As belíssimas Deidades de Sri Sri Radha Damodara
Damodara ( Dama - corda. Udara - cintura.)
"Para apropriadamente entender Vrndavana e a importância do Radha Damodara Mandira, é preciso compreender claramente a posição ontológica de Sri Rupa, Sri Sanatana e Sri Jiva. No Nitya Lila de Sri Sri Radha Krsna, Madhurya Rasa é considerada a Rasa superior.
Em Madhurya Rasa, Sri Radha é o reservatório supremo de Prema à Sri Krsna. O plano completo de Madhurya Rasa são os sentimentos majestosos de devoção e amor por Krsna manifestos por Radha, os quais são chamados de Maha Bhava e são exclusivos de Sri Radha.
Sri Radha possui um grande número de servas associadas imbuídas com diferentes aspectos dos Seus sentimentos amorosos à Sri Krsna, e as principais são as Asta Sakhis - Lalita Sakhi, Visakha Sakhi, Citra Devi, Indulekha Devi, Ranga Devi, Tungavidya Devi, Campakalata Devi e Sudevi.
Destas oito Gopis, Lalita Devi e Visakha Devi são as principais, e destas duas Lalita Devi é a constante conselheira de Sria Radha. Sob os cuidados de Lalita Devi estão as Gopis mais jovens conhecidas como Manjaris. Estas Manjaris são muito novinhas em idade e servem Sri Sri Radha Krsna durante Seus diferentes passatempos íntimos nos bosques de Vrndavana.
Assim como Sri Sri Radha Krsna estas Gopis e Manjaris possuem corpos espirituais plenos de bem aventurança transcedental feitos de substância espiritual conhecida como Cinmaya Rasa. E assim não existem desejos materiais que possam contaminar a Prema Lila de Sri Sri Radha Krsna e Seus associados íntimos.
Nunca devemos pensar que o amor de Sri Sri Radha Krsna está na mesma plataforma do assim chamado amor que existe neste mundo material. Sri Sri Radha Krsna Prema é transcedental e acima da contaminação dos modos da natureza material caracterizados por luxúria, ira e cobiça.
Entre as principais Manjaris que executam serviços íntimos à Sri Sri Radha Krsna estão Rupa Manjari, Lavanga Manjari e Vilasa Manjari. Estas três Manjaris apareceram nesta Terra como Rupa Goswami, Sanatana Goswami e Jiva Goswami respectivamente para revelar os Lila Sthanas de Radha Krsna, e estabelecer a verdade de Sri Sri Radha Krsna para o benefício de todos os seres humanos.
Rupa Goswami é conhecido como o Abhidheya Acarya (revela a prática), Sanatana Goswami é o Sambandha Acarya (revela o relacionamento) e Jiva Goswami é o Tattva Acarya (revela como todas as verdades harmonizam-se). Abhidheya é a posição principal na qual alguém ´capacita-se à servir Radha Krsna.
Sambandha é o conhecimento de Radha Krsna, das entidades vivas e o relacionamento intrínsico de serviço entre ambos. Tattva significa a verdade última acerca de Radha Krsna, Suas energias, associados, suprema morada e passatempos.
De todos os lugares de Lila de Vrndavana, a área onde a Rasa Lila de Radha e Krsna ocorreu é a mais gloriosa. Durante este divino passatempo da Rasa Lila, repentinamente Sri Krsna levou Sri Radha para um local secreto em Vrndavana e ali num magnífico local Sri Krsna ficou amarrado pelas cordas feitas da afeição de Sri Radha.
E assim, Krsna tornou-se conhecido como Damodara, preso pelo amor de Sri Radha. Este local de magnífica beleza e encanto na Rasa Lila de Sri Sri Radha Krsna não é outro senão o local do Mandira de Sri Sri Radha Damodara." (Sri Damodara Katha)
Fim da citação.
"Apreciando Sri Vrndavana Dhama" - SS Mahanidhi Maharaja
"Srimati Radharani é as vezes chamada de Kartika, em honra de sua mãe Kirttika ou Kirtida. No Bhagavad Gita,o Senhor Krsna diz: "De todos os meses Eu sou Margasirsa (Novembro-Dezembro)."
Dado que o mês de Kartika (Outubro-Novembro) precede o mês de Krsna, Margasirsa, se considera que representa Srimati Radharani.
Os doze meses do ano são na realidade nomeados em honra a Sri Krsna.
De Dezembro a Março, por exemplo, são chamados os meses de Kesava, Narayana, Madhava e Govinda.
O mês de Kartika é popularmente conhecido como o mês de Damodara, porque nesta época do ano Mãe Yasoda castigou o Seu bebé que robava manteiga, atando Seu estomago com uma corda.
Durante o mês de Kartika, milhões de Vaisnavas adoram a Damodara Krsna com uma mechina de Ghee e Bhajans devocionais, glorificando Seu passatempo travesso infantil de roubar yogurte.
Os Gaudiya Vaisnavas também realizam uma intensa adoração de Damodara durante Kartika, mas consideram o mês como o "Mês de Radha-Damodara".
Uma vez, Sri Krsna chegou atrasado a um encontro amoroso com Srimati Radharani.
Pretendendo travessamente castigar ao seu Priyaji, Sri Radha fez uma corda enredada em flores e atou Seu amado Krsna a uma árvore, dentro de um Kunja.
Desta forma,o devoto pode recordar e amar o Divino Casal, Sri Sri Radha Damodara."
Fim da citação.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari