terça-feira, 21 de setembro de 2010

Artha Sastra

O grande filósofo Vaisnava Srila Bhaktivinoda Thakur explica que existem dois tipos de Vaisnavas,os asslike Vaisnavas (ass-pouco esforçados) que estão totalmente sobre o controle do preconceito, e os swanlike Vaisnavas(swan-cisne) que vigorosamente destroem todo tipo de preconceitos.

Os swanlike Vaisnavas são altamente criativos.
Muitos são médicos, arquitectos, filósofos, engenheiros, advogados,etc.

Geografia, História, Astronomia, Astrologia, Física,
Psicologia, Ayurveda, Microbiologia, Matemática, Linguística, Poesia,
Música, Lógica, Yoga, Religião, Lei, Arquitectura e outras são conhecidas como Artha-Sastra.

Muitos swanlike Vaisnavas são acadêmicos artha-vit,ou seja,dominam todas estas ciências.

A nível de conhecimento espiritual é possível exprimir muita criatividade.

A Cosmogênese, Ontologia, Metafísica, Teleologia, Escatologia, a estrutura do Universo, os Ciclos Cósmicos, os Valores Éticos, o milagre da vida, a ilimitada possibilidade da Consciência, a dinâmica da Natureza, enfim, tudo isto está presente nas Escrituras Védicas.

Por exemplo,quando o Senhor Brahma adorava Sri Krsna executou actos culturais.
O Senhor Brahma dominou 64 habilidades.
Ele tornou-se perito por exemplo na arte das métricas poéticas e lexicografia, a arte gastronômica, a arte musical, a arte da conversação, a arte da metalurgia, a arte da representação teatral, a arte de obter medicina Ayurvédica, a arte da carpintaria, a arte da mineralogia, etc, etc, etc.

Em relação a Psicologia,sabemos que é a ciência da mente e como ela actua.

Assim como o corpo, a mente também pode ficar doente.

A Psicoterapia trata de desordens mentais não muito profundas usando métodos de análise da psique em detrimento do uso de drogas.

No Bhagavad Gita 1.27-46 é demostrada toda a grande perturbação mental de Arjuna devido ao apego material.
E ao longo de todo o Gita Sri Krsna mostra detalhadamente como podemos fortificar,controlar e apaziguar a mente.

E no final Sri Krsna pergunta a Arjuna:
"Ó filho de Prtha,ó conquistador de riquezas,será que ouviste isto com mente atenta?E acaso tua ignorância e ilusôes já se dissiparam? (18.72)
Srila Prabhupada explica:"De facto,qualquer um que ouve o Bhagavad gita transmitido por um mestre espiritual genuíno como Krsna ou Seu representante perceberá que toda sua ignorância se extingue."

Arjuna responde:
"Meu querido Krsna,ó pessoa infalível,agora minha ilusão se foi.Por Tua misericórdia,recuperei minha memória.Agora me sinto firme e não tenho dúvidas e estou preparado para agir segundo Tuas instruções."(18.73)

Existem casos em que a pessoa sofre de doenças físicas que desequilibram as actividades mentais, como por exemplo o Lúpus.
No entanto,se uma pessoa fisicamente saudável impregnar a inteligência com conhecimento transcendental, poderá ter estabilidade mental.

Quando alguém fica fisicamente doente, só quer ficar curado. Recorre a Homeopatia, Alopatia, Ayurveda, etc, etc.

Embora devamos cuidar do corpo,sabemos que os problemas que enfrentamos são produto de nosso Karma passado e não há muito que possamos fazer a respeito deles às vezes.
Depois de repetidas tentativas para nos curar, se achamos que é impossível ou extremamente difícil, devemos desistir do esforço e simplesmente depender da misericórdia da Suprema Personalidade de Deus. Saber quanto se empenhar por uma boa saúde requer muita maturidade.

Da mesma forma, quando alguém fica mentalmente doente, também só quer ficar curado, e toda ajuda é bem vinda, como por exemplo, apoio psicológico.
Para Arjuna, as instruções de Sri Krsna foram suficientes.
No entanto, Arjuna é uma grande personalidade.

De qualquer maneira, e de acordo com as Escrituras, a raiz de todos os problemas e desordens mentais é o apego material.

"Quem não está vinculado ao Supremo(em Consciência de Krsna)não pode ter inteligência transcendental nem mente estável,sem as quais não há possibilidade de paz.E como pode haver alguma felicidade sem paz?"
(BG2.66)

Em relação ao Varnasrama e de acordo com o sistema Védico, existem dois caminhos:

Pravrtti Marga - caminho do desfrute sensorial.
Nivrtti Marga - caminho da renúncia.

De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakur existem três classes de Varnasrama:

A-Daiva Varnasrama (Varnasrama comum) ou Pravrtti Varnasrama Dharma

Asura Varnasrama ou Smarta Varnasrama (Sistema de Castas)

Daiva Varnasrama (Varnasrama para Vaisnavas) ou Nivrtti Marga Varnasrama Dharma

SS Suhotra Tapovanacari comenta:

"Qual é a responsabilidade da ISKCON enquanto Instituição para o desenvolvimento social dos seus membros?"

"A única resposta que posso dar a esta pergunta é que a primeira responsabilidade da ISKCON é educar as pessoas nas Gunas (Qualidades) que Narada Muni prescreve para todos os seres humanos.

Srimad Bhagavatam 7.11.8-12
"Estes são os princípios gerais a serem seguidos por todos os seres humanos:
veracidade, misericórdia, austeridade (observar jejum em certos dias do mês), banhar-se duas vezes por dia, tolerância, distinguir entre o certo e o errado, controle da mente, controle dos sentidos, não-violência, celibato, caridade, leitura das escrituras, simplicidade, satisfação, prestar serviço às pessoas santas, deixar gradualmente as ocupações desnecessárias, perceber quão fúteis são as actividades desnecessárias da sociedade humana, permanecer silencioso e grave e evitar conversas inúteis, analisar se a pessoa é o corpo ou a alma, distribuição equânime de alimentos para todas as entidades vivas (tanto para os homens como para os animais), ver toda alma (especialmente sob a forma humana) como parte do Senhor Supremo, ouvir sobre as actividades e instrucões da Suprema Personalidade de Deus (que é o refúgio das pessoas santas), glorificar estas actividades e instrucções, sempre lembrar-se destas actividades e instrucções, procurar prestar serviço, executar adoração, oferecer reverências, tornar-se servo, tornar-se amigo e render-se completamente. Ó rei Yudhisthira, estas trinta qualificações devem ser adquiridas na forma de vida humana. Pelo simples facto de adquiri-las, a pessoa pode satisfazer a Suprema Personalidade de Deus."

Estas qualidades devem ser seguidas por todos os Asramas e Varnas e por todos os três tipos de Varnasrama citados acima.

Aqui não existe a dificuldade de apresentar um mesmo tema de diferentes maneiras, pois estas qualidades devem ser seguidas por todos.

Estas qualidades diferenciam um ser humano de um animal.

SS Suhotra Tapovanacari continua a explicar:

"Após serem educadas nas qualidades acima referidas, as pessoas devem então ser educadas nas qualidades e deveres específicos dos Varnas (incluíndo as mulheres)."

A partir deste ponto, SS Suhotra Tapovanacari dá uma explicação muito elucidativa sobre a opção de seguir Pravrtti Marga Varnasrama Dharma ou seguir Nivrtti Marga Varnasrama Dharma.

Após serem educados desta forma, aqueles que desejarem praticar Nivrtti Marga Varnasrama Dharma devem praticar a renúncia.
Isto significa que o único objectivo nas suas vidas é compreender completamente o conhecimento transcendental.

Aqueles que desejarem praticar Pravrtti Marga Varnarsama Dharma ( o qual permite numa certa medida o envolvimento no conceito corpóreo) devem estabelecer-se separados de um Ashram interno.
Mas devem participar nas actividades deste Ashram interno na medida do possível como uma forma de Yajna.

Podemos ver que em Pravrtti Marga Varnasrama todos os Varnas estão activos.
Porém, os Brahmanas em Pravrtti Marga não se dedicam muito ao conhecimento transcendental... as pessoas aproximam-se deles para aprender Pujas ritualísticos, e também Astrologia e Ayurveda.

Podemos ver que em Nivrtti Marga Varnasrama (Varnasrama da renúncia), todos os Varnas também estão activos.
Mas estes Nivrtti Marga Varnas estão dedicados ao conhecimento transcendental.
Sendo assim os membros destes Varnas são pregadores dedicados ou dedicam-se activamente a auxiliar a pregação ( a sua maior motivação é que o conhecimento transcendental seja espalhado pelo mundo todo).
Os Brahmanas pregam o conhecimento transcendental de uma forma muito científica.
Os Ksatriyas administram a distribuição deste conhecimento transcendental.
Os Vaisyas distribuem conhecimento transcendental através de negócios (por exemplo através de distribuição de prasadam acompanhada da distribuição de livros).
Os Sudras ajudam os outros.

Assim tanto em Pravrtti Marga Varnasrama como em Nivrtti Marga Varnasrama todos são ocupados de acordo com sua natureza".

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari