fica muito, muito contente com facilidade neste mês, se alguém adora-A junto com seu amado Damodara.

Srila Prabhupada sobre quando iniciar Kartika Vrata: "Em Vrndavana deveríamos ter Kartika Vrata, Urja Vrata, por um mês, começando no Ekadasi (Pasanukusa) (Srila Prabhupada 10/6/72)

Pasanukusa Ekadasi Manhã: Ofereça oração: "Ó Janardana, Ó Damodara, ó Devesa que és acompanhado por Radhika. Durante o mês de Kartika, vou banhar-me cedo todas as manhãs para Sua satisfação.."

1. Levantar cedo todos os dias para Brahma Muhurta, banhar-se, cantar Japa e oferecer Mangala Arotik.

2. Ouvir o Srimad Bhagavatam, especialmente os passatempos de Radha e Krsna em Vrndavana, diariamente, em associação dos Vaisnavas exaltados, se possível. Ao ler o Srimad Bhagavatam regularmente durante o mês de Kartika, recebe-se o benefício de ler todos os dezoito Puranas. Todos os outros deveres devem ser abandonados em favor de ouvir as escrituras da parte dos Sadhus durante este mês.

3. Cante Japa continuamente em Japa e Kirtana, Krsna Nama, cante voltas extra e mais Kirtana com a família.

Mantenha o celibato o mês inteiro.

Diariamente cante o Damodarastakam, meditando sobre o significado.

Diariamente ofereça uma lamparina de Ghee para Damodara.

Diariamente ofereça orações para Tulasi Devi rezando para obter a residência eterna em Vrndavana e o serviço eterno aos pés de lótus de Radha e Krsna.

Diariamente cante o Radha Krpa Katakasam, e Krsna Krpa Kataksam do Giti Guccha.
Também cante outras orações para Radha e Krsna. Radha Krsna Yugala do Giti Guccha.

No Ekadasi, Dvadasi e Purnima cante os mil nomes de Radha. Se possível faça Nirjala Vrata.

Ofereça alimentos especiais para Krsna durante o mês inteiro. Por exemplo, todos os dias faça arroz-doce, (Khira), que é a comida favorita de Krsna.

Banho Bahulastami no Radha Kunda: "Qualquer pessoa que se banha no Radha Kunda em Bahulastami torna-se um devoto querido do Senhor Krsna, porque este acto agrada-Lhe muito." (Hari Bhakti Vilasa)

Quebrando o jejum de Kartika Vrata:

Após o nascer do sol e dentro do período de quebrar o jejum no dia de Dvadasi após Uttana Ekadasi (se você começou seu Kartika Vrata em Pasanukusa Ekadasi), ofereça Arotik a Krsna e dedique seu Vrata a Radha e Krsna para o Seu prazer, adore os Brahmanas Vaisnavas, oferecendo-lhes presentes e uma festa de Prasadam incluindo os itens que você jejuou durante Kartika (doces, produtos lácteos, etc) Depois de honrar os Brahmanas, em seguida, quebre o seu jejum de Kartika Vrata honrando os alimentos dos quais você se absteve (como Urad Dahl, doces ou qualquer item.) Cante Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare / Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare e Radhe Radhe Govinda, Govinda Radhe ..... e desfrute da doce sensação de passar o mês inteiro absorvido em satisfazer Radha e Krsna.

Jay Srila Prabhupada!

Damodarastakam por Sripada Aindra Prabhu:


Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari