quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tudo ao mesmo tempo !!!

No "Ensinamentos do Senhor Caitanya", Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura diz:

"Quando você recita em voz alta os nomes de Sri Krsna, utilizando contas para determinar o número de vezes que eles são proferidos, todo o mal é conquistado; a letargia desaparece com seus defeitos concomitantes; e mesmo pessoas apáticas com uma natureza antagonista à Sri Hari serão forçadas a abandonar a zombaria. Aqueles que vieram para zombar terminarão rezando com você. O desejo de cantar manifesta-se pela pratica de ouvir."

Muito interessantes as seguintes palavras de Srimati Vaisnava Krpa Prabhvi:

"...No livro de bolso do estudante, do Ministério do Desenvolvimento Congregacional da ISKCON, existe um capítulo chamado “Seis formas de melhorar as relações”. Lá há o tópico “Compreendendo o indivíduo” que diz: “Gastar tempo para compreender a pessoa (especialmente por escutá-lo ativamente) significa muito para muitas pessoas. É a chave para compreender as necessidades da pessoa...”

"...Sobre o vizinho “demônio”, essa mesma devota também se aproximou dele e viu que ele era bem compreensível, mas por repetidas vezes já havia advertido aos devotos em relação ao barulho e já não agüentava mais dormir tarde por causa do festival de domingo e acordar às 4 da manhã com som de kartals, mrdangas etc. Graças a essa conversa, o templo fez alguns ajustes como retirar instrumentos no mangal arati (afinal era um templo urbano!) e acabaram fazendo amizade com o tal vizinho.

A mensagem do Senhor Caitanya deve ser transmitida sem dúvida. O ponto não é o que fazer e sim como fazer! Isso não significa que estamos sendo “moldados” e sim que é possível equilibrar nossas práticas, fazendo certos ajustes para que vivamos em harmonia com a sociedade. Afinal, ser flexível e ir “de porta em porta” (no seu sentido mais amplo) para ouvir ativamente, como no exemplo da devota acima, pode também ser uma excelente pregação!…”

Então podemos ter duas atitudes:

1 - Não nos importemos com os vizinhos, pois por ouvirem o Mangal Arati bem alto de madrugada irão se purificar.

2 - Implementar os ajustes citados acima (Mangal Arati suave e Guru Puja estrondoso) e assim conciliar a necessidade de propagar o Santo Nome com a necessidade de ser muito respeitoso e amigo para com os demais.

SB 6.2.19: "Se alguém, ignorando a potência de um certo remédio, toma este remédio ou é forçado a tomá-lo, o remédio agirá mesmo que esta pessoa não o saiba, porque a sua potência independe do grau de compreensão do paciente. Do mesmo modo, muito embora alguém desconheça o valor de cantar o Santo Nome do Senhor, quer ele cante consciente ou inconscientemente, o canto será muito eficaz."

Carta de Srila Prabhupada a Jagaddhatri e outras senhoras em 30 de Junho de 1975:

"...Eu mesmo fui agressivo vindo a seu país. Ninguém me convidou. Nem mesmo vocês, moços e moças, me convidaram. Mas, eu vim, e preguei agressivamente, e por isso agora vocês são meus discípulos..."

Srila Prabhupada bem sabia que os materialistas ficariam perturbados porque os devotos os abordavam, mesmo assim ele sancionou que eles "fossem agressivos em Sankirtana".

Mas para Prabhupada isso queria dizer apenas aproximar-se sem ser convidado, e de modo algum impor-se, incomodar alguém ou ser insensível.

Devemos encontrar o equilibrio correcto entre respeitar o livre arbítrio das pessoas e induzi-las a cantar e a comprar livros.

O grande distribuidor de livros Sriman Jaya Gurudeva Prabhu salienta:

"Srila Prabhupada dizia que se ele não tivesse sido agressivo nós não nos teríamos convertido para a Consciência de Krsna. Mas devemos ser agressivos com inteligência e devemos evitar agitar as pessoas. Srila Prabhupada dizia que se com nossa agressão os irritamos e elas vão embora sem cantar ou sem um livro, então somos estúpidos e grosseiros. Então devemos aprender a ser agressivos e bem-humorados e desapegados e amigos tudo ao mesmo tempo."

“Cuidado com o vizinho !!!, em:

www.bhaktirasayana.blogspot.com

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari