terça-feira, 13 de abril de 2010

Srila Jiva Goswami escreveu seis Sandarbhas e um deles intitula-se Paramatma Sandarbha.

Anuccheda 65

Texto 3

"...Nenhuma evidência concreta suporta a teoria de que os átomos que constituem o mundo material não são dependentes da Suprema Personalidade de Deus."

Texto 4

A idéia de que os átomos materiais são independentes da Suprema Personalidade de Deus é refutada por estas palavras (Srimad Bhagavatam 5.12.9):
"Pode-se dizer que as variedades surgem a partir do próprio planeta Terra. No entanto, embora o universo possa, temporariamente, parecer ser a verdade, em última análise, não tem existência real. A Terra foi originalmente criada por uma combinação de partículas atômicas, mas essas partículas são impermanentes . Na verdade o átomo não é a causa do universo, embora alguns filósofos pensem assim. Não é um facto que as variedades encontradas neste mundo material resultem da simples justaposição ou combinação atômica."

No significado deste verso do Srimad Bhagavatam, Srila Prabhupada explica:

"Aqueles que seguem a teoria atômica pensam que os prótons e elétrons dos átomos se combinam de tal forma de modo a manifestar toda a existência material. No entanto, os cientistas não conseguem descobrir a causa da existência atômica em si. Nestas circunstâncias, não podemos aceitar que o átomo é a causa do universo. Tais teorias são avançadas por pessoas sem inteligência. De acordo com a inteligência real, a verdadeira causa da manifestação cósmica é o Senhor Supremo. Janmady asya yataḥ: [SB 1.1.1] Ele é a causa original de toda a criação. Como indicado no Bhagavad-Gita (10.8): Aham sarvasya prabhavo mattah sarvam pravartate. Krsna é a causa original. Sarva karana karanam: Bs [. 5.1] Ele é a causa de todas as causas. Krsna é a causa dos átomos, a energia material.

bhumir apo'nalo vayuh
kham mano buddhir eva ca

ahankara itiyam me bhinna prakrtir astadha
(Bg. 7.4)

A causa final é a Suprema Personalidade de Deus, e somente aqueles em ignorância tentam descobrir outras causas por propor diferentes teorias."

Srila Prabhupada também explica (BG 15.13)

"...o Paramatma entra nos planetas, no Universo, na entidade viva e inclusive no átomo. Então devido a esse ingresso, tudo se manifesta apropriadamente."

Srila Jiva Goswami Ki Jaya !!!

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

"...os cientistas não conseguem descobrir a causa da existência atômica em si".

Isto porque a dimensão e constituição da Alma e da Superalma estão muito para além da capacidade de experiências empíricas como o LHC (Large Hadron Collider - Gigantesco Colisor de Hadrões (particulas subatômicas compostas)).

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari