terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os Gaudiya Vaisnavas adoram deidades instaladas de Sri Sri Radha Krsna, Sri Sri Gaura Nitai, Sri Sri Sita Rama Laksmana Hanuman, Jagannatha Baladeva Subhadra e Sri Nrsimhadeva. Em estágios avançados de devoção também adoram Sri Sri Gaura Gadadhara. Também adoram Salagrama, Govardhana, Dwarka e Tadiya Silas.

No entanto, os Gaudiya Vaisnavas estão sempre a meditar em Sri Sri Radha Krsna e nos Seus passatempos de Vraja. Eles adoram o Senhor Gauranga pois sabem que Ele não é ninguém senão a combinação de Radha Krsna. O Senhor Nityananda não é ninguém mais do que o Senhor Balarama. Eles sabem que Sri Sri Radha Krsna expandem-se em ilimitadas formas e passatempos e assim eles adoram Sri Sri Sita Rama. Eles adoram Jagannatha Baladeva Subhadra pois sabem que Eles estão extaticamente a lembrar-se de Seus passatempos de Vrndavana. Eles adoram Sri Nrsimhadeva para alcançar e manter o serviço devocional a Sri Sri Radha Krsna. E eles adoram Gaura Gadadhara que não são ninguém mais do que os próprios Krsna e Radha.

Sri Nrsimhadeva é considerado como um Parsawadevata (uma deidade auxiliar) no Gaudiya Vaisnavismo, pois é adorado objetivando alcançar a adoração pura às deidades principais de Sri Sri Radha Krsna.

Os Gaudiya Vaisnavas não costumam adorar deidades instaladas de Semideuses. Mas isto não quer dizer que não possam ter uma fotografia ou Murti não instalada de Sri Ganesh nos seus altares particulares.

O Senhor Ganesh é um grande devoto de Nrsimhadeva. Orar e pedir as bençãos a Sri Ganesh para nos auxiliar no progresso do serviço devocional a Sri Sri Radha Krsna é muito favorável. O que não é favorável é orar pedindo bençãos materiais, como é costumeiro no Hinduísmo moderno.

Como Sri Ganesh obtém a força para destruir todos os obstáculos?

Esta força vem de Sri Nrsimhadeva.

Srila Prabhupada explica no Néctar da Devoção:
"Deve-se dar início à adoração ao semideus Ganapati, que afasta todos os obstáculos no serviço devocional. No Brahma Samhita se declara que Ganapati adora os pés de lótus do Senhor Nrsimhadeva, e desta maneira ele se tornou auspicioso para os devotos por afastar todos os obstáculos. Por isto, todos os devotos devem adorar Ganapati."

O verso (50) muito belo do Brahma Samhita explica que Ganesh tem sempre sobre sua cabeça de elefante os pés de lótus de Nrismhadeva, e por isto obtém sua força.

Yat-pada-pallava-yugam vinidhaya kumbha-
Dvandve pranama-samaye sa ganadhirajah
Vighnan vihantum alam asya jagat-trayasya
Govindam adi-purusam tam aham bhajami

Adoração aqui não significa uma adoração elaborada, mas simplesmente oferecer orações e glorificação a um grande devoto de Nrsimhadeva, que auxilia o nosso próprio serviço devocional a Sri Sri Radha Krsna.

Por outro lado, quando os devotos sugeriram a Srila Prabhupada que queriam fazer uma adoração elaborada a Sri Ganesh, ele disse que eles deveriam dar-lhe $100.000 dólares por mês...;))

E assim os Gaudiya Vaisnavas não fazem uma adoração elaborada dos Semideuses. Mas são muito respeitosos e prestam reverências e pedem "bençãos devocionais".

Por exemplo, Vaisnavas ortodoxos não visitarão um Templo de Siva ou Ganesh. Da mesma forma, Sivaistas ortodoxos não visitarão um Templo de Visnu ou Krsna. No entanto, Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu visitou Templos de Siva e prestou reverências.(CC Madhya 9.15)

E embora os Gaudiya Vaisnavas não adorem deidades instaladas de Sri Ganesh, eventualmente instalam temporariamente o Senhor Ganesh em Gathas no Abhiseka de Sri Sri Radha Krsna.

No Sri Krsna Janma Tithi Vidhi de Srila Rupa Goswami, ele descreve como realizar um Abhiseka para Sri Krsna em Janmastami. O mesmo procedimento pode ser feito em outras datas festivas e para outras deidades. Ali, ele descreve que deve-se instalar temporariamente um Gatha (um pote) de Sri Ganesh.

Srila Rupa Goswami explica: "Gatha Sthapana (estabelecendo o pote): coloque um pote de cobre, bronze ou barro com água numa plataforma perto do Vedi; coloque cinco folhas, então um côco ou banana; adore Ganesh no pote com 5, 10 ou 16 Upacaras."

Exemplo com 16 Upacaras:

1 - Idam asanam om ganapataye namaha - oferecer ao Senhor Ganesh um Asana.
2 - Svagatam su-svagatam om ganapataye namaha - dar as boas vindas.
3 - Etat padyam om ganapataye namaha - lavar os pés de lótus.
4 - Idam arghyam om ganapataye namaha - oferecer Arghyam.
5 - Idam acamaniyam om ganapataye namaha - oferecer água para purificar-se.
6 - Esa madhuparkah om ganapataye namaha - oferecer um copo de Madhuparka.
7 - Idam punar-acamaniyam om ganapataye namaha - novamente água para purificar-se.
8 - Idam snaniyam om ganapataye namaha - dar banho.
9 - Idam vastram om ganapataye namaha - vestir o Senhor Ganesh.
10 - Imani abharanani om ganapataye namaha - oferecer ornamentos.
11 - Esa gandhah om ganapataye namaha - oferecer Gandha (sândalo) aos pés de Sri Ganesh.
12 - Etani puspani om ganapataye namaha - oferecer flores.
13 - Esa dhupah om ganapataye namaha - oferecer incenso.
14 - Esa dipah om ganapataye namaha - oferecer lamaparina.
15 - Idam naivedyam om ganapataye namaha - oferecer Maha-prasada de Nrsimhadeva ao Senhor Ganesh.
16 - Idam sarvam om ganapataye namaha - oferecer flores que representam tudo o que possa satisfazer Sri Ganesh.

Om Ganapataye Namaha
Om Ksraum Narasimhaya Namaha

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari