segunda-feira, 3 de maio de 2010

Progresso Espiritual

Esta é a força e poder extraordinários do Maha Mantra Hare Krsna. Por cantar com dedicação e humildade, qualquer um em Kali Yuga estará apto a estudar os Sastras, principalmente o Srimad Bhagavatam e tornar-se-á capaz de propagar o processo devocional amoroso da Consciência de Krsna.

No Sri Caitanya Caritamrta, Madhya Lila 22, Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu instrui pessoalmente Srila Sanatana Goswami na Ciência do Serviço Devocional.

Eis as instrucções do Senhor Gauranga:

TEXTO 64

śraddhāvān jana haya bhakti-adhikārī

’uttama’, ’madhyama’, ’kaniṣṭha’--śraddhā-anusārī

"Um devoto fiel é um candidato realmente elegível para o serviço amoroso ao Senhor. De acordo com a fé, uma pessoa é classificada como um devoto do mais alto nível, um devoto intermediário ou um devoto inferior."

Significado por Srila Prabhupada

"A palavra Sraddhavan (fiel), significa entender Krsna como o summum bonum, a verdade eterna e absoluta transcendencia. Se alguém tem plena confiança em Krsna e confiança nEle, torna-se elegível para executar serviço devocional confidencial. De acordo com a fé, uma pessoa é um devoto superior, intermediário ou inferior."

TEXTO 65

śāstra-yuktye sunipuṇa, dṛḍha-śraddhā yāṅra

’uttama-adhikārī’ sei tāraye saṁsāra

"Aquele que é perito em lógica, argumento e nas escrituras reveladas e que tem fé firme em Krsna é classificado como um devoto de nível superior. Ele pode liberar todo o mundo."

TEXTO 66

śāstre yuktau ca nipuṇaḥ

sarvathā dṛḍha-niścayaḥ

prauḍha-śraddho ’dhikārī yaḥ

sa bhaktāv uttamo mataḥ

"Aquele que é perito em lógica e compreensão das escrituras reveladas, e que sempre tem a firme convicção e fé profunda que não é cega, é considerado um devoto superior em serviço devocional."

Significado por Srila Prabhupada

Este verso aparece no Bhakti-rasāmṛta-sindhu (1.2.17) de Śrīla Rūpa Gosvāmī.

TEXTO 67

śāstra-yukti nāhi jāne dṛḍha, śraddhāvān

’madhyama-adhikārī’ sei mahā-bhāgyavān

"Aquele que não é muito perito em argumento e lógica baseados nas escrituras reveladas, mas que tem fé firme é considerado um devoto de segunda classe. Ele também deve ser considerado afortunado."

TEXTO 68

yaḥ śāstrādiṣv anipuṇaḥ

śraddhāvān sa tu madhyamaḥ

"Aquele que não sabe muito bem o argumento escritural, mas que tem fé firme é chamado um devoto intermediário ou de segunda classe."

Significado por Srila Prabhupada

Este verso aparece no Bhakti-rasāmṛta-sindhu (1.2.18).

TEXTO 69

yāhāra komala śraddhā, se ’kaniṣṭha’ jana

krame krame teṅho bhakta ha-ibe ’uttama’

"Aquele cuja fé é delicada e flexível é chamado de um neófito, mas de forma gradual após o processo, ele irá subir para a plataforma de um devoto de primeira classe."

TEXTO 70

yo bhavet komala-śraddhaḥ

sa kaniṣṭho nigadyate

"Aquele cuja fé não é muito forte, que está apenas começando, deve ser considerado um devoto neófito."

Significado por Srila Prabhupada

Este verso aparece no Bhakti-rasāmṛta-sindhu (1.2.19).

TEXTO 71

rati-prema-tāratamye bhakta--tara-tama

ekādaśa skandhe tāra kariyāche lakṣaṇa

"Um devoto é considerado superlativo e superior de acordo com seu apego e amor. No décimo primeiro canto do Srimad Bhagavatam, os seguintes sintomas foram verificados."

Significado por Srila Prabhupada

"Srila Bhaktivinoda Thakura declarou que se alguém desenvolveu a fé na Consciência de Krsna, ele é considerado um candidato elegível para um maior avanço na Consciência de Krsna. Aqueles que têm fé são divididos em três categorias Uttama, Madhyama e Kanistha (primeira classe, segunda classe e neófito). Um devoto de primeira classe tem a firme convicção nas escrituras reveladas e é especialista em argumentar de acordo com o Sastras. Ele está firmemente convencido da ciência da Consciência de Krsna. O Madhyama Adhikari ou devoto de segunda classe, tem a firme convicção da Consciência de Krsna, mas não pode apoiar a sua convicção citando referências Sastricas. O devoto neófito ainda não tem uma fé firme. Desta forma, os devotos são classificados.

O padrão de devoção é também classificado da mesma forma. Um neófito acredita que só o amor a Krsna, ou Consciência de Krsna é muito bom, mas ele pode não saber a base da Consciência de Krsna pura ou como alguém pode se tornar um devoto perfeito. Às vezes, no coração de um neófito há atracção por Karma, Jnana e Yoga. Quando ele fica transcedental e livre da actividade devocional mista, torna-se um devoto de segunda classe. Quando ele se torna perito em lógica e pode se referir aos Sastras, ele se torna um devoto de primeira classe. Os devotos também são descritos como positivo, comparativo e superlativo, em termos de seu amor e apego por Krsna.

Deve ser entendido que um Madhyama Adhikari, um devoto de segunda classe, está plenamente convencido da Consciência de Krsna, mas não pode suportar suas convicções com referência Sastrica. Um neófito pode cair pela associação com não devotos, porque ele não está firmemente convicto e firmemente situado. O devoto de segunda classe, mesmo que não possa apoiar a sua posição com referência Sastrica, pode tornar-se progressivamente um devoto de primeira classe, estudando os Sastras e associando-se com um devoto de primeira classe. No entanto, se o devoto de segunda classe não progride por se associar com um devoto de primeira classe, ele não faz nenhum progresso. Não há nenhuma possibilidade de que um devoto de primeira classe caia, embora ele possa misturar-se com não devotos para pregar. Convicção e fé aumentam gradualmente para fazer de um devoto um Uttama Adhikari, um devoto de primeira classe."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari