quarta-feira, 15 de setembro de 2010

"Executar serviço devocional significa seguir os passos de Radharani...
estando directamente sob o controle da potência interna de Krsna, o serviço devocional atrai até mesmo o próprio Krsna...
...Em vez de oferecer reverências a Krsna, os devotos oferecem reverências a Sua natureza compassiva. Na verdade, porque Krsna é a Suprema Personalidade de Deus, é muito difícil aproximar-se dEle. Mas os devotos, tirando partido da sua natureza compassiva, que é representada por Radharani, sempre oram para Radharani para obter a compaixão de Krsna." (Srila Prabhupada - Néctar da Devoção)

Srila Rupa Goswami esclarece a sequência do processo de Bhakti em seu livro Bhakti Rasamrta Sindhu da seguinte forma:

"No começo, a pessoa deve ter um desejo preliminar pela auto-realização (Sraddha). Isso trará a pessoa para o estágio de tentar se associar com pessoas que são espiritualmente elevadas (Sadhu Sanga). No estágio seguinte, a pessoa é iniciada por um Mestre Espiritual, e sob a sua instrução o devoto neófito começa o processo do serviço devocional (Bhajana Kriya). Pela execução do serviço devocional sob a orientação do Mestre Espiritual, a pessoa fica livre de todo apego material (Anartha Nivritti), alcança firmeza na auto-realização (Nistha) e obtém um gosto por ouvir a respeito da Absoluta Personalidade de Deus, Sri Krsna (Ruci). Esse sabor leva a pessoa mais adiante até o apego pela consciência de Krsna (Asakti), que amadurece em Bhava, ou o estágio preliminar do amor transcendental por Deus. O verdadeiro amor por Deus é chamado Prema, o estágio de vida perfeccional mais elevado."

Além destes estágios, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura no Madhurya Kadambini explica que Prema começa a evoluir e amadurecer em estágios que não podem ser experimentados com o corpo actual e são (CC Madhya 19, 177-178): afeição (Sneha), aversão (Mana), amor (Pranaya), apego (Raga), mais apego (Anuraga) e grande êxtase (Mahabhava).

Somente as Gopis em Madhurya Rasa experimentam Mahabhava e somente Srimati Radharani experimenta a quintessência ou a parte mais pura deste divino Prema conhecido como Madanakya Mahabhava, ou a loucura de amor que Sri Krsna como Sri Caitanya neste humor de Sri Radha experimenta. Simultaneamente uma grande união na separação e uma grande separação na união. Muito além de qualquer compreensão humana.

"Ele (Caitanya) estava no papel de Radharani, com sentimentos de separação de Krsna. Aqueles que estão na sucessão discipular da Madhva Gaudiya Sampradaya também devem sentir a separação de Krsna." (Srila Prabhupada - O Livro de Krsna)

"O sentimento de separação sentido por Radharani está além de qualquer expressão por palavras" (Srila Prabhupada - SB 1.10.9-10)

Srimati Radharani Ki Jaya !!!

Do "Gayatri Mahima Madhuri" - SS Mahanidhi Swami

"As mentes das Gopis são perfeitamente puras (Nirmala), cheias de Prema, e completamente desprovidas de desejos egoístas (Anyabhilasita Sunyam). Sua devoção é conhecida como Rasa Mayi Bhakti. O Bhava das Gopis ou o amor para com Krsna é chamado Mahabhava. Quando Anuraga, numa fase avançada de Prema transcendental, se manifesta de uma forma muito maravilhosa no seu aspecto inigualável que é Asamurdhva (nada pode se comparar com ou ultrapassá-la), então torna-se Mahabhava. Mesmo Syamasundara, o Kamadeva transcendental, torna-se enlouquecido por esse estado de amor conhecido como Mahabhava. As Gopis tem amor por Krsna até o nível de Mahabhava. Só o amor de Srimati Radhika ultrapassa este estado e é chamado Madanakya Mahabhava. Quando todos os sete estados (Sneha, Mana, Pranaya, Raga, Anuraga, Bhava, Mahabhava) de Prema transcendental até Mahabhava simultaneamente manifestam-se e aparecem em Srimati Radhika, a quintessência personificada da potência divina de prazer de Krsna (Hladini Shakti), Ela exibe um estado muito original de êxtase inigualável para qualquer outra Vraja Gopi. Este superexcelente estado de Bhava é chamado Madanakya Mahabhava.

O Ujjvala Nilamani explica que Sri Krsna enlouquece sob a influência do maravilhoso Mahabhava Prema das Gopis. Normalmente, a mente de Krsna é composta e pacífica. Mas o poder do Bhava das Gopis domina a mente de Krsna. Ele se torna tão confuso e perturbado que Ele não sabe o que fazer. No Prema comum, Krsna retorna o amor de Seu devoto em igual medida. Mas com o Mahabhava das Gopis, Krsna sente: "Eu não consigo nem retribuir, nem reciprocar adequadamente com a mesma intensidade de Prema das Gopis, e isso deixa-Me louco!"

Cada Gopi possui Mahabhava, mas apenas Srimati Radhika tem Madanakya Mahabhava. Neste nível de Mahabhava, as Gopis só querem dar prazer a Krishna. Elas são completamente desprovidas de desejos para a sua satisfação pessoal ou felicidade. Neste estado de espírito elas têm a união com Krsna. No entanto, entre os Gaudiya Vaisnavas a maior realização do serviço está em Manjari Bhava. O humor das Manjaris está muito bem retratada neste trecho do Ananda Candrika:

"Oh Krsna! Ainda mais que o prazer de ter a Tua associação corporal directa, sempre desejamos o prazer de ver-Te intimamente desfrutando com Radhika nos Nikunjas de Vraja. Naquele momento sentimos a maior felicidade por ver-Te através das fendas das paredes. "

Esta é a plataforma de Manjari Bhava sobre a qual o Sadhaka medita com as palavras: Gopi Bhava Asrayaya. As Manjaris não desejam associar-se directamente com Krsna, mas sentem-se extremamente felizes quando Srimati Radhika Ela mesma esta associada com Krsna. Elas pensam: "Oh, como Eles estão a desfrutar." Este é o Mula Mantra de adoração Gaudiya Vaisnava, que também é conhecido como Srestha Manjari Bhava Sadhana, a prática do humor de uma Manjari. Manjari Bhava significa estar servindo sempre. Quando Radha e Krsna estão no Nikunja Mandira, as Manjaris satisfazem-Nos com uma variedade de serviços íntimos. Este é o objectivo e o abrigo do Gopi Bhava de um Gaudiya Vaisnava."

"Meus queridos irmãos, vocês não podem obter sucesso na Consciência de Krsna a menos que adorem Srimati Radharani." (Srila Prabhupada - poema a bordo do Jaladuta)

tavaivasmi tavaivasmi
na jivami tvaya vina
iti vijnaya devi tvam
naya mam caranantikam

Sou Tua ! sou Tua ! Não posso viver sem Ti ! Oh, Devi (Radhe), por favor
comprende isto, e leva-me a Teus pés de lótus." (Radha Kunda Mahima Madhuri)

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari