sábado, 2 de janeiro de 2010

Sruti - Smrti

Srila Prabhupada, os Acaryas anteriores e os Sastras descrevem Sri Krsna como a completamente independente Suprema Personalidade de Deus.

Também sabemos que os passatempos de Krsna são ilimitados. Todos os passatempos de Krsna descritos nos Sastras ocorrem exatamente assim. No entanto, não são todos os passatempos de Krsna que estão descritos nos Sastras. Existem milhões de Universos. No nosso Universo, o Senhor Brahma tem quatro cabeças, uma para cada Veda. Mas noutros Universos, por exemplo, o Senhor Brahma tem muitas, muitas mais cabeças.

Os Sastras nos proporcionam um pequeno vislumbre dos passatempos ilimitados do Supremo e completamente independente Sri Krsna, na totalidade da criação material.

E assim, dentro deste mundo material, o Senhor Krsna pode aparecer quando Ele quizer, aonde Ele quizer e vestido como Ele quizer.

No entanto, continuaremos a vestir a Deidade de Krsna e a concebe-Lo com
Pitambar Vesha (Dothi amarelo), Mor Mukut (a coroa de Krsna) e Venu (flauta), porque fomos instruidos por Prabhupada neste sentido, porque está descrito nos Sastras e porque o próprio Krsna segue o que Ele mesmo instrui nos Sastras.

Mas mesmo neste Universo, Krsna pode executar o mesmo passatempo de diferentes maneiras.

Ainda que Sri Krsna usualmente viaje nas costas do Seu transportador Garuda, Srila Prabhupada no significado do SB 10.16.65-67 explica: "E assim os Puranas narram que no transcurso no ciclo eterno de passatempos de Krsna, quando o Rei Kamsa ordena que o Senhor vá a Mathura, Krsna as vezes vai até ali montado sobre Kaliya."

Também no Brhad Bhagavatamrta, Srila Sanatana Goswami diz:

"Certa vez, após vencer o demônio cavalo, Kesi, Sri Krsna convocou muitos pastores mais velhos para que montassem no cavalo.
Juntos, cavalgaram dando voltas alegremente sobre Kesi; as vezes elevando-se alto no céu para visitar diferentes partes do Universo e outras, regressando então para a Terra.
Depois da Sua cavalgada galática, Sri Krsna manteve Kesi atado em Vraja para uma posterior cavalgada."

Já diziam alguns amigos meus: "Deve-se pensar em Deus como um ser inconcebível."

Srila Rupa Goswami escreve em seu Bhakti Rasamrta Sindhu 1.2.101:
sruti-smrti-puranadi
pancaratra-vidhim vina
aikantiki harer bhaktir
utpatayaiva kalpate
"Prestar serviço devocional ao Senhor, mas ignorar os textos Védicos autorizados, tais como os Upanisads, os Puranas e o Narada Pancaratra, é simplesmente uma perturbação desnecessária na sociedade."

http://www.veda.harekrsna.cz/encyclopedia/scriptures.htm

"O Rgveda foi dividido em 21 ramos, o Yajurveda em 100 ramos, o Samaveda em 1000 ramos e o Atharvaveda em 9 ramos." (Kurma Purana 52.19-20)

Além disso, cada ramo tem 4 subdivisões chamadas Samhita (ou Mantra), Brahmana (contém Mantras e orações), Aranyaka e Upanisad (ambos com conteúdo filosófico).

E assim na sua totalidade, os Vedas consistem em 1130 Samhitas, 1130 Brahmanas, 1130 Aranyakas e 1130 Upanisads, num total de 4520 títulos. No entanto, pela influência do tempo, muitos textos foram perdidos, roubados e destruidos.

(os soldados de Alexandre, o Grande usaram as escrituras como combustível para a cozinha; os Muçulmanos destruiam-nas sempre que possível; os Britânicos desapareceram com muitas; os Alemães e Russos tomaram o Atharva Veda que contém o Dhanur Veda, a ciência militar)

De acordo com o Tattva Sandarbha de Srila Jiva Goswami, no presente momento somente estão disponíveis 11 Samhitas, 18 Brahmanas, 7 Aranyakas e 220 Upanisads. Isto é menos do que 6% dos Vedas originais.

Portanto Sri Caitanya Mahaprabhu enfatizou o estudo do Srimad Bhagavatam. Além disso, os escritos dos Goswamis tem o conhecimento mais íntimo de Rasa e por esta razão ultrapassam até mesmo as escrituras Védicas originais."

Tudo o que não está elaboradamente descrito no Sruti (4 Vedas originais) mas está no Smrti (especialmente o Srimad Bhagavatam), bem como no Bhakti Smrti Sastra (CC Madhya 23-104), deve ser aceito.

Sri Krsna, tanto em Gokula (Vrndavana terrenal) como em Goloka (Vrndavana no mundo espiritual) é descrito no Srimad Bhagavatam

Do Srimad Bhagavatam 10.23.22

"Sua compleição é de um azul escuro e Suas vestimentas douradas. Usando uma pena de pavão, pedras coloridas, raminhos de flores e uma guirlanda de flores e folhas silvestres, Ele esta vestido como um dançarino em um drama. Ele pousa uma mão sobre o ombro de um amigo e com a outra faz girar uma flor de lótus. Lírios enfeitam Suas orelhas, Seu cabelo cai sobre Suas bochechas, e Seus rosto de lótus está a sorrir."

29 de Junho de 1974 - Melbourne

"Prabhupada: Não, não, em princípio é isto, a cor de Krsna é aquela, a flauta de Krsna é aquela, a pena de pavão de Krsna é aquela, estas coisas...Estas coisas estão descritas no Sastra. Venum kvanantam aravinda-dalayataksham barhavatam samasitambuda-sun... [Bs. 5.30].

Então as coisas de Krsna... Suponha uma pintura de você mesmo. Uma pessoa pinta você um pouquinho diferente. Outra pessoa pinta um pouco diferente. Mas no geral, é a mesma pessoa a ser retratada. Neste sentido, Krsna não depende da pintura mas das características de Sua descrição como está no Sastra.

A cor de Krsna é descrita no Sastra. A pena de pavão é descrita no Sastra. Também a flauta de Krsna. A consorte eterna de Krsna...Pranaya-keli. Sempre num humor amoroso, Krsna...Pranaya-keli-kala-vilasam. Ele está sempre num humor de desfrute. Então nós temos a idéia. A idéia de Krsna. E Krsna sendo absoluto, a idéia de Krsna e Krsna não são diferentes."

Em relação as outras formas de Krsna (Lila Avatar) que manifestam-se nos diferentes Universos materiais Srila Prabhupada explica:

19 de Julho de 1973 - Londres

Revatinandana: Uma outra pergunta que surge...Surgiu na aula do Bhagavatam com os devotos que muitas vezes tem perguntas muito interessantes. Quando Krsna encarna na Sua expansão plenária como Varaha, Nrsimha, assim...

Prabhupada: Isto é neste mundo material.

Revatinandana: Sim. E as vezes alguns devotos tornam-se devotados a estas formas. Existem planetas Vaikuntha correspondentes para estas formas encarnadas? Existe um planeta de Nrsimha ou Nrsimha Loka na esfera de Vaikhunta?

Prabhupada: Tanto quanto eu sei, estes planetas são aqui neste mundo material.

Revatinandana: Aonde quer que Ele apareça.

Prabhupada: Hm. Mesmo em relação a Ramacandra. Tanto quanto eu sei...

Revatinandana: Em todos os planetas Vaikuntha, Krsna está na Sua forma de Catur Bhuja, quatro braços?

Prabhupada: Hm

Revatinandana: Mas aqueles devotos irão eventualmente para lá. Aqueles devotos de Sita Rama, eles também alcançarão o céu espiritual nas suas diferentes posições.

Prabhupada: Sim, sim.

Revatinandana: Tudo certo. Muito obrigado. (oferece reverências)

Vosso servo

Prahladesh Dasa