quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Parte do Darshana de SS Hrdayananda Das Goswami Acaryadeva em Radhastami - 15/09/2010, onde ele explica que por servirmos aos demais e a Krsna transcendemos a nós mesmos e esta é a misericórdia única e especial de serviço que devemos ansiar de Srimati Radharani:

"Em última instância queremos esta misericórdia de Radharani. De fixar nossa consciência em serviço. Porque serviço é liberação. Serviço é liberação. Mesmo do ponto de vista da Psicologia mundana, uma pessoa deprimida, que esta perdida em si mesma e que só pode pensar em si mesma. "Meus problemas, sou vítima e isto". Mas a solução num certo sentido é superar-se a si mesmo e lembrar-se que fora da minha pequeníssima pessoa existe um mundo. E se uma pessoa pode preocupar-se com o mundo. Se nós queremos ajudar aos demais, esquecemo-nos de nós mesmos e de nossos problemas.

E assim mesmo, o serviço de Sankirtana no sentido amplo da palavra, as actividades que tem como meta de mudar e salvar o mundo. Esta consciência de serviço, é liberação. Como digo as vezes, pessoas pequenas não podem ter problemas grandes. E se você crê que tem um problema grande é porque você pensa que é grande. Se eu me vejo como eu sou, pequeno, todos os meus problemas são pequenos. E se vejo-me grande, de repente, o preço que se paga por achar-se grande é que os problemas também se tornam grandes.

E assim, esta misericórdia de Radharani, que obtemos através de Srila Prabhupada. A misericórdia não só de lembrar-se do movimento de Sankirtana, mas também de dedicar-se e fixar a mente em Sankirtana na forma de pregação mais prática para cada pessoa que tem talentos e limites únicos. Assim que o comum entre todos nós pode ser este desejo, este anseio, esta determinação de servir os demais da melhor maneira através da missão de Sri Caitanya Mahaprabhu, o Movimento de Harinama.

Assim que pedimos a Radharani não misericórdia no sentido de que "Por favor, que me faças feliz e assim posso desfrutar do mundo". Mas que "Por favor, abençoe-me com a compreensão de que eu sou um servo eterno de Krsna, um servo, do servo do servo de Krsna." Este conhecimento, esta compreensão é a liberação. E quem tem e possui esta compreensão nunca será infeliz, porque transcendeu-se a si mesmo e não se perde em si mesmo. Em seus problemazinhos. Mas com amor e carinho, com um coração grande, preocupando-se não consigo mesmo, mas preocupando-se com o mundo, a pessoa transcede a si mesma e vive sempre feliz, sempre extática, sempre na plataforma espiritual. E esta é a misericórdia de Srimati Radharani. Esta misericórdia que hoje e sempre almejamos."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari