terça-feira, 3 de novembro de 2009

O Senhor Ganesha é depois de Prahlada Maharaja, um grande devoto de Nrsimhadeva como descrito no Sri Brahma Samhita. Ali é descrito que Ganesha tem os pés de lótus de Sri Nrsimhadeva sob sua cabeça e isto faz com que ele destrua todos os obstáculos no serviço devocional. (Néctar da Devoção - Cap 8)

Embora Srila Prabhupada encoraje a adoração à Sri Ganesha no Néctar da Devoção, também deixa bem claro nas instrucções a seus seguidores que tal adoração não deve ser elaborada e nem tampouco deve visar ganho material ainda que para ser usado em Consciência de Krsna.

Srila Prabhupada instruiu que aaueles que quizessem adorar Ganesha desta forma teriam que oferecer-lhe US 100.000 por mês !!!

Para os seguidores de Prabhupada pode-se simplesmente orar à Ganesha para destruir os obstáculos no serviço devocional.

Quando a tromba de Ganesha esta virada para a esquerda de Ganesha isto significa que Ganesha destroi obstáculos para a vida material e pode-se obter dinheiro, poder, fama, boa progênie, etc

Quando a tromba de Ganesha esta virada para a direita de Ganesha isto significa que Ganesha destroi os obstáculos para a vida espiritual e pode-se obter austeridade, honestidade, integridade, espiritualidade, etc.

Em Ganesha não se considera se a tromba esta para cima ou para baixo, mas se esta para a esquerda ou para a direita.

Numa imagem de elefante comum, a tromba para cima é auspicioso e para baixo é inauspicioso.

Ganesha usa a marca na testa de Tripundra Tilaka (Três linhas horizontais usadas pelos seguidores de Siva geralmente feita com cinzas). Estas três linhas indicam purificação, rejuvenescimento e destruição enquanto que as linhas verticais da Urdhva Pundra Vaisnava indicam os pés de lótus de Krsna. O ponto vermelho no centro representa Sakti (Parvati). Os Gaudiya Vaisnavas não usam esta Tilaka, porque muitos seguidores de Siva (embora este seja o maior de todos os Vaisnavas) consideram que Visnu está subordinado à Siva e muitos deles são impersonalistas. Embora o Senhor Buddha seja o próprio Krsna e o Senhor Siva seja o maior de todos os Vaisnavas, seus respectivos seguidores seguem linhas contrárias ao Vaisnavismo. Mas isto também não quer dizer que os Vaisnavas não possam adorar Siva e Ganesh, desde que o façam com eles sendo grandes devotos de Krsna.

As vezes Ganesha usa Ardha Tilaka (meia lua com um ponto vermelho que simboliza Siva e Parvati)

As vezes Ganesha usa Trishul Tilaka (tridente) com pasta de Sândalo, também usada pelos seguidores de Siva.

As vezes Ganesha tem o OM na testa, porque a própria forma do corpo de Ganesha representa o OM.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari