segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Carta de Srila Prabhupada em 04 de Fevereiro de 1972 para Atreya Rsi:

"Não é porque existam algumas faltas em nossos irmãos e irmãs espirituais, ou porque exista administração mal feita ou falta de cooperação, que eles são impersonalistas, não. Esta é a natureza da condição viva de sempre ter alguma falta. Mesmo no Mundo Espiritual existe alguma falta e inveja - as vezes as Gopis irão brigar pelo favor de Krsna.

Uma vez quando Krsna estava muito atraido por Radha, Ele por engano tentou ordenhar um touro em vez de uma vaca, e as vezes quando as Gopis estavam a vestir-se e a maquilhar-se para ver Krsna, elas estavam tão confusas e colocavam Kunkuma e outros cosméticos nos locais errados e seus ornamentos e vestes pareciam como se uma pequena criança estivesse a vestir-se ela mesma e não fosse muito capaz de fazê-lo, desta forma. Existem muitos exemplos.

Mas isto não é igual a uma falta material ou inveja material, isto é transcedental porque é tudo baseado em Krsna. As vezes quando uma Gopi serve Krsna muito bem, as outras dirão, "Oh! Ela fez muito bem, agora deixe-me fazer melhor para satisfazer Krsna." Isto é inveja, mas é transcedental, sem malícia. E assim, não devemos esperar que em algum lugar exista uma Utopia. Isto sim é impersonalismo.

As pessoas não devem esperar que na Sociedade para a Consciência de Krsna exista uma Utopia. Porque os devotos são pessoas, e portanto sempre haverá algo que falta - mas a diferença é que isto o que falta para eles, porque eles abandonaram tudo para servir à Krsna - dinheiro, trabalho, reputação, riqueza, grande educação, tudo - aquilo que lhes falta tornou-se transcedental porque a despeito de tudo o que possam fazer, sua verdadeira intenção é servir Krsna.

"Aquele que está ocupado no serviço devocional, a despeito de executar actos abomináveis, deve ser considerado santo porque está corretamente situado." Os devotos de Krsna são as pessoas mais exaltadas neste planeta, melhor do que reis, todos eles, e assim sempre devemos nos lembrar disto e, como uma abelha, sempre procurar o néctar ou as melhores qualidades de alguém.

Não como os utópicos, que são como moscas que sempre que vão para os locais sujos ou procuram faltas nos outros, e porque eles não podem encontrar nenhuma utopia, ou porque não podem encontrar ninguém sem faltas, eles querem tornar-se vazios, fundirem-se, nada - eles pensam que isto é utopia, tornar-se vazio ou sem personalidade.

Então se existe algum desentendimento entre devotos, isto não é devido ao impersonalismo, mas porque eles são pessoas, e tais desentendimentos não devem ser tomados a sério. O devoto é sempre pessimista em relação ao mundo material, mas ele é muito optimista acerca da vida espiritual; e assim desta forma, você deve considerar que qualquer um ocupado no serviço à Krsna é sempre a melhor pessoa.

Estou muito satisfeito que você está a auxiliar muito bem seus irmãos espirituais. Sim, esta é a nossa verdadeira posição, ser servos dos servos dos servos. E pela sua posição humilde e mansa, você deve dar o exemplo de como um Vaisnava actua para que todos possam aprender com você, e muito brevemente a atitude inflada deles irá desaparecer e eles virão até você para buscar conselhos sobre diferentes questões...."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari