segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Trechos de cinco palestras proferidas por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, sobre o Sri Caitanya-caritamrta, a biografia autorizada do Senhor Caitanya Mahaprabhu por Krishnadasa Kaviraj Goswami, perante a Iskcon New York, entre 10 e 14 de abril de 1967. Traduzido por Sriman Jagad Bharata Prabhu.

Caitanya Mahaprabhu nos informa que em todos os países e em todas as escrituras existe alguma ponta de amor de Deus. Mas ninguém sabe realmente o que o amor de Deus é. As escrituras Védicas, todavia, são diferentes já que elas podem dirigir o individuo no caminho correto para amar a Deus.

Outras escrituras não dão informação sobre como alguem pode amar a Deus, nem elas realmente definem ou descrevem o que ou quem o Supremo Deus é realmente. Embora elas oficialmente promovam o amor de Deus, elas não tem idéia como executa-lo. Mas Caitanya Mahaprabhu dá uma demonstração pratica de como amar a Deus em uma realação conjugal.

Assumindo o papel de Srimati Radharani, Caitanya Mahaprabhu tentou amar a Krishna como Radharani O amou. Krishna estava sempre maravilhado pelo amor de Radharani. “Como Radharani Me dá tanto prazer?” Ele perguntava. A fim de estudar Radharani, Krishna viveu no papel d’Ela e tentou entender a Si próprio. Esse é o segredo da encarnação do Senhor Caitanya. Caitanya Mahaprabhu é Krishna, mas Ele assumiu os modos e o papel de Radharani para nos mostrar como amar Krishna. Assim o autor escreve no quinto verso, “Eu ofereço minhas respeitosas reverências ao Senhor Supremo, que está absorto em pensamentos de Radharani.”

Devemos entender Radha-Krishna como realmente Eles são. Radha e Krishna exibem Seus passatempos através da energia interna de Krishna. A potencia de prazer da energia interna de Krishna é uma assunto muito difícil, e a menos que se compreenda quem Krishna é, não se pode compreendê-la. Krishna não tira qualquer prazer desse mundo material, mas Ele tem uma potencia de prazer. Porque somos partes e parcela de Krishna, a potencia de prazer está dentro de nós também, mas estamos tentando exibir essa potencia de prazer na material Krishna, todavia não faz tal esforço vão.

O objeto da potencia de prazer de Krishna é Radharani, Krishna exibe Sua potencia como Radharani e então se ocupa em atividades amorosas com Ela. Em outras palavras, Krishna não tira prazer nessa energia material mas exibe Sua potencia interna, Sua potencia de prazer, como Radharani e então desfruta com Ela. Então Krishna manifesta-Se como Radharani a fim de desfrutar de Sua potencia de prazer interna. Das muitas extensões, expansões e encarnações do Senhor, essa potencia de prazer é a principal e mais elevada.

Não é que Radharani seja separada de Krishna. Radharani é também Krishna, pois não existe diferença entre a energia e o energético. Sem energia, não há significado para o energético, e sem o energético, não há energia. Similarmente, sem Radha não há significado para Krishna, e sem Krishna não há significado para Radha. Por isso, a filosofia Vaishnava primeiro de tudo presta reverências e adora a potencia de prazer interna do Senhor Supremo. Dessa maneira o Senhor e Sua potencia são sempre referidos como Radha-Krishna. Similarmente, aqueles que adoram Narayana primeiro de tudo pronunciam o nome de Lakshmi, como Lakshmi-Narayana. Do mesmo modo, aqueles que adoram ao Senhor Rama primeiro de tudo pronunciam o nome de Sita. Em qualquer caso – Sita-Rama, Radha-Krishna, Lakshmi-Narayana – a potencia sempre vem primeiro.