terça-feira, 8 de junho de 2010

Dharma - Adharma

No Bhagavad Gita 18.30,31,32, Sri Krsna explica Buddhi (compreensão) de acordo com os três modos da natureza material.

Modo da Bondade

"Ó filho de Prtha, esta compreensão pela qual se sabe o que deve ser feito e o que não deve ser feito, e o que se deve temer e o que não se deve temer, o que prende e o que liberta, está no modo da bondade." (buddhih sa partha sattviki)

Modo da Paixão

"Ó filho de Prtha, a compreensão que não pode distinguir entre religião e irreligião, entre acção que deve ser feita e acção que não deve ser feita, está no modo da paixão." (buddhih sa partha rajasi)

Modo da Ignorância

"A compreensão que considera a irreligião como religião e a religião como irreligião, que age sob o encanto da ilusão e da escuridão e se esforça sempre na direcção errada, ó Partha, está no modo da ignorância." (buddhih sa partha tamasi)

No significado deste último verso Srila Prabhupada explica:

"A inteligência no modo da ignorância sempre trabalha ao contrário do que devia. Aceita religiões que não são religiões e rejeita a verdadeira religião. Os homens que vivem na ignorância tomam uma grande alma por um homem comum e aceitam um homem comum como uma grande alma. Pensam que a verdade é inverdade e aceitam a inverdade como verdade. Em todas as actividades, eles sempre tomam o caminho errado; por isso, sua inteligência está no modo da ignorância."

Os quatro pilares do Dharma ou religião são austeridade, limpeza, misericórdia e veracidade. Estes quatro pilares estavam bem presentes em Satya Yuga.

No Srimad Bhagavatam 1.17.32, Srila Prabhupada explica:

"Os princípios da religião, ou seja, austeridade, limpeza, misericórdia e veracidade, como já apresentado anteriormente, devem ser seguidos pelos seguidores de qualquer fé. Não há necessidade de deixar de ser Hindu para ser Muçulmano ou Cristão ou qualquer outra fé e assim tornar-se um renegado e não seguir os princípios da religião. A religião do Bhagavatam estimula seguir os princípios religiosos. Os princípios da religião não são os dogmas ou princípios reguladores de uma determinada fé. Tais princípios reguladores podem ser diferentes em termos de tempo e lugar em causa. Uma pessoa deve ver se os objectivos da religião foram alcançados. Ater-se aos dogmas e as fórmulas sem atingir os verdadeiros princípios não é bom. Um Estado secular laico deve ser imparcial a qualquer tipo particular de fé, mas o Estado não pode ser indiferente aos princípios da religião como acima mencionado. Mas, na era de Kali, os chefes executivos do Estado serão indiferentes a tais princípios religiosos e, portanto, sob a sua égide os adversários dos princípios religiosos, como a ganância, mentira, engano e o roubo, manifestar-se-ão naturalmente, e assim não surtirá nenhum efeito a propaganda que pede para parar a corrupção do Estado."

No Bhagavad Gita, 4.7, Srila Prabhupada afirma:

"...O facto é que o Senhor não aparece apenas em solo indiano. Ele pode manifestar-Se em todo e qualquer lugar, e sempre que deseje aparecer. Em toda e qualquer encarnação, Ele fala sobre religião tudo aquilo que pode ser compreendido por um povo em particular sob suas circunstâncias específicas. Mas a missão é a mesma - conduzir as pessoas à Consciência de Deus e à obidiência aos princípios religiosos. Algumas vezes, Ele vem pessoalmente, e outras vezes Ele envia Seu representante genuíno sob a forma do Seu filho, ou servo, ou Ele mesmo advém em alguma forma disfarçada..."

Ainda que haja uma grande variedade de manifestações religiosas, neste mesmo significado Srila Prabhupada explica que "só o Senhor pode criar um sistema de religião".

Embora haja uma grande variedade de manifestações religiosas, todas devem estar unificadas:

1 - no Sanatana Dharma (servir à Deus),

2 - nos quatro princípios do Dharma (evitar a matança de animais, jogos de azar, sexo ilícito e intoxicação)

3 - e que o Dharma é dado única e directamente por Deus (dharmam tu saksad bhagavat-pranitam).

"O Vaisnava Dharma é o princípio religioso supremo, o dever ocupacional primordial de todas as entidades vivas.Todas as outras formas de sistema religioso suportam o Vaisnava Dharma ou pervertem-no.Quando estes sistemas religiosos suportam o Vaisnava Dharma, uma classe de transcendentalistas aceitam-nos, quando são pervertidos, eles são completamente rejeitados."

(Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura)

"Esqueça tal coisa como muitas religiões. Só existe uma única religião de verdade. Da mesma forma, só existe um Mestre Espiritual. A única religião é a religião da Alma.Tudo o mais é a religião do corpo ou da mente. De acordo com estas religiões existem muitas opiniões e modos de adoração. Elas não tem nada a ver com a religião da alma. A religião da alma é única sem uma segunda, e não contém nenhuma escassez de variedade. Não é aborrecida, mas é a propensão espontânea das almas espirituais puras, que são transcendentais a toda contaminação material."

(Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura)

Ou seja, pode e realmente existe uma grande variedade de manifestações religiosas. Mas quando uma determinada manifestação religiosa não segue um ou vários dos pilares do Dharma ou cria um sistema de religião especulado, afasta-se da unidade religiosa.

Por exemplo, aqueles que quizerem seguir o caminho Cristão são incentivados a fazê-lo, mas devem abandonar a matança de animais, de que somente através de Jesus Cristo poderemos ser salvos, a concepção de que Jesus Cristo é Deus, de que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados (este conceito foi criado por Paulo para conseguir mais seguidores), etc, etc..... Isto tudo não foi dado directamente por Deus ou Seu representante mas foi inventado ao longo do tempo.

Então quais foram realmente os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo? Nós sabemos que a Bíblia foi criada no Concílio de Nicéia 325 DC. Neste Concilio 318 pais da Igreja motivados por interesses políticos e despóticos a fim de satisfazer o imperador Constantino, elaboraram uma série de alterações. O conceito da divindade de Jesus Cristo foi fabricada, a reencarnação e o vegeterianismo foram excluidos e todo o entendimento dos evangelhos como era feito pelos Gnósticos e Arianos (seguidores do presbítero Ário de Alexandria) foi extinto.

É aceito por todos os historiadores que o Bispo Nicholas de Myra correu pela sala do Concilio e deu um soco num outro bispo da linha Ariana, ficando bem claro que aqueles que se opusessem sofreriam fisicamente. Desta forma a Biblia foi propagada por 1681 anos como "A Palavra Infalivel de Deus" pela força da espada e da semi laicidade.

De facto, mesmo actualmente, sempre que as Igrejas Cristãs assumem algum poder político interferem na propagação da Consciência de Krsna, como por exemplo, na Russia, Servia, Alemanha, EUA e mesmo na India.

Srila Prabhupada na Ciência da Auto Realização:

"O líder espiritual do movimento Hare Krsna reconhece aqui o Senhor Jesus Cristo como "o filho de Deus, o representante de Deus.. nosso Guru.. nosso mestre espiritual". Não obstante, tem algumas palavras duras para aqueles que atualmente declaram ser seguidores de Cristo..."

"Um pregador da consciência de Deus é um amigo para todos os seres vivos. O Senhor Jesus Cristo exemplificou isto ensinando: "Não matarás". Mas os cristãos gostam de interpretar mal esta instrução. Eles acham que os animais não têm alma, e por isso acham que podem livremente matar bilhões de animais inocentes nos matadouros. Então, embora hajam muitas pessoas que professem ser cristãs, seria muito difícil encontrar uma que siga estritamente as instruções do Senhor Jesus Cristo. Um Vaisnava fica infeliz de ver o sofrimento dos outros. Por isso, o Senhor Jesus Cristo concordou em ser crucificado — para livrar os outros do sofrimento deles. Mas seus seguidores são tão infiéis que tomaram a seguinte decisão: "Que Cristo sofra por nós, e nós continuaremos pecando".

Eles amam tanto a Cristo que pensam: "Meu caro Cristo, somos muito fracos. Não podemos abandonar nossas actividades pecaminosas. Então, por favor, sofre por nós". Jesus Cristo ensinou: "Não matarás". Mas agora seus seguidores decidiram: "Vamos matar mesmo assim", e abrem grandes matadouros modernos e científicos. "Se houver algum pecado nisso, Cristo sofrerá por nós". Esta uma conclusão muito abominável. Cristo pode aceitar os sofrimentos pelos pecados anteriores de seus devotos. Mas primeiramente eles têm de ser sensatos: "Por que deveria eu fazer Jesus Cristo sofrer por meus pecados? Vou parar com minhas actividades pecaminosas".

Suponhamos que um homem — o filho favorito de seu pai — cometa um assassinato. E suponhamos que ele pense: "Se eu tiver que ser castigado, meu pai poderá sofrer por mim". Acaso a lei permitirá isso? Quando o assassino for preso e disser: "Não, não. Soltem-me e prendam meu pai; eu sou seu filho predileto", acaso os policiais acederão ao pedido desse tolo? Ele cometeu o assassinato, mas pensa que seu pai deve sofrer o castigo! Acaso esta é uma proposta sensata? "Não. Você cometeu o assassinato; você tem de ser enforcado". De modo semelhante, quando você comete actividades pecaminosas, você tem de sofrer —e não Jesus Cristo. Esta é a lei de Deus."

No Tattva Viveka, Srila Bhaktivinoda Thakura explica como a Verdade Absoluta é diluida numa verdade relativa pelas almas condicionadas ao longo do tempo, ao afirmar que nenhuma pessoa inteligente irá aceitar as idéias de salvação através do nascimento, morte e ressurreição de Jesus como o Cristianismo sugere.

Texto e comentário do Tattva Viveka por Srila Bhaktivinoda Thakura como segue:

Texto 1.25

adi-jivaparadhadvai sarvesam dhruvam bandhanam
tathanya-jiva-bhutasya vibhor dandena niskrtih

"Alguns dizem que, devido ao pecado cometido pela primeira entidade viva, todas as outras entidades vivas estão presas no mundo material. Assim, Deus aceita punição a fim de libertar as entidades vivas."

Comentário

"Contemplando as virtudes e os vícios do mundo, alguns monoteístas moralistas chegaram à conclusão de que este mundo não é um lugar de prazer puro. Na verdade, os sofrimentos são mais do que os prazeres. Eles concluíram que este mundo é uma prisão para punir as Jivas. Se houver punição, então deve haver também um crime. Se não há crime, por que haveria punição? Qual o crime que as Jivas cometeram? Incapazes de responder adequadamente a esta questão, alguns homens com uma pequena inteligência conceberam uma idéia muito selvagem.
Eles disseram que Deus criou a primeira Jiva e mandou-a permanecer em um jardim agradável com a esposa. Ele foi proibido de comer o fruto da árvore do conhecimento. Seguindo o conselho de uma pessoa má, os primeiros seres comeram o fruto da árvore do conhecimento, desobedecendo as instrucções de Deus. Eles então cairam daquele lugar para um mundo cheio de miséria. Devido a sua ofensa, todos os seres vivos também são criminosos a partir da data de seu nascimento. Não vendo qualquer outra forma de eliminar esse crime, o próprio Deus tomou nascimento entre os seres humanos, aceitou todos os pecados daquelas Jivas que tomaram abrigo nEle, e então Ele morreu. Aqueles que não seguirem-No, cairão eternamente no inferno. Assim, Deus castiga a Si mesmo a fim de liberar as Jivas. Uma pessoa inteligente não pode encontrar sentido em nada disto."

Texto 1.26

janmato jiva-sambhavo maranante na janma vai
yat-krtam samsrtau tena jivasya phalam caramam

"Eles afirmam que a vida da Jiva começa no nascimento e termina com a morte. Após a morte, ela não nasce novamente. Quaisquer que forem as actividades que a Jiva tenha realizado, ela vai alcançar os resultados no final desta vida."

Comentário

"Para ter fé nesta religião misturada é preciso primeiro acreditar em idéias um pouco ilógicas - a vida da entidade viva começa no nascimento e termina com a morte. Antes do nascimento a Jiva não existia, e após a morte a Jiva deixará de residir no campo das actividades materiais. Também só os seres humanos têm consciência e outras criaturas não. Apenas aqueles com inteligência diminuta podem identificar-se com isto. Eles dizem que a Jiva não é espiritual por natureza. Por sua própria vontade o Ser Supremo criou as Jivas da matéria bruta. Por que as Jivas aparecem em situações muito desiguais? Estas pessoas não conseguem explicar. Porque uma Jiva nasce em uma casa cheia de miséria, e outra Jiva nasce em uma casa cheia de felicidade, outra Jiva nasce na casa de um devoto e um outro ser vivo nasce na casa de um ateu demoníaco? Porque uma Jiva nasce em um lugar onde está propensa a praticar bons actos, e tornar-se piedosa? Porque outra Jiva nasce em um lugar onde ele é encorajada a praticar actos pecaminosos e torna-se perversa? Eles não podem dizer porque. Desta forma, parece que Deus é irracional.

Por que eles consideram que os animais não têm consciência? Por que os pássaros e os animais não têm consciência como os seres humanos? Por que o ser humano só tem uma vida, e devido a suas acções nesta única vida alcança a vida eterna no céu ou então o inferno eterno? Aquele que crê em um Deus compassivo encontrará este sistema totalmente inaceitável."

Quando Sri Krsna diz "abandona todas as formas de religião e simplesmente rente-te a Mim", significa que devemos abandonar todas as manifestações religiosas que não sigam o Sanatana Dharma (servir à Deus), que não sigam os quatro princípios do Dharma e que não sigam o Dharma dado directamente por Deus.

Caso contrário não precisam ser abandonadas.

avatari' caitanya kaila dharma pracarana

kali-kale dharma - krsna-nama-sankirtana

"Nesta era de Kali, Sri Caitanya Mahaprabhu apareceu para propagar a religião da Consciência de Krsna. Portanto o cantar dos Santos Nomes do Senhor Krsna é o princípio religioso desta era." (CC Madhya 11.98)

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari