No Bhagavad Gita, Sri Krsna diz:
"Mesmo que alguém cometa acções das mais abomináveis, se estiver ocupado em serviço devocional deve ser considerado santo porque está devidamente situado em sua determinação." Bg 9.30
No significado, Srila Prabhupada explica:
"Portanto, quem está em consciência de Krsna e com determinação ocupa-se no processo de cantar Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare/Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare deve ser considerando como estando na posição transcendental, mesmo que fortuita ou casualmente ele caia.As palavras sadhur eva, "ele é santo", são muito enfáticas. Segundo esta advertência aos não devotos, não se deve zombar de um devoto só por causa de uma queda acidental; ele ainda deve ser considerado um santo, mesmo que tenha acidentalmente caído.E a palavra mantavyah dá ainda maior ênfase.Se a pessoa não seguir esta regra e zombar da queda acidental do devoto, então, estará desobedecendo à ordem do Senhor Supremo.A única qualificação do devoto é estar firme e exclusivamente ocupado em serviço devocional.No Nrsimha Purana, há a seguinte afirmação:O significado é que mesmo que alguém se ocupe por completo no serviço devocional ao Senhor e às vezes cometa actos abomináveis, tal atitude deve ser considerada como as manchas da Lua, que se assemelham à forma de um coelho.Estas manchas não impedem a difusão do luar.Da mesma forma, o facto de um devoto acidentalmente sair do caminho do caráter santo não o torna abominável...
...Por outro lado, não se deve interpretar que um devoto no serviço devocional transcendental pode agir de todas as maneiras abomináveis; este verso refere-se apenas a um acidente devido ao forte poder das ligações materiais.O serviço devocional é mais ou menos uma declaração de guerra contra a energia ilusória.Enquanto não se for bastante forte para combater a energia ilusória, poderá haver quedas acidentais.Mas quando o devoto é bastante forte, ele deixa de sujeitar-se a estas quedas, como já se explicou.Ninguém deve se aproveitar deste verso para cometer tolices e achar que continua sendo devoto.Se, com o serviço devocional, ele não melhorar seu caráter, então, deve-se entender que ele não é um devoto elevado."
Srila Prabhupada no livro "Uma Segunda Chance", Capítulo 16:
"...Aqui o Visnudutas estão a dizer que as escrituras Védicas recomendam vários meios de expiação, pelo quais uma pessoa pode se livrar das reacções de suas actividades pecaminosas. No Cristianismo, há também um meio de expiação. Se um católico comete um pecado, por exemplo, ele é instruído a ir a um sacerdote e confessar: "eu cometi tal e tal pecado." O sacerdote é suposto ser um mandatário de Deus, e assim se desculpa o pecador, e o pecado torna-se anulado...
...No entanto, esta expiação não pode purificar o homem pecador, tanto quanto o processo de purificação do cantar do Santo Nome do Senhor Krsna. O homem que confessa ter pecado sai da igreja e muitas vezes comete o mesmo pecado novamente. Em outras palavras, a pessoa não se torna purificada por esse processo de expiação...
...Não se pode purificar o coração por este processo de expiação. Um paciente que sofre de sífilis vai ao médico, que lhe dá uma injeção e cobra uma taxa elevada. Sim, ele pode ser curado, mas quando ele novamente se engaja em sexo ilícito, contrai novamente sífilis. Então, seu coração não foi purificado do desejo de sexo ilícito. Mas se alguém aceita a Consciência de Krsna, ela esquece o sexo ilícito. Esse é o teste de nossa Consciência de Krsna. Um devoto sincero nunca comete pecado, porque seu coração tornou-se purificado por cantar o Santo Nome e ocupar-se na prática do serviço devocional....
...Claro, existem pseudodevotos que cometem actividades pecaminosas com a força de cantar Hare Krsna. Eles são grandes ofensores contra o Santo Nome. Não devemos usar o Santo Nome como uma máquina, achando que porque o processo de cantar consome reacções pecaminosas podemos livremente cometer pecado. Esta é a maior ofensa contra o Santo Nome de Krsna. Qualquer pecados que tenhamos cometido anteriormente são imediatamente erradicados por cantarmos sem ofensa o Santo Nome do Senhor, mesmo apenas uma vez. Mas não devemos pecar novamente. O Senhor Caitanya Mahaprabhu perdoou os pecadores Jagai Madhai, que tinham sido bêbados, caçadores de mulheres, comedores de carne e jogadores. Mas estes dois pecadores cairam aos pés de lótus do Senhor Caitanya e Nityananda Prabhu e disseram a chorar: "Senhores! Somos muito pecaminosos! Sejam bondosos e libertem-nos!" O Senhor Caitanya concordou com a condição de que eles se comprometeriam a não cometer mais nenhum pecado. Ele disse: "Tudo o que vocês fizeram Eu desculpo, mas não façam isso de novo". Assim Jagai e Madhai prometeram, "Isso é o fim de nossas actividades pecaminosas. Nós não devemos fazê-lo mais". Quando uma pessoa é iniciada por um Mestre Espiritual, as reacções de seus pecados se tornam imediatamente anulados. Mas isso não significa que ele pode voltar a cometer pecados..."
Hrdaya Daurbalyam é uma fraqueza, uma debilidade do coração, que causa dificuldade no avanço devocional.
Todos nós, como seres humanos, temos diferentes tipos de fraquezas.
Então é preciso diferenciar Hrdaya Daurbalyam (fraqueza de coração) da tendência de cometer crimes premeditados.
Infelizmente já tivemos uma série de crimes gravíssimos envolvendo devotos. Sempre existe a possibilidade de alguém recuperar-se e converter-se num devoto. Mas depois disso se reincide diversas vezes por premeditação em crimes muito graves, deve-se aplicar a Lei do Código Penal vigente para cada caso específico e para ressarcir os familiares das vítimas.
Vosso servo
Prahladesh Dasa