Os passatempos da Suprema Personalidade de Deus são Buddhira Agocara, além da nossa capacidade de compreensão e inteligência. CC Antya 8-95
Influenciado por idéias Mayavadis, Ramacandra Puri havia criticado seu Mestre Espiritual Madhavendra Puri e foi rejeitado por este, e assim desenvolveu a tendência de encontrar faltas nos outros. CC Antya 8-26,27.
No entanto, as vezes pode acontecer o contrário. O Mestre Espiritual pode ser influenciado por idéias Mayavadis e materialistas e assim o discípulo é que pode rejeitá-lo como descrito no Sri Krsna Bhajanamrta.
Neste passatempo específico Sri Caitanya Mahaprabhu não considerou as ofensas de Ramacandra Puri por considerá-lo Seu Mestre Espiritual e para demonstrar para o próprio Ramacandra Puri que ao ofender o Mestre Espiritual iremos ofender em consequencia a Pessoa Suprema e o serviço devocional. CC Antya 8-100
Mas depois que Ramacandra Puri deixou Jagannatha Puri o Senhor Caitanya voltou a tomar "altos bloques de Prasada". CC Antya 8-98
O Senhor Caitanya é a própria Suprema Personalidade de Deus que aparece como um devoto. E assim dá o exemplo de como um devoto deve actuar.
Um devoto é muito tolerante no que diz respeito a ofensas pessoais que recebe contra si.
Um devoto é bastante intolerante no que diz respeito a ofensas que são cometidas contra outros Vaisnavas ou contra o Sidhanta de Bhakti.
Embora as vezes um Vaisnava demonstre intolerância e "ira transcedental" nestes casos de ofensas a outros Vaisnavas e ao Sidhanta, e embora suas palavras sejam bastante fortes, nós sabemos que seu coração é suave como a manteiga.
Mas o melhor mesmo é deixar esta "ira transcedental" somente para os Maha Bhagavatas e não para aqueles influenciados por Rajas e Tamas.
Ou seja, na presença de um ofensor devemos fazer três coisas, exatamente nesta ordem:
1 - Da forma mais gentil e educada possível demonstrar de acordo com Guru, Sastra e Sadhu o ponto em questão.
2 – Abandonar o corpo.
3 - Abandonar o local.
"Há três modos de tratar de tais insultos. Caso se ouça alguém blasfemando com palavras, deve-se ter a habilidade de poder, com argumentos, derrotar o opositor. No caso de não ser capaz de derrotar o opositor, a proxima medida a tomar é não ficar ali submissamente parado, mas sim abandonar a vida. Toma-se o terceiro processo se há impossibilidade de se executar os dois processos supramencionados; este terceiro processo prescreve que se deve deixar o local e ir-se embora. Se um devoto não realiza nenhum dos tres processos supramencionados, ele cai de sua posição de devoção." (Néctar da Devoção – Cap 9)
Vosso servo
Prahladesh Dasa