domingo, 18 de outubro de 2009

Sri Caitanya Caritamrta Adi-lila 1.58

jive saksat nahi tate guru caittya-rupe

siksa-guru haya krsna-mahanta-svarupe

jive — pela entidade viva; saksat — experiência directa; nahi — não há; tate — portanto; guru — o mestre espiritual; caittya-rupe — na forma da Superalma; siksa-guru — o mestre espiritual que instrui; haya — aparece; krsna — Kṛṣṇa, a Suprema Personalidade de Deus; mahanta — o devoto mais avançado; sva-rupe — na forma do.

TRADUÇÃO

Desde que nós não podemos ter uma experiência visual da presença da Superalma, Ele aparece perante nós como um devoto liberado. Tal mestre espiritual não é outro senão Krsna Ele mesmo.

SIGNIFICADO DE A.C.BHAKTIVEDANTA SWAMI PRABHUPADA

Não é possível para uma alma condicionada encontrar-se directamente com Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, mas se alguém torna-se um devoto sincero e seriamente ocupa-se em serviço devocional, o Senhor Krsna envia um mestre espiritual instrutor para conceder especial favor a esta pessoa e invocar a sua propensão adormecida para servir o Supremo. O preceptor aparece perante os sentidos externos da alma condicionada afortunada, e ao mesmo tempo o devoto é guiado internamente pelo caittya-guru, Krsna, que está sentado como o mestre espiritual no coração da entidade viva.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

A seguinte colocação foi feita:

“Interessante que o verso diz “siksha-guru”. Exatamente o que Prabhupada é para todos nós.”

Nossa colocação:

Srila Prabhupada, sem sombra de dúvidas é o Siksa Guru para todos nós.

Mas este verso, obviamente que no nosso entender, refere-se a um Siksa Guru "VIVO".

Repito, um Siksa Guru "VIVO".

Quem poderá afirmar que o Caittya Guru não possa se manifestar como uma alma liberada quantas vezes Ele quizer?

"Ele aparece perante nós..." (Adi-lila 1.58)

Sem dúvida a Siksha pura de Srila Prabhupada e também a Siksa pura de algum outro devoto(a) que alcança a perfeição da prática devocional.

Por exemplo, temos Srila Jagannatha Das Babaji Maharaja que aceitou como Siksha Guru Srila Baladeva Vidyabhusana mesmo este não estando mais presente fisicamente.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura - final do século XVII

Srila Baladeva Vidyabhusana - final do século XVII, início do século XVIII

Srila Uddhava Das Babaji

Srila Madhusudana Das Babaji - final do século XVIII

Srila Jagannatha Das Babaji - início do século XIX

Ele recebeu Diksha de Srila Madhusudana Das Babaji e aceitou Siksha de Srila Baladeva Vidyabhusana que já não estava mais presente fisicamente.

Mas isto não quer dizer que a Superalma não possa se manifestar directamente como um Siksha Guru "VIVO".

Depois disso, Srila Bhaktivinoda Thakur aceitou Siksha de Srila Jagannatha das Babaji Maharaja e não de Baladeva Vidyabhusana.

Porque Srila Bhaktivinoda Thakur não aceitou Siksha de Baladeva Vidyabhusana?

Ele também podia ter aceito.

Porque ao invés disto Srila Bhaktivinoda Thakur aceitou Siksha de Srila Jagannatha Das Babaji?

Porque a Superalma manifestou-se novamente como outro Siksha Guru, e assim sucessivamente por todo o Parampara.

Salvo raras excepções o Siksha Guru sempre manifesta-se "VIVO".

Ainda, nós podemos afirmar que Srila Uddhava Das Babaji e Srila Madhusudana Das Babaji porque não eram líderes, não eram devotos puros?

Agora, nós podemos dizer que aceitamos Diksha de um Guru da ISKCON e Siksha pura de Srila Prabhupada e mais nada.

OK, isto é possível.

Ou então podemos dizer que Srila Prabhupada é o Acarya e os outros são simplesmente Gurus e que pelos próximos 10.000 anos nenhum outro devoto será capaz de alcançar a perfeição do serviço devocional. (Você poderia dar alguma citação das escrituras ou de Prabhupada afirmando isto?)

Depois de Srila Prabhupada ninguém mais poderá alcançar a perfeição da prática do serviço devocional.

Ou também podemos afirmar que estamos num "Gap" da sucessão discipular entre um grande Acarya e outro.

Até mesmo os Rtviks consideram que algum dia "num futuro longínquo" uma alma liberada irá "se manifestar" e dar continuidade a missão de Srila Prabhupada.

Portanto, as duas coisas são possíveis:

1 - aceitar Siksha de uma alma liberada através somente dos livros e ensinamentos. (Não tão comum no nosso Parampara)

2 - aceitar Siksha de uma alma liberada presente fisicamente. (Muito comum no nosso Parampara)

Artigo completo em:

www.bhaktirasayana.blogspot.com