segunda-feira, 15 de março de 2010

Tirar uma pessoa das garras de Maya

Tradução por Sriman Mukunda Prabhu

Numa ocasião, alguns devotos foram enviados para abrir um centro de pregação na Bengala. Eles trabalharam dia e noite para o lugar tomar a aparência de um belo templo. Quando Srila Bhaktisiddhanta chegou para instalar as deidades, estava muito satisfeiro e perguntou sobre um brahmacari que havia trabalhado arduamente nos preparativos. Os discípulos disseram a ele, "Mestre, ele acabou se envolvendo com uma dama. Nós o repreendemos tanto por seu mau comportamente que ele foi embora."

Srila Bhaktisiddhanta respondeu, "Não quero abrir um centro de pregação aqui, nem mesmo instalar deidades. Neste mundo gastamos centenas de litros de sangue para tirar uma pessoa das garras de maya. Se esta pessoa comete algum erro, isto será corrigido por seu serviço a Deus, ao guru e aos vaishnavas, mas você o repreendeu e ele foi embora. Não quero abrir um centro aqui. Procure-o e traga-o a mim; caso contrário, irei embora.

Os discípulos ansiosos começaram a procurar pelo brahmacari. Madhava Maharaja, que nesta ocasião era Hayagriva Brahmacari, encontrou o brahmacari desgarrado, pediu desculpas e pediu que retornasse.

O brahmacari, chorando, disse, "Eu estava trabalhando aqui, numa fábrica de relógios, mas não estava realmente satisfeito. Queria voltar, mas estava pensando envergonhado, 'com que cara vou voltar?'. Então, não voltei." Ele, então, chorando ainda, voltou às pressas para

Srila Bhaktisiddhanta considerando- o mais misericordioso que o próprio Krishna e todos os seus anarthas foram lavados de uma só vez.  Bhaktisiddhanta disse aos seus discípulos, "A moral disso tudo é que não devemos criticar quem quer que seja, devoto ou até mesmo uma pessoa mundana." Então, citou um shloka:

"A Suprema Personalidade de Deus disse: A pessoa não deve louvar ou criticar a natureza condicionada ou as atividades de outra pessoa. Com efeito, deve-se ver este mundo, simplesmente, como uma combinação da natureza material e as almas desfrutadoras em relação à Verdade Absoluta. Qualquer um/uma que se envolver em louvar ou criticar as qualidades e comportamento materiais de outros, rapidamente, ficará desviado de seu próprio e melhor interesse devido ao seu envolvimento nas dualidades da ilusão." (S.Bhag. 11.28.1-2)

Bhaktisiddhanta continuou: "Tirar uma pessoa das garras de maya é muito, muito difícil. Se o desejo sexual ou qualquer outro apego estiver presente no coração da pessoa, tal anartha irá embora rapidamente se ele/ela estiver praticando japa, lembrando e ouvindo Hari-katha (tópicos sobre Deus). Sejam muito cuidadosos. Não falem mal de devotos ou não devotos. Primeiramente, olhe para a sua própria condição e tente purificar a si mesmo/a. Há alguma luxúria em você? Há algum kutinati (fingimento) em você ou não? Preocupe-se com isso; não se preocupe com os outros. Shri guru e o Senhor Krishna são os responsáveis. Se você não puder fazer algo para ajudar, então não tem direito de criticar."