terça-feira, 8 de setembro de 2009

O Voto de Caturmasya segundo Srila Prabhupada

Cc Madhya 4 - 169

"O período de Caturmasya começa no mês de Asadha (Junho - Julho) a partir do dia de Ekadasi chamado Sayana Ekadasi, na quinzena da Lua crescente. Este período termina no mês de Karttika (Outubro - Novembro) no Ekadasi conhecido como Utthana Ekadasi, na quinzena da Lua crescente.

Este período de quatro meses é conhecido como o nome indica Caturmasya. Alguns Vaisnavas preferem observá-lo desde o dia da lua cheia (Purnima) do mês Asadha, até o dia da lua cheia do mês Karttika. Este também é um período de quatro meses, calculado através dos meses lunares e também conhecido como Caturmasya. Há outros, ainda, que observam Caturmasya seguindo o período solar desde o mês Sravana até Karttika. O período integral quer lunar, quer solar, acontece durante a estação das chuvas. Todas as camadas da população devem observar Caturmasya.

Não faz diferença se alguém é Grhasta ou Sannyasi. A observância é obrigatória para todos os Asramas. O verdadeiro propósito que há por tras do voto observado durante estes quatro meses é diminuir a quantidade de gozo dos sentidos. Isto não é muito difícil. No mês Sravana, não se deve comer espinafre. No mês de Bhadra (Agosto/Setembro) , não se deve tomar iogurte, e no mês de Asvina (Setembro/Outubro) , não se deve beber leite. Não se deve comer peixe ou outro alimento não vegetariano durante o mês de Karttika. Dieta não vegetariana significa peixe e carne.

Do mesmo modo, também se consideram Masura Dahl e Urad Dahl (lentilha) como não vegetarianos. Estes dois Dahls (feijões) contêm uma grande quantidade de proteína, e alimentos ricos em proteína são considerados não vegetarianos. Em suma, durante os quatro meses do período de Caturmasya, deve-se praticar a abstinência de todo alimento destinado ao gozo dos sentidos."

Fim da citação.

A ervilha é conhecida como Mug Dahl, e não é mencionada aqui como alimento não vegetariano.

Origem de Caturmasya

Os Puranas e Dharmasastras descrevem em detalhes a grandeza e o significado do quádruplo mês. Entre os Puranas, o Varaha, o Skanda e Aditya são os principais.

"Perguntado por sua consorte, a deusa da Terra, Sri Varaha (Visnu) responde da seguinte forma:

"Este período de quatro meses é o mais querido para Mim . É um período dos banhos e votos, Japas e Homas, donativos e sacrifícios. O que é feito em Magha é 1000 vezes maior do que é feito em outros meses, e que é feito em Vaisakha é mil vezes maior do que é feito em Magha e o que é feito em Caturmasya é definitivamente maior do que é feito em Vaisakha ".

Os seis meses de Uttarayana são o dia dos Semideuses e os meses de Daksinayana são seu período nocturno. Certa vez, os Semideuses, que haviam reunido-se perante o Senhor Sri Hari, no Monte Meru, despediram-se dEle devido a que sua noite aproximava-se. Neste exato momento, a Semideusa da sua noite (Daksinayana) sob o disfarce de uma senhora de tez escura, com um machado na mão caiu aos pés de Sri Hari e disse:

"Oh, misericordioso! Upanayanas, casamentos e outras celebrações auspiciosas são proibidos durante o meu período (noite), também sou considerada inauspiciosa e criticada por todos. Rezo para que eu possa ser poupada ou irei terminar minha vida". Os Semideuses também defenderam-na e o Senhor Sri Hari teve o prazer de lhe conceder o seguinte benefício:

"Os seus primeiros 4 meses: Sravana, Bhadrapada, Asvina e Kartika serão mais auspiciosos do que todos os outros meses. Quaisquer boas ações como a Japa, votos, donativos e assim por diante feitos nestes meses darão um mérito infinitamente maior do que fazê-los nos outros meses. Mesmo nestes quatro meses, cada dia é mais meritório do que o anterior e deve atingir o seu clímax em Karttika ".

Os Semideuses e Semideusas de Daksinayana ficaram todos satisfeitos e foram para seus respectivos lugares. A partir de então, Caturmasya é saudado como supremo e por isso devemos fazer o melhor uso desse período e sermos beneficiados de todas as maneiras."

Fim da citação.

Caturmasya Vrata

Por SS Bhakti Vikas Maharaja

Observar austeridades durante os quatro meses (Caturmasa) na estação das chuvas é conhecido como Caturmasya.

"O período de Caturmasya começa no mês de Asadha (Junho - Julho) a partir do dia de Ekadasi chamado Sayana Ekadasi, na quinzena da Lua crescente. Este período termina no mês de Karttika (Outubro - Novembro) no Ekadasi conhecido como Utthana Ekadasi, na quinzena da Lua crescente.

Este período de quatro meses é conhecido como o nome indica Caturmasya. Alguns Vaisnavas preferem observá-lo desde o dia da lua cheia (Purnima) do mês Asadha, até o dia da lua cheia do mês Karttika. Este também é um período de quatro meses, calculado através dos meses lunares e também conhecido como Caturmasya. Há outros, ainda, que observam Caturmasya seguindo o período solar desde o mês Sravana até Karttika. O período integral quer lunar, quer solar, acontece durante a estação das chuvas. Todas as camadas da população devem observar Caturmasya.

Não faz diferença se alguém é Grhasta ou Sannyasi. A observância é obrigatória para todos os Asramas." Cc Madhya 4.169

De acordo com os Puranas e Samhitas, uma pessoa vai para o inferno por não observar Caturmasya. Tradicionalmente, durante as monções, os Sadhus viajantes e Sannyasis paravam suas viagens e permaneciam num lugar sagrado por quatro meses para adorar o Senhor com votos de austeridade.

"A cerimônia de Caturmasya é observada durante os quatro meses da estação chuvosa na India (aproximadamente Julho, Agosto, Setembro e Outubro), começando em Sravana.

Durante estes quatro meses, pessoas santas que estão acostumadas a viajar de um local a outro para propagar a Consciência de Krsna permanecem num único local, normalmente um local sagrado de peregrinação. Durante este período existem certas regras e regulações que são seguidas estritamente.

É dito no Skanda Purana que durante este período, se alguém circumambular um Templo de Visnu por pelo menos quatro vezes, compreende-se que tal pessoa viajou por todo o Universo.

Por tal circumambulaçã o, é dito que esta pessoa viu todos os lugares santos onde a água do Ganges flui, e por seguir os princípios regulativos de Caturmasya uma pessoa pode muito rapidamente elevar-se a plataforma de serviço devocional." (Néctar da Devoção - Capítulo 9 - Considerações Adicionais sobre os Princípios Devocionais)

"Os Sannyasis destinam-se geralmente a viajar por todo o País em trabalho de pregação, mas no período de quatro meses da estação chuvosa na India, de Setembro a Dezembro, eles não viajam e refugiam-se num único local e permanecem sem se mover.

Este não movimento do Sannyasi é chamado Caturmasya Vrata. Quando um Sannyasi ficam em um local por quatro meses, os habitantes locais daquele lugar tiram proveito da sua presença para avançar espiritualmente. " (Livro de Krsna - Capítulo 85 - O Rapto de Subhadra e a Visita do Senhor Krsna à Srutadeva e Bahulasva)

No Hari Bhakti Vilasa, Sanatana Goswami menciona as austeridades de Caturmasya como um dos deveres sazonais dos Vaisnavas, mas não prescreve um padrão definitivo que deva ser seguido. Na verdade, do Caitanya Cartamrta fica claro que os devotos do Senhor Caitanya regularmente convidavam-No para festivais durante este período (Antya 12.62-63)

Srila Prabhupada prescreveu algumas austeridades simples para Caturmasya, as quais são o padrão mínimo dado por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur. Srila Bhaktisiddhanta pessoalmente seguiu um padrão mais rígido por alguns anos.

Srila Prabhupada explica:

"No mês Sravana, não se deve comer espinafre. No mês de Bhadra (Agosto/Setembro) , não se deve tomar iogurte, e no mês de Asvina (Setembro/Outubro) , não se deve beber leite. Não se deve comer peixe ou outro alimento não vegetariano durante o mês de Kartika. Dieta não vegetariana significa peixe e carne.

Do mesmo modo, também se consideram Masura Dahl e Urad Dahl (lentilha) como não vegetarianos. Estes dois Dahls (feijões) contêm uma grande quantidade de proteína, e alimentos ricos em proteína são considerados não vegetarianos. "

Mas Srila Prabhupada não insistiu mesmo sobre o padrão mínimo, e de acordo com Hari Sauri Prabhu, o próprio Srila Prabhupada não seguiu este padrão (pelo menos durante os dois anos que Hari Sauri esteve a viajar com ele). Todavia, os devotos da ISKCON podem observar estas austeridades mínimas.

A restrição contra o espinafre, como observada entre os Vaisnavas da Bengala, inclui evitar alface mas não evitar a couve ou as folhas verdes de coentro usadas como tempero.

Pode-se observar estritamente Caturmasya, mas isto não é de grande importância quando um devoto de qualquer das formas está plenamente ocupado em serviço devocional. Certamente ninguém deve ser pressionado sobre isto.

Mas os devotos que optam por aceitar tais restições devem observá-las estritamente. De outra forma, ostensivamente irá dizer que segue um voto e ao mesmo tempo desfrutará da língua.

Portanto, as restrições da dieta de espinafre deve ser considerada como significando todas as folhas verdes escuras que são cozidas como vegetais (isto não inclui coentro, curry e folhas de neem), as restrições do leite incluem todos os produtos e alimentos com leite (tal como arroz doce), as restrições do iogurte incluem todos os produtos com iogurte e suas combinações (sôro de leite e raita).

No entanto, os Sastras explicam que o jejum de Caturmasya não deve ser observado nos dias de festivais. Kacoris feitos com Urad Dal são oferecidos no dia do desaparecimento de Srila Prabhupada, sendo uma de suas preparações preferidas, e não existe nenhuma restrição para os devotos observar este festival e tomar estes Kacoris como Prasada.

A dura crítica (mencionada acima) contra comer alimentos não vegetarianos durante Kartika obviamente aplica-se aqueles que não são vegetarianos (na Bengala existem pessoas que identificam- se como Vaisnavas mas comem peixes). Masura (vermelho) Dal é sempre proibido para os devotos, mas Urad Dal é permitido noutros meses.

Para os devotos da ISKCON, portanto, a restrição para Kartika simplesmente significa não comer Urad Dal.

"Em suma, durante os quatro meses do período de Caturmasya, deve-se praticar a abstinência de todo alimento destinado ao gozo dos sentidos." Cc Madhya 4 - 169

O propósito por trás do jejum de Caturmasya é comprometer- se a si mesmo com a austeridade da língua. Conhecendo a situação de seus discípulos, Srila Prabhupada raramente enfatizou tais austeridades.

"Em relação ao jejum de leite, é possível você observá-lo. Mas estas coisas não são muito importantes. Para o trabalho de pregação temos que fazer muitos ajustes." Carta para Himavati, 27 de Agosto de 1971

Srila Prabhupada não enfatizou a observância dos votos estritos de Caturmasya como sendo importante para os devotos da ISKCON. Isto podería ser porque ele queria manter seus discípulos bem ocupados em actividades de pregação na estação das chuvas, ou porque de um modo geral considerou um severo ascetismo como sendo desnecessário ou imprático para a maioria das pessoas desta era moderna.

Outra razão podería ser que a maioria dos países a não ser a India não têm monções que restringem as actividades e naturalmente levam a observância de austeridades. Srutakirti Prabhu relembra que os devotos geralmente perguntavam a Srila Prabhupada acerca de seguir certas regras de Ekadasi ou de Caturmasya.

"Meus discípulos não podem nem mesmo cantar dezesseis voltas e seguir os princípios" ele respondeu, "Qual a utilidade destas outras regras e regulações? Primeiro, façam estas coisas. Façam as coisas simples que eu pedi para fazerem. Não se preocupem com todos estes rituais. Primeiro, cantem suas dezesseis voltas e sigam os princípios."

No entanto, não há nenhum problema se os devotos que estão fixos em seguir os princípos básicos também seguem um padrão mais rígido dos votos de Caturmasya, desde que isto não interfira com seu serviço. Srila Prabhupada as vezes permitia ou encorajava seus discípulos a seguir estritamente Caturmasya.

"Sim, você pode praticar as restrições de Caturmasya. Pradyumna Prabhu irá mandar as instrucções." Carta à Madhudvisa, 28 de Julho de 1973

"Não há problema para você em observar Caturmasya se puderes participar dos programas pela manhã." Carta à Madhudvisa, 4 de Agosto de 1975

"É muito bom que tenhas observado Caturmasya." Carta à Madhudvisa, 18 de Novembro de 1975

Quando um Sannyasi estava a seguir estritamente Caturmasya em Mayapur, Srila Prabhupada disse que o resultado das suas austeridades devocionais fariam deste Sannyasi um pregador famoso e sua pregação iria expandir-se, o que realmente ocorreu: "Simplesmente porque ele executou Caturmasya estritamente, muitas pessoas se beneficiaram. "

Observar Caturmasya estritamente é mais adequado para devotos a viver na India e aqueles que não estão ocupados em viajar e pregar. Aqueles que não viajam podem mais facilmente arranjar uma dieta restrita.

E para aqueles devotos engajados num Templo ou em actividades no lar, especialmente aqueles que ocupam-se pouco em pregação externa, observar votos especiais pode ser mais apropriado para seu progresso espiritual - embora Srila Prabhupada tenha dito que é mais importante viajar e pregar do que permanecer num único local e observar os votos de Caturmasya.

Na abertura do Templo da ISKCON de Hyderabad, Srila Prabhupada expressou desgosto ao constatar que os devotos tinham barba e cabelo crescido com o pretexto de observar Caturmasya.

Ele castigou-os por parecerem sujos e desajeitados numa ocasião tão importante, e disse para eles rasparem as cabeças e fazerem a barba.

Srila Prabhupada também criticou a pratica de deixar a barba crescer durante Caturmasya sem observar restrições na dieta.

"Caturmasya quando observada estritamente não é simplesmente deixar crescer a barba. Existem muitas regras e regulações. Uma pessoa não pode comer uma série de alimentos - somente Kitri preparado e colocado no chão, e então deve-se lambê-lo. Existem também muitas outras regras." Carta a Dhrstaketu, 17 de Julho de 1976

Fim da citação.

A idéia deste artigo é dar a conhecer a origem escritural de Caturmasya, e não impor um padrão a ser seguido.

De um modo geral os devotos na ISKCON concentram-se mais no voto de cantar voltas extras e fazer mais serviço em Karttika (o último mês de Caturmasya) porque nesta altura Radharani é conhecida como Urjjesvari (a Rainha de Urjja Vrata) o qual significa glorificar Sri Sri Radha Damodara, e também por recitar o Sri Sri Damodarastakam.

Vosso servo

Prahladesh dasa Adhikari