No "Sri Bhakti Sandarbha", Srila Jiva Goswami oferece uma análise profunda e detalhada sobre as características intrínsicas (Svarupa Laksana) e marginais (Tatastha Laksana) de Bhakti.
Aropa Siddha Bhakti - empreendimentos que por natureza não são puramente constituídos de Bhakti. O executor de Aropa Siddha Bhakti impõe Bhakti sobre suas actividades, o que significa que ele está realizando uma actividade que não é um dos nove procesos de Bhakti (Navadha Bhakti), mas ele está a pensar que a sua actividade é Bhakti. Bhakti é atribuida ou superimposta (Aropita) a estas actividades ou empreendimentos.
Sanga Siddha Bhakti - é descrita no Srimad Bhagavatam 11.3.23, "Um discípulo sincero deve aprender a dissociar a mente de tudo o que seja material e positivamente cultivar a associação com o Mestre Espiritual e outros devotos santos." Desta forma executa-se serviço devocional estando associado aos devotos (Sanga) mas ainda sob a influência de Karma e Jnana.
Karma Misra (mistura) Bhakti e Jnana Misra (mistura) Bhakti.
Karma Misra Bhakti
É Bhakti misturada com Karma.
Sakama Karma Yoga - apegado ao resultado e ao serviço em si.
Niskama Karma Yoga - desapegado do resultado mas ainda apegado ao serviço em si.
Jnana Misra Bhakti
É Bhakti misturada com Jnana. Este tipo de Bhakti é misturada com o conhecimento da majestade de Deus e leva à realização de Narayana em Vaikuntha ou Krsna em Dvaraka.
Jnanis que através da associação com um grande devoto desistem do seu desejo de liberação (Sayujya Mukti) e fazem de Bhakti proeminente sobre Jnana em sua prática, podem alcançar a liberação devocional em neutralidade (Santa Rasa). Os quatro Kumaras são exemplos disso.
Svarupa Siddha Bhakti - ocupa-se nos nove tipos de serviço devocional sem mistura de Karma ou Jnana, e é quando o Senhor aparece directamente perante o devoto pela devoção pura e imaculada deste. No entanto, até um certo estágio, mesmo Svarupa Siddha Bhakti pode não ser pura e pode estar influenciada por Tamas, Rajas e Sattva.
Tamasika Svarupa Siddha Bhakti
"O serviço devocional executado por uma pessoa que é invejosa, orgulhosa, violenta e furiosa, e que é um separatista, é considerado, no modo da escuridão." SB 3.29.8
Rajasika Svarupa Siddha Bhakti
"A adoração das Deidades no Templo por um separatista, visando o desfrute material, fama e opulência, é devoção no modo da paixão." SB 3.29.9
Sattvika Svarupa Siddha Bhakti
"Quando um devoto adora a Suprema Personalidade de Deus e oferece os resultados de suas actividades, a fim de libertar-se do inebriamento de actividades fruitivas (busca a liberação e alcança Sayujya Mukti)), sua devoção está no modo da bondade." SB 3.29.10
No significado deste verso, Srila Prabhupada explica:
"O serviço devocional nos modos da ignorância, da paixão e bondade pode ser divididos em oitenta e uma categorias. Há diferentes actividades devocionais, tais como ouvir, cantar, lembrar, adorar, oferecer orações, prestar serviços e entregar tudo, e cada um deles pode ser dividido em três categorias qualitativas. Há o ouvir no modo da paixão, no modo da ignorância e no modo da bondade. Do mesmo modo, há o cantar no modo da ignorância, da paixão e bondade, etc. Três multiplicado por nove é igual a vinte e sete, e quando novamente multiplicado por três, torna-se oitenta e um. Deve-se ultrapassar todos esses serviços materialistas devocionais mistos, a fim de alcançar o padrão de serviço devocional puro."
SS Romapada Swami diz:
"Um devoto pode ter uma inclinação para um certo tipo de trabalho, tais como o ensino, negócios ou gestão, e pode se envolver em uma ocupação que se adapte a sua propensão enquanto se mantém desapegado dos resultados que são oferecidos no serviço à Krsna - isto é Niskama Karma Yoga, ou Karma Misra Bhakti. Em contraste, um praticante de Bhakti Yoga pura irá realizar seu trabalho, simplesmente para agradar Krsna - lembrar-se de Krsna durante a execução desta ocupação, e realizar esta ocupação de acordo com as instrucções de Krsna e do seu representante. Ele não está apegado a um determinado tipo de trabalho, mas está disposto a fazer qualquer serviço, sendo dirigido pelo Guru e Krsna."
Então em Bhakti Yoga pura nós nos aproximamos do Guru e das autoridades do Templo e pedimos algum serviço.
Se eles nos dizem para lavarmos o chão, fazê-mo-lo com grande alegria pois é para Krsna.
Se eles dizem para realizarmos o Kirtana, fazê-mo-lo com grande alegria porque é para Krsna.
Se eles dizem para darmos a aula, fazê-mo-lo com grande alegria pois é para Krsna.
No entanto, se somos nós que propomos um serviço particular que queremos oferecer, isto também é bom, mas é Karma Misra Bhakti.
Um devoto nunca busca reconhecimento pelo seu serviço. Ele sabe que se seu serviço não é reconhecido, isto é um arranjo de Krsna necessário para ele, e assim é completamente tolerante.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari