quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Por Niscala Devi dasi

"...É a perspectiva em como alguém encontra um Guru - e isto não é pelo esforço pessoal de alguém, mas quando alguém necessita de um Guru, e alguém ora por iluminação, então o Senhor no coração envia-nos o Guru. Não é que "Oh! este verso do Gita significa que eu deva sair e procurar"...O que alguém fará quando então encontrar um Guru?

Não teremos nenhuma pergunta a fazer !!! O dinamismo estará morto ! Nesta forma de ver as coisas o Guru não é mais que uma possessão "Oh! meu Guru é Srila..., quem é o seu?" exatamente como "meu carro é um Ford, qual é o seu?" O Guru não pode ser uma simples possessão, mas algo dinamico.... Os versos do Gita foram falados após Arjuna necessitar um Guru. Ele estava perplexo, a necessitar de respostas, a necessitar uma direção, tinha perguntas, perguntas, perguntas...

Srila Prabhupada declara: "não aceite um Guru simplesmente por uma questão de moda". Não faça do Guru simplesmente um acessório de moda - uma mera possessão... é dito "pela misericórdia de Krsna alguém obtém um Guru, e pela misericórdia do Guru alguém obtém Krsna."

Então isto não se dá por procurarmos. Alguém obtém um Guru pela direção do Senhor que está em nossos corações, O qual responde a nossas necessidades e orações.... Quando alguém encontra o Guru, não deve fechar-se a outras fontes de iluminação. O Guru é um só - mas aparece em muitas formas. Alguém pode ter ilimitados Gurus.

As árvores podem ser nosso Guru, as crianças, um animal e até mesmo uma prostituta. Eu reconheço muitos estudiosos fora de nosso movimento como meus Gurus - Assagioli, Ferrucci, Gerald May, Fromm, todos eles de alguma forma auxiliaram-me no meu progresso. Quem sou eu para impor quem Krsna envia-me? Estas pessoas estudaram a natureza da mente, e o processo pelo qual eu estou iludida por ela....

Com isto tudo, estou a aprimorar meu entendimento de como identificar os Anarthas, e em quantas camadas e coberturas subtis Maya apresenta-se. Eu estou em dívida com todos meus Gurus por tantos ensinamentos. Eu aceito todas as conclusões do Paramapara e constantemente procuro todos os meios para o Senhor guiar-me, ou o processo de realizar estes ensinamentos.

O mundo divide-se em pessoas que buscam a verdade, Deus, auto-realização, construção do caráter, etc, e pessoas iludidas e loucas pela gratificação externa, etc. Para a primeira categoria, o Senhor ilumina-as a partir do interior, como o Caitya Guru, O qual também pode se manifestar como o Guru externo, o que é uma grande vantagem, porque então podem haver questionamentos, respostas, serviço e realização, num processo dinâmico.

Mas mesmo se alguém frustrar-se na sua tentativa de encontrar o Guru, o Senhor guiará a partir do interior.

Nós nunca estamos sozinhos no nosso esforço pela verdade. Temos que simplesmente manter vivo o nosso desejo pela verdade, pela auto-realização, pela evolução espiritual, e assim seremos guiados. O processo de aceitar um Guru é para facilitar tudo isto, e não para terminar com isto por confundir o Guru como uma possessão, assim como comprar um bilhete de volta ao Supremo. Se fosse assim, o Bhagavad Gita teria terminado quando Arjuna aceitou o Senhor como seu Guru. Isto foi apenas o começo..."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari