Sri Gaura Purnima (Lua Cheia Dourada) Maha Mahotsava Ki Jaya !!!
Rasaraja Mahabhava Sri Gaurasundara Ki Jaya !!!
Todas as glórias sejam para Srila Prabhupada !!!
No Srimad Bhagavatam 1.3.26 "Krsna, a Fonte de Todas as Encarnações", Srila Prabhupada diz:
"O Senhor Krsna e o Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu não são, portanto, encarnações, mas a fonte original de todas as encarnações..."
No Caitanya Caritamrta Adi 1.6, Krsnadasa Kaviraja Goswami diz:
"Desejando entender a glória do amor de Radharani, as qualidades maravilhosas nEle que só Ela aprecia graças ao amor dEla, e a felicidade que Ela sente ao compreender a doçura do amor dEle, o Supremo Senhor Hari, ricamente dotado com as emoções dEla, apareceu no ventre de Srimati Saci Devi, assim como a Lua aparece do Oceano."
Por SS Gaura Govinda Swami
"No Adi Lila, décimo capítulo do Sri Caitanya Caritamrta, Srila Kaviraja Gosvami deu uma descrição das muitas expansões da árvore de Caitanya, os ramos e os sub-ramos. Então, todos esses muito queridos devotos íntimos de Sri Caitanya Mahaprabhu conhecem Gauranga Mahaprabhu e conhecem Krsna. É dito no Gaura Ganoddesa Dipika como a maioria deles estavam em Krsna Lila, Vraja Lila. A maioria deles eram Sakhis, Manjaris e alguns estavam em Sakhya Rasa, a amizade, como Abhirama. Todos elesparticiparam tanto em Krsna Lila como em Gaura Lila. Eles são os associados de Krsna e os associados de Gaura, porque não há nenhuma diferença entre Gaura e Krsna. Existe alguma diferença? Não. Krsna é Gaura e Gaura é Krsna, assim Krsna Lila é Gaura Lila e Gaura Lila é Krsna Lila. Em Tattva eles são os mesmos. Mas ... apenas uma diferença está la. Em Gaura os dois corpos de Radha e Krsna estão combinados juntos, esta é a única coisa, nada mais.
radha-purna sakti,krishna-purna-saktiman
dui vastu bheda nai, sastra-paramana
radha-krishna aiche sada eka-i svarupa
lila-rasa asvadite dhare dui-rupa
(Caitanya-Caritamrta Adi 4 .96,98)
Não há diferença entre a energia e o energético, shakti-shaktiman abhina. Portanto, não há diferença entre Radha e Krsna. Radha é Purna Shakti e Krishna é Purna Shaktiman, portanto, não há diferença, mas, lila rasa asvadite dhare dui rupa, para saborear a doçura dos passatempos dois corpos estão lá, Radha e Krishna, caso contrário, eles são um.
Assim, em Vraja Lila existem dois corpos, Radha e Krsna, Vishaya e Ashraya. Mas sob a forma de Gauranga Eles são um. Radha e Krsna combinados. Krsna assumindo o humor e a tez de Radharani aparece e este é Gauranga. Este é o Tattva, e isso é um Tattva muito profundo e confidencial. Narahari Sarkara disse:
chaitanya bhakti-naipunya
krishnas tu bhagavan svayam
tayo prakasa dekatra
krishna caitanya-ucyate
Caitanya é Krsna e Krsna é Caitanya, não há diferença, mas em Caitanya uma coisa é acrescentada, que é Bhakti Naipunya. Quando Krsna vem e assume o humor de um Bhakta, Ele é Caitanya. Mas sem o humor de uma Bhakta é Krsna. Assim Caitanya significa, Caitanya Bhakti Naipunya.
Krsna é a Verdade Absoluta, advaya-tattva-jnana, a Verdade Suprema, parama tattva. E assim é Caitanya, também advaya-tattva, mas uma adição esta lá, que é Bhakti Naipunya, "O limite último de bhakti", Prema Bhakti. Se Prema Bhakti é adicionado à Krishna, este é Caitanya. Portanto Sacinandana Gauranga é a Suprema Verdade Absoluta, Parama Tattva, Bhagavan, mas com Bhakti Naipunya adicionado a ele. Isso é Gauranga e na forma de Gauranga você vai encontrar duas coisas combinadas. Quais são estas coisas? Sambhoga e Vipralambha. Estas duas coisas combinadas são Gauranga. E isso é Bhakti Naipunya, "O limite último de Bhakti."
O Fluxo Transcendental
Assim, o Sadhya, o fim que é Prema, isto é Bhakti Naipunya, que significa Prema Bhakti. Se esse Prema Bhakti é adicionado à Krsna, isto é Gauranga, nada mais. E dessa forma Gauranga você vai encontrar estas duas coisas opostas colocadas juntas. Isso Sambhoga e Vipralambha, nós dizemos Viruddhita, coisas opostas colocados juntos. Isso você só vai encontrar na forma combinada de Radha e Krsna, que é Gauranga. Caso contrário, você nunca vai encontrá-lo em qualquer outro lugar, só em Gauranga. Mas em Vraja, você vai encontrar essas duas coisas combinadas? Não, não é possível, porque em Vraja Lila dois corpos estão lá, Krsna e Radha. E em Vraja Lila, o fluxo desta Lila, que é como o fluxo de um rio. Como um rio tem duas margens, do mesmo modo, o fluxo de Vraja Lila tem dois aterros, que é Sambhoga e Vipralambha. O aterro da união e o aterro de separação, tente entender. Assim, no aterro da união tanto Radha e Krsna saboream a doçura da união. No aterro da separação ambos Radha e Krsna saboream a doçura da separação. É mencionado no Ujjvala Nilamani que no aterro da separação o desfrute desta doçura, Viraha Rasa, é de quatro tipos. Purva Raga, Mana, Prema Vaicchitya e Pravnsa, estas palavras específicas. Basta ouvi-lo, quando você começar a ler e ouvir o Ujjvala Nilamani você pode ver que Rupapada deu explicações elaboradas. Assim, quatro tipos de desfrute estão lá, e da mesma forma no aterro da união existem quatro tipos de desfrute. Isso é Samhksipa, Sankirna, Sampanya e Samriddhimana. Este Caitanya Caritamrta é o estudo de pós-graduação assim que tudo irá surgir; Ujjvala Nilamani, Vidagdha Madhava, Bhakti Rasamrta Sindhu, todos esses livros irão surgir.
Assim Samhksipa, Sankirna, Sampanya e Samriddhimana isto é no aterro da união e que tem ligação com o outro aterro. Primeiro vem Samksipa que é saboreado após o primeiro tipo correspondente em Viraha Tattva, que é Purva Raga. Primeiro Viraha e então Milana, Sambhoga e similarmente Sankirna são experimentados após Mana Viraha. Então Sampanya é experimentado após Prema Vaicchitya Viraha. E Samriddhimana é experimentado após Pravasa Viraha. Isto é só para ter uma idéia dos quatro tipos de desfrute em cada aterro. Estas são duas coisas opostas, Sambhoga e Vipralambha, união e separação. E esses dois são necessários caso contrário não haveria nenhuma questão do fluxo destes passatempos transcendentais amorosos conjugais. Eles estão sempre lá, e eles são necessários caso contrário, se estes dois não estavessem lá como haveria fluxo, como haveria movimento.
Dois Opostos em um Recipiente
Você tem duas pernas, uma perna direita e outra perna esquerda e você está se movendo, como o pássaro tem também duas asas, da direita e da esquerda e voa. Assim, da mesma forma que há os dois Sambhoga e Vipralambha, dois aterros para o fluxo de Lila em Vraja está lá.
Outra coisa que está lá. Nas margens de Sambhoga há Sukha, felicidade. União significa felicidade. Nas margens de Vipralambha, Viraha, há uma dor aguda, a dor da separação. O calor intenso está lá e Vilapa, o choro também está lá. E essas duas coisas separadas estão eternamente lá em Vraja. Mas elas não estão em um recipiente, eles estão separadas em dois aterros. Mas em Navadvipa ou Gaura Lila estas duas estão contidas em um único pote. União e separação. Gaura, pois é a combinação, união de Radha e Krsna, e Ele também, ao mesmo tempo aceita Vipralambha Bhava, sentindo as dores da separação de Krsna. Dois opostos estão em um recipiente, este é o Tattva aqui.
Ashraya e Vishaya. Krishna é o Vishaya e Radha é o Ashraya e em Vraja eles são eternamente Vishaya e Ashraya, assim, o fluxo de Lila está acontecendo. Mas em Gaura, Ashraya e Vishaya estão combinados juntos. Dois opostos, união e separação combinados em um unico recipiente, e este é o Tattva. Em um recipiente, ekadi karana, dois opostos juntos é Acintya, inconcebível. Nós não podemos conceber isto.
Vraja Vilasa
Mas uma pergunta está lá. Em Vraja Lila, união e separação não podem ser colocados juntos, eles tem lugar em separado, e não em conjunto. Mas em Gaura Lila você irá encontrá-los em conjunto, dois opostos estão lá. Isso é maravilhoso e muito misterioso, mas Rupapada diz:
"Não é um facto que em Vraja Vilasa estes dois nunca fiquem juntos. Está lá, mas nem sempre e não em toda parte. Em alguns casos especiais, por um momento fugaz, um período muito curto, está lá." Rupapada mostrou istos e os devotos apreciam isto. Rupa Gosvami mostrou isto nos dramas Vidagdha Madhava e Lalita Madhava. É Vaicchitya Prema, isso significa que a pessoa sente separação na união. Se alguém sente separação na união, isto é Vaicchitya Prema, e você vai encontrar este PremaVaicchitya no Vidagdha Madhava e Lalita Madhava. Esses dois opostos estão lá, a união e o sentimento de separação também estão lá juntos, por um momento muito curto.
O Zangão
Vou dar um exemplo do Vidagdha Madhava.
Nas margens do Yamuna tanto Radha quanto Govinda estavam lá e estavam a jogar, na margem do Yamuna. Então Vrindadevi veio com duas flores de lótus em suas mãos para decorar as orelhas de Radharani. Assim Vrindadevi veio com esses dois ornamentos para as orelhas e deu-lhes à Krsna. Krsna levou-os com muito prazer, com um rosto sorridente e ia colocá-los nas duas orelhas de Radharani. Naquele momento percebeu-se que, pundarika kose canchorika vartate. Esta é a linguagem de Rupapada em que o drama Vidagdha Madhava. Um zangão preto estava lá no verticilo do lótus. Então Krsna, quando estava indo para colocar esses dois lótus nas duas orelhas de Radharani, Radharani percebeu isso. Então Radharani disse,
"Ei zangão, sai daqui!"
Então este zangão que saiu do lotus, pensando que o rosto de Radharani era outro lótus, foi lá.
Radharani diz, "Ei! saia, saia!" Movendo Sua mão. Em seguida, o zangão também pensou que a palma da mão de Radharani era um lótus, e Radharani disse: "Este zangão estúpido, debochado, desavergonhado não vai embora, sai daqui, sai daqui"
Com o canto do seu Sari Ela tentou expulsá-lo. Radharani ficou temerosa pelo zangão não ir embora. Naquele momento Madhumangala veio e espantou o zangão para longe com uma vara.
Então ele voltou e disse, "ma hu su ana".
Madhumangala disse isto neste idioma específico. A menos que você compreenda essa linguagem não poderá saborear isto.
'Madhusudhana" significa o quê? "Madhusudhana" tem dois significados. Um significado é abelha e o outro significado é Krsna. E assim o que disse Madhumangala significa abelha, mas o que Radharani entendeu foi Krsna. Tente seguir a língua, isto é uma coisa maravilhosa, caso contrário, você não pode saborear isto. Você não pode saboreá-lo a menos que compreenda essa linguagem.
"Ma hu su ana / madhusudhana, ' tira hade, desapareceu."
Assim Madhumangala apontou para o zangão "O zangão foi embora."
Mas o que Radharani entendeu é que Krsna tinha ido embora. Madhusadhana também significa Krsna, "Krishna foi-se.
E logo que Radharani ouviu isto, Ela disse, "Handi handi, kahin kadana madhusudhana".
Radharani falou assim, este é o drama.
"Ai, ai! Para onde foi Madhusudhana, Krsna? Ooh!"
Krsna estava lá, mas ela começou a chorar, chorar, "0h!, para onde foi Madhusudhana? Por que Krsna dos olhos de lótus deixou-me sozinha aqui na floresta de Vrndavana, nas margem do Yamuna? Por que Ele fez isso? Ai de mim!" E ela começou a chorar, chorar, embora Krsna estivesse lá. Este é o Prema muito maravilhoso chamado Vaicchitya Viraha. A amante e o amado estão ambos lá, mas eles estão sentindo as dores da separação, isto é Prema Vaicchitya. Então Krsna disse, "sarvani baja smitan karoti", e Ele mandou todos embora, Vrindadevi e Madhumangala e sorriu. Ele apenas sorriu e disse: "Oh Radhe!"
Maravilhosa e Misteriosa
Este é o Prema muito maravilhoso Vaicchitya Viraha e esta no Vidagdha Madhava. Muitos exemplos estão lá. No Lalita Madhava você vai encontrar Candravali Labhah e também uma outra, Nava Vrndavana Sangamah. Também Purnamanarathah, tantas coisas que estão lá no Lalita Madhava. E Rupapada escreveu sobre este Prema Vaicchitya Viraha, isso significa que, embora Radha e Krsna estejam lá juntos, eles estão sentindo as dores da separação, por um curto período de tempo. E isso é só em ocasiões especiais, nem sempre e não em toda parte. Isso não pode estar lá em Vraja, mas em Gaura Lila ele está sempre lá. As duas coisas opostas são colocadas em um único recipiente, que é Gaura. Vipralambha e Sambhoga. Uma Lila muito misteriosa, o Tattva de Gaura Lila. Caso contrário, você não pode encontrá-lo em qualquer outro lugar onde esses opostos são colocados juntos.
Tais Lilas maravilhosas, são muito misteriosas e inconcebíveis. Esta Gaura Tattva é um Tattva muito profundo e confidencial. É o mais alto e muito, muito confidencial. Por isso, é dito ser o estudo de pós-graduação e apenas os alunos da classe de pós-graduação podem compreender, caso contrário, ninguém pode entender. Portanto, este curso esta lá, e duas palestras são dadas todas as semanas. Qualquer um pode vir e ouvir, apenas ouvir, mas se ele não é um estudante desta classe de pós-graduação não poderá entender. Enfim, sente-se e deixe isto tocar o seu ouvido, pois isto será benéfico. Chegará o tempo em que você poderá entender, e no seu coração você deve chorar por isso,
kabe ha'be bolo se-dina amar.
"Quando esse dia auspicioso virá na minha vida que eu possa compreender estas coisas, e possa saborear isto? Ficarei em êxtase, dançarei, rolarei no chão, derramarei lágrimas e ficarei tomado por este Bhava, afogado e embriagado".
Você deve se sentir assim, chorar, chorar! Portanto, falamos dessas coisas, apenas para colocá-los em tal condição de choro."
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari