terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

É directamente o corpo do Senhor Krsna

Srila Prabhupada salienta:

"A adoração no Templo é uma das funções de um devoto. É especialmente recomendada para neófitos, mas aqueles que são avançados não devem abster-se de adoração no Templo. Há uma diferença na maneira de um neófito e de um devoto avançado apreciar a presença do Senhor no Templo.
Um neófito considera a Arca Vigraha (a estátua do Senhor) como sendo diferente da original Personalidade de Deus; ele considera que é uma representação do Senhor Supremo, sob a forma de uma Deidade. Mas um devoto avançado aceita a Deidade no Templo como a Suprema Personalidade de Deus. Ele não vê qualquer diferença entre a forma original do Senhor e a estátua, ou a forma Arca do Senhor, no Templo. Esta é a visão de um devoto cujo serviço devocional está no mais alto estágio de Bhava, ou amor à Deus, ao passo que a adoração de um neófito no Templo é uma questão de dever rotineiro." (SB 3.29.16)

Todos conhecem o passatempo de como Gopala Battha Goswami queria ter uma Deidade para adorar, visto que todos os outros Goswamis tinham suas Deidades pessoais, e Krsna manifestou-se de uma Salagrama Sila como Sri Sri Radha Ramana para satisfazer o desejo de Seu devoto puro. É uma Deidade auto manifesta cuja perfeição e beleza são impressionantes.

Todos os Goswamis estavam absortos em Nama Bhajana do Santo Nome e ao mesmo tempo tinham uma Deidade pessoal que adoravam no humor de Bhava Seva descrito por Prabhupada acima.

O Vaisnava Sarvabhauma (o líder dos Vaisnavas), Srila Jagannatha Das Babaji Maharaja apesar de não poder andar nos seus últimos anos, ainda assim diariamente prestava mil reverências à sua Deidade Giridhari, até o último dia de sua vida. Com grande sentimento dizia: "Não posso viver sem minha Deidade."

Todas as glórias a Deidade de Radha Govinda, o tesouro do coração de Srila Rupa Gosvami .

Todas as glórias a Deidade de Radha Madana Mohana, o tesouro do coração de Srila Sanatana Gosvami.

Todas as glórias a Deidade de Radha Damodara, o tesouro do coração de Srila Jiva Gosvami.

Todas as glórias a Deidade de Radha Ramana, o tesouro do coração de Srila Gopala Bhatta Gosvami.

Todas as glórias a Deidade de Radha Giridhari, o tesouro do coração de Srila Raghunatha Das Gosvami.

Ao contrário dos outros Goswamis, Srila Raghunatha Battha Goswami não tinha uma Deidade pessoal, pois ele considerava o Srimad Bhagavatam como sua Deidade adorável e derramava lágrimas de amor ao recitá-lo.

"O Senhor Caitanya adorava uma Govardhana Sila. As vezes Ele punha a Govardanha sob Seu coração, as vezes sob Seus olhos. As vezes o Senhor com Seu nariz cheirava a Deidade ou então punha sob Sua cabeça.

A Deidade do Senhor Caitanya estava sempre humedecida pelas lágimas de amor. Ele costumava dizer: "Esta Govardhana é directamente o corpo do Senhor Krsna." (Cc Antya 6)

O Padma Purana adverte-nos que não devemos considerar a Deidade de Salagrama Sila como uma pedra, que não devemos considera o Mestre Espiritual como uma pessoa ordinária, que não devemos ver um Vaisnava que prega o culto de Bhakti por todo o mundo como pertencente a uma divisão material da sociedade.

O processo de cantar e propagar os Santos Nomes do Maha Mantra Hare Krsna combinado juntamente com a adoração à Deidade do Senhor irão rapidamente nesta Kali Yuga levar-nos ao último estágio de serviço devocional pessoal à Krsna em Raganuga Bhakti Sadhana.

O processo da Consciência de Krsna é maravilhoso !!!

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari