quinta-feira, 18 de março de 2010

Degradação da Cultura Védica

Originalmente, ou em eras passadas somente existia Bharata Varsa que é o que conhecemos hoje como o mundo todo.
No SB 2.4.18, Srila Prabhupada explica acerca de diferentes povos que estavam espalhados pelo mundo todo e que abandonaram a Cultura Védica.
Por exemplo, os Pulindas eram Ksatriyas que abandonaram a cultura Brahminica e tornaram-se Mlecchas (os Gregos).
Os Hunas (Europeus e Russos) mais tarde absorveram o legado Mleccha Grego.
Os Yavanas (Turcos) abandonaram a cultura Brahminica e tornaram-se Mlecchas.
Os Khasas (Chineses) também são incluídos bem como os Kiratas que as vezes Prabhupada também chama de Nisadas (presente Africa).
Originalmente, antes de Kali Yuga somente existia um reinado e uma religião e cultura: a Védica.
No entanto, com o começo de Kali Yuga a religião, entre outras coisas começou a deteriorar-se.
Sringi, o filho do Brahmana, amaldiçoou o grande Pariksit Maharaja e começou toda a degradação.
SB 1.18.45: "Nesta altura o povo em geral vai falhar sistematicamente o caminho de uma civilização progressista em relação aos compromissos qualitativos das castas, das ordens da sociedade e as injunções Védicas."
O seis sistemas de Filosofia Védica (Nyaya, Vaisesika, Sankhya, Yoga, Karma Mimansa e Vedanta) que apresentavam um sistema unificado de entendimento dos Vedas, com o advento de Kali Yuga, seus diferentes seguidores dividiram-se e começaram as contendas.
Também surgiu o Budismo (que é ateísta e contra os Vedas), o Impersonalismo (Sankara) e o Sahajyanismo.

Também surge a adoração aos semideuses.

No Harinama Cintamani ao explicar a segunda ofensa ao Santo Nome, Srila Bhaktivinoda Thakura explica:

"Devido ao advento de Kali Yuga e a contaminação
Mayavada, as pessoas desconsideram a posição suprema do Senhor Visnu e
adoram os semideuses independentemente dEle.

Pode-se, no entanto, adorar os semideuses como gunvataras,
saktyavesvataras ou como servos do Senhor Visnu. Ninguém é
independente do controle de Visnu, pois Ele é o supremo
controlador e mestre de todas as energias. Semideuses como Siva,
Brahma, Ganesha e Surya foram investidos com as 
potências do Senhor. Assim, eles são poderosos. O Senhor Supremo é
um, o resto são Suas energias."


O impersonalismo é muito antigo (4 Kumaras e Sukadeva Goswami), mas Sankara (encarnação de Siva) propagou que o impersonalismo era a única forma de realizar a Verdade Absoluta (no entanto a Verdade Absoluta pode ser realizada como Brahman, Paramatma e Bhagavan). Também propagou os Agama Sastras (Tantras) especulativos (Brahma Samhita 5-45) tanto de direita como de esquerda (Vamacara e Daksinacara).
Também surgiram as diferentes religiões Abrahamicas (Judaismo, Islamismo e Cristianismo), que embora sendo Teístas (neste sentido Védicas) apresentam um processo incompleto e não científico de auto realização (devido a Kali Yuga), e por isto são classificadas de religiões dos Yavanas e Mlecchas.
Então tudo isto ocorre em Kali Yuga. Em outras eras não ocorre nada disto e está tudo unificado. No entanto, nesta era degradada também surge Sri Caitanya Mahaprabhu e dissemina o cantar dos Santos Nomes e a filosofia perfeita de Acintya Bheda Abheda.
Uma era dourada de 10.000 inicia em Kali Yuga e após esta era dourada as coisas começam a degradar-se de forma gradual e imparável até o advento de Kalki Avatara.
SB 12.2.1: Sukadeva Goswami disse: "Então, ó rei, a religião, a veracidade, a limpeza, a tolerância, a misericórdia, a duração da vida, a força física e a memória vão diminuir dia após dia por causa da poderosa influência da era de Kali."
No significado, em relação a religião, os discípulos de Srila Prabhupada explicam:
"No mundo ocidental, os teólogos foram incapazes de apresentar cientificamente as leis de Deus, ou, de facto, o próprio Deus e, portanto, na história intelectual ocidental uma rígida dicotomia surgiu entre teologia e ciência. Na tentativa de resolver este conflito, alguns teólogos concordaram em modificar suas doutrinas de modo a conformar não só para com os factos científicos provados, mas mesmo para com especulações pseudocientíficas e hipóteses, que, embora não comprovadas, hipocritamente são incluídas no domínio da "ciência". Por outro lado, alguns teólogos fanáticos ignoram completamente o método científico e insistiem na veracidade do seus dogmas antiquados e sectários.
Assim, destituídos da sistemática teologia védica, a ciência material passou para o domínio destrutivo do materialismo bruto, enquanto que a filosofia ocidental especulativa descambou para a superficialidade da ética relativista e análise lingüística inconclusivas. Com muitas das melhores mentes ocidentais dedicadas à análise materialista, naturalmente grande parte da vida religiosa ocidental, separada da corrente intelectual, é dominada pelo fanatismo irracional de cultos misteriosos e místicos não autorizados. As pessoas tornaram-se tão ignorantes acerca da ciência de Deus que muitas vezes incluem o Movimento da Consciência de Krsna nesta variedade ímpar de tentativas fantasiosas de teologia e religião. Assim, o Dharma, ou a religião verdadeira, que é a rigorosa e consciente obediência à lei de Deus, está diminuindo."
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari