terça-feira, 15 de junho de 2010

O que é ser um seguidor de Prabhupada? (Ou o que é ser magnânimo?)

O que é um seguidor de Prabhupada? Podemos dizer que um seguidor de Prabhupada não é uma pessoa comum.
Para entendermos essa pessoa, temos que entender  o movimento do Senhor Chaitanya. Esse movimento tem como base o humor de Srimate Radharani, Ela que encarna na pessoa do Senhor Chaitanya, querendo fazer um grande serviço para Krishna, Ela quer fazer um Maha Sankirtana, juntando pessoas do mundo inteiro para cantar seus santos nomes e assim cativar o coração de Krishna, fazendo com que Ele, numa extravagante misericordia libere o mundo inteiro, dessa inútil caminhada em busca do gozo dos sentidos celestiais.
Prabhupada, como aquele que entendeu seu mestre, o qual vem de uma linha que pretende satisfazer o Senhor Chaitanya, conseguiu realizar essa proeza. Mas, para que continuemos com essa enchurrada de misericórdia é preciso compreender profundamente a importancia de ser ser uma alma magnanima, e queiramos nos tornar uma. Para que os críticos de plantão não digam: e o falso ego que vem junto? Eu, posso dizer, segundo o Yoga Sutra, que esse medo não deve existir nessa plataforma; uma pessoa magnanima compreende que a alma ou todas as almas tem todas essa qualidades naturalmente, esse medo só existe na plataforma material, onde uma pessoa pensa que tem algo que o outro não tem.
E asim como não podemos dizer que;" essa mulher está mais ou menos gravida", não ou ela  está gravida ou não está. Da mesma forma, quem não é magnanimo é avaro, ou ainda uma pessoa mesquinha.
Para uma pessoa que se diz seguidora de Prabhupada e não se interessa em pregar, tem até um nome em sâncrito: krpana bhudir, que quer dizer; "aquele que tem inteligencia mesquinha".
Agora podemos perguntar: "Como uma pessoa que canta Hare Krishna, só come prasada e reverencia seu mestre todos os dias, pode ser uma pessoa mesquinha? Eu responderia, exatamente por isso, se ela tem um padrão de consciencia que lhe dá condição de ser feliz tanto materialmente quanto espiritulmente, mas que não se abala ao ver a humanidade sofredora; essa pessoa é o melhor exemplo de krpana bhudir.
E o que ele deve fazer? Primeiro, se na sua cidade não tem um templo, ela deve querer abrir um. Nesse templo deve ter diariamente o famoso sanduiche da ISKCON, que é o programa matutino, constando da aula do Srimad Bhagavatam ou Nectar da Devoção, ou ainda Caitanya Caritamrta durante o dia, todos devem se ocupar trabalhando de forma o mais consciente de Krishna possivel, e durante a noite, o Sundar Arati, constando da aula do Bhagavad-Gita.
Aos domingos, tem que haver o grande festival de domingo onde se dança e se toma prasada com as pessoas que se convidou durante toda a semana.
Essa é formula símples que Prabhupada deu para nós almas desafortunadas de kali-yuga para que possamos passar da  condiçao de pessoas mesquinhas, para a condição de magnanimos.

Jay Radhe! Jaya Krishna! Hari bol!
Visvaguru das