quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cristianismo e Igrejismo

Srimati Labangalatika Devi Dasi Prabhvi pergunta:

Aqueles que estão fora da regulamentação védica, também fazem a transferência de um corpo para o outro por esse método?

Resposta dada por SS Suhotra Tapovanacari

Obviamente, os pecadores e infiéis vão para baixo em espécies inferiores. Isto é feito pelos Kinkaras de Yamaraja, os Yamadutas.
As pessoas que sinceramente seguem uma religião "não Védica" como o Cristianismo são promovidos para o céu ou para a liberação pela intercessão de seus poderosos fundadores - Acarya. Na verdade, Cristianismo, Islamismo e Budismo * são * Védicos, no sentido de que há realmente uma preocupação de promover a alma. Uma religião que não é verdadeiramente Védica não tem nenhum conhecimento (* Veda*). Algo parecido com o movimento Rajneesh. Apesar de seus seguidores acharem que ele é um Acarya, seus ensinamentos não podem promover ninguém a nenhum lugar (ao céu, ou a liberação impessoal, isto para não falar de Vaikuntha). Isso é porque ele ensina ateísmo na forma de doutrina e prática religiosa.

Sriman Jahnu Dasa Prabhu pergunta:

Alguns seguidores de Cristo, são muito avessos a Consciência de Krsna. Alguns até consideram Krsna demoníaco. Eles devem ser considerados seguidores sinceros de Cristo? Podem os seguidores das Igrejas Cristãs modernas serem considerados seguidores de Cristo? Ao meu ver, estas Igrejas corromperam totalmente os ensinamentos originais de Cristo. Qual Igreja é na sua opinião a mais autêntica seguidora de Cristo? Um cristão devoto vai para o céu, você diz. Mas como ele pode ser piedoso, sem conhecimento? Quero dizer, eles nem sequer sabem sobre a alma. Eles comem carne, etcJesus vai salvá-los dessa ignorância e promovê-los para o céu?

Resposta dada por SS Suhotra Tapovanacari

Srila Prabhupada estabeleceu uma distinção entre Cristianismo e Igrejismo. Minha observação anterior diz respeito aos seguidores sinceros dos fundadores-Acarya do Cristianismo, Islamismo e Budismo. Quando Prabhupada foi directamente questionado se alguém poderia tornar-se consciente de Deus, seguindo Jesus, Maomé ou Buda, ele disse que sim. Mas isso não é a mesma coisa que seguir a doutrina e prática da Igreja moderna.

Um cristão devoto vai para o céu, pela graça de Jesus Cristo. Bhakti Caru Maharaja conta a história de uma prostituta que foi para Vaikuntha, porque em seu coração ela se arrependeu de seu pecado, mesmo tendo realizado esses pecados. * (ver nota abaixo) Todos os dias ela orava a Krsna para o perdão e salvação. Devido a que tinha nascido de uma mãe prostituta, ela foi criada como uma prostituta. Aquela era sua cultura. Mas ainda tinha a sinceridade suficiente para lamentar sua condição caída e depender do Senhor para sua libertação. Prabhupada disse que os cristãos comem carne, porque eles nasceram em uma cultura de comer carne. No entanto, alguns cristãos sentem-se verdadeiramente pecaminosos e caídos. Eles se dedicam a Jesus, e dependem dele para sua salvação. Esta é a sua sinceridade. Seu processo não é de primeira classe.

Mas não pode ser comparado a "religiões" absurdas como Rajneesh. Sem dúvida,
muitos cristãos não tem nenhum sentido - especialmente aqueles que vivem nas grandes cidades ocidentais. Eles não são sinceros, mesmo em termos de sua própria religião, eles estão degradados. Mas ainda existem muitos cristãos sinceros, muçulmanos e budistas nos povoados do Terceiro Mundo. Prabhupada uma vez teve um sonho do planeta celestial para onde os muçulmanos vão.

* (Nota) - Srila Prabhupada, nas lembranças de sua infância em Calcutá, disse que era normal para homens ricos bengalis manter abertamente prostitutas bonitas. A cultura era tal que era uma fonte de orgulho para toda a família quando o homem da casa mantinha "ao seu lado" uma moça bonita e conhecida.

A esposa inclusive dizia a suas amigas: "Ah, você conhece esta moça? Meu marido está a mantê-la." Difícil de imaginar as mulheres casadas que nós conhecemos que aprovem tal atitude. Em grandes dias de festival as moças até mesmo dançavam para a família,e os membros da família tratavam-nas como estrelas de cinema - convidados importantes!
De qualquer forma, Prabhupada disse que estas prostitutas eram todas devotas de Krsna, bem como os homens que mantinham-nas. Ele estava reflectindo sobre a diferença entre aquela época e agora. Agora os senhores bengalis são ateus, comunistas, cépticos.

E quem sabe qual é a condição das prostitutas agora. O ponto de Prabhupada era que, embora esses homens, senhoras e seus contratados fossem devotos de classe baixa, era melhor ser um devoto de classe baixa do que ser um não devoto.

Comentário por Sriman Jahnu Dasa Prabhu

Obrigado, Maharaja, pela sua resposta boa e compassiva. A filosofia da Consciência de Krsna é verdadeiramente abrangente.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari