quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Texto por Madhukari Prabhvi

"No próximo dia 27, duas semanas após o Aparecimento do Senhor Krsna, comemoraremos o Aparecimento de Srimati Radharani, Sua consorte.
Na verdade, embora seja definida como sendo a consorte de Krsna, Srimati Radharani é o próprio Senhor Krsna, mas em Sua forma mais misericordiosa e por ser uma devota, transparece a proteção materna.

Um fato que antes me causava estranheza é que Srimati Radharani quase não é mencionada nas escrituras.
Salvo o engano, me lembro de ter lido sobre Ela apenas na Introdução do Bhagavad-Gita e posteriormente alguns trechos do Srimad Bhagavatham em fóruns devocionais nos quais é citada.

Hoje, entendo, que Srimati Radharani é uma realização estritamente Vaisnava.

Pois, ainda que seja o próprio Senhor Krsna, Radharani existe para proporcionar prazer a Krsna e também para nos resgastar e oferecer nossos serviços ao Sernho Krsna.

Assim como não adoramos o Senhor Krsna diretamente e sim através do sistema de Parampara, nós não alcançamos a Krsna senão através da misericórdia de Srimati Radharani.

Dessa forma, entendo que somente um Vaisnava, aquele que compreende ser o servo da Suprema Personalidade de Deus (O Senhor Krsna) consegue realizar e meditar na existência de Srimati Radharani.

Desde que passei a entender a existência de Radhika, passei a apreciar muito mais seus passatempos com Krsna e as outras Gopis (também expansões de Radharani e por fim, de Krsna).

É válido lembrar que o devoto é servo do servo do servo, portanto, devemos servir a Radharani, a mais perfeita serva do Senhor Krsna, para aí sim nos tornarmos Seu servo.
A lila do Aparecimento de Radharani é muito bonita e já tive o prazer de ouvir em alguns Radhastamis passados.

Ela surge dentro de uma flor de lótus no Rio Yamuna, de olhos bem fechados, e isso fez com que seu pai pensasse que não pudesse enxergar.

Duas semanas após o Seu nascimento (lembra que no início do texto eu expliquei que o Aparecimento de Srimati Radharani é comemorado duas semanas após o do Senhor Krsna?), os pais de Krsna foram visitar os Seus pais.

Krsna, ao chegar na casa, imediamente foi até o berço de Radharani e começou a escalá-lo.
Nesta hora, pela primeira vez, Ela abriu os olhos e dessa forma, Sua primeira visão foi a da Suprema Personalidade de Deus.


Esta lila é muito especial, pois nela fica completamente demonstrada a mais perfeita rendição ao Senhor.

Assim como a primeira visão de Radharani foi Krsna, nós, como aspirantes a Seus servos, sempre devemos ter como objeto de nossa visão o Senhor Krsna, tal qual Radharani."