quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A Suprema Personalidade de Deus, Krishna, é a origem de todas as encarnações. O Senhor Balarama é o Seu ‘segundo corpo’. Ambos são a mesma identidade. Eles diferem apenas na forma. Balarama é a primeira expansão de Krishna, e Ele ajuda Krishna nos passatempos transcendentais. Ele é a fonte de todo o mundo espiritual e é o guru, o mestre espiritual original. Ele assume cinco outras formas para servir Krishna.

Ele também auxilia nos passatempos do Senhor Krishna, e Ele faz o trabalho de criação em outras quatro formas chamadas catur-vyuha (quatro braços) formas conhecidas como Vasudeva, Sankarshana, Pradyumna e Anirudha. Ele executa as ordens de Senhor Krishna na obra da criação, e, sob a forma do Senhor Sesa Ele serve a Sri Krishna de várias maneiras. Em todas as formas Ele saboreia o transcendental êxtase de servir Krishna. Ninguém pode abordar Krishna sem primeiro obter a misericórdia de Baladeva.

Vinda de Balarama

Sempre que Krishna aparece no mundo material, ele é acompanhado por seus associados e parafernálias. Cinco mil anos atrás, quando Krishna veio para o mundo material, Ele foi precedido por Baladeva. Somente após Baladeva dar sua misericórdia Krishna veio, tal é o íntimo relacionamento entre Krishna e Baladeva.

Quando Baladeva apareceu como a sétima criança no ventre de Devaki, ela pode compreender que isso foi um presente divino e ficou muito preocupada com sua segurança. Mesmo Kamsa pode sentir Sua potência e ficou temeroso, pensando que ele poderia ter sido enganado pela profecia que ele seria morto só pelo oitavo filho de Devaki. Neste momento Krishna instruiu Yogamaya, Sua potência interna, para transferir a criança do ventre de Devaki ao de Rohini, uma outra esposa de Vasudeva, que estava escondida de Kamsa na casa de Nanda maharaja em Gokula.

Desta forma Balarama nasceu em Gokula sob a proteção de Nanda Maharaja. Garga Muni o venerável Guru da família da dinastia Yadu revelou a Rohini que a criança que ela estava carregando era de seu marido Vasudeva. Quando da cerimônia de nome ele nomeou a criança Rama, aquele que outorga todos os prazeres. Referindo-se à imensa força da criança, Garga Muni predisse que Ele será também conhecido como Balarama (Bala significando força). Como ele foi forçado a partir do ventre de Devaki ao ventre de Rohini, Ele também será chamado Sankarshana. Como o filho de Rohini Ele era conhecido como Rohini-nandan e como o irmão mais velho de Krishna ele também foi chamado Krishna Douji.

Descrição da forma do Senhor Balarama

O poderoso Senhor Balarama tem dezesseis anos, cheio do brilho da juventude e tem uma tez como a cor do cristal. Ele veste azul e usa uma guirlanda de flores da floresta. Seu gracioso cabelo esta amarrado em um gracioso nó. Esplendidos brincos enfeitam suas orelhas e Seu pescoço é esplendidamente decorado com guirlandas de flores e cordões de jóias. Esplêndidos braceletes ornamentam seus fortes braços e seus pés estão decorados com esplêndidas tornozeleiras.
A beleza do Senhor Balarama é reforçada pelos brincos tocando Suas bochechas. Sua face é decorada com tilaka feita de almíscar, e Seu peito é amplamente ornamentado com uma guirlanda de gunja. A voz de Balarama é muito grave e Seus braços são muito longos e tocam Suas coxas. O esplendor da transcendental forma do Senhor Balarama encobre muitos milhões de brilhantes luas, o mero aroma de Sua ilimitada força é suficiente para destruir muitos exércitos de demônios. Embora Ele saiba o poder sobrenatural de seu irmão mais novo, Krishna, ele nunca deixa Krishna sozinho na floresta, mesmo durante um momento. Balarama é o mais querido amigo de Sri Krishna e é um grande reservatório de doçuras de muitos tipos de passatempos transcendentais.

Passatempos específicos do Senhor Balarama

Balarama derrota Dhenukasura

Dhenukasura foi um poderoso demônio que tinha assumido a forma de um asno. Com os seus demônios amigos ele estava ocupando Talavana, uma das doze florestas de Vrindavana. Por medo desses demônios ninguém ia a Talavana para
desfrutar das inúmeras flores e frutos da floresta. Balarama, induzido pelos Seus amigos vaqueirinhos, entrou na floresta desejando matar os demônios. Ele começou a balançar as árvores frutíferas, fazendo um grande barulho. Dhenuka ficou furioso com o intruso e atacou Balarama com a suas pernas, mas facilmente Balarama pegou suas pernas e rodou-o no ar até que ele morreu. Os amigos de Dhenuka apressadamente atacaram, Krishna e Balarama que também atiraram eles nas árvores, matando-os. Logo a floresta estava livre de todos os demônios, e parecia que as árvores estavam sendo dirigidas por Balarama a oferecer reverencias a Krishna.

Balarama mata Pralambasura

Quando Krishna e Balarama estavam brincando com os meninos vaqueirinhos, um demônio chamado Pralamba entrou no meio da brincadeira disfarçado como um vaqueirinho. Compreendendo a invencível potência de Krishna, ele decidiu que em vez de Krishna, raptaria Balarama. Sabendo que no final do jogo, como parte vencida, supostamente ele transportaria Balarama sobre seus ombros. Ao transportar o Senhor sobre os seus ombros ele correu rapidamente, mas Balarama percebeu a verdadeira identidade do demônio e começou a fazer-se mais pesados e mais pesados. Incapaz de suportar o peso, o demônio assumiu sua forma original, que era como uma enorme nuvem escura fulgurante, decorada com ornamentos dourados. Balarama socou a cabeça do demônio dividindo-a em duas fazendo-o renunciar sua vida.

Balarama glorificado por Krishna

Tal como o irmão mais velho de Krishna, Balarama foi o objeto de seu amor e respeito. Uma vez, quando andando na floresta de Vrindavana, Krishna observava as árvores como que se dobravam para baixo prestando reverencias e glorificando os pés de lótus de Balarama como sendo o objeto de devoção, mesmo para os semideuses. Ele disse que as árvores, que foram impersonalistas na vida anterior agora testemunhavam a forma pessoal de Balarama e oravam por devoção. Em outras ocasiões, quando Balarama se cansava de brincar, ele deitava-se no colo de um dos meninos e Krishna pessoalmente massageava Seus pés. Tal era a doce reciprocação de amor entre Krishna e Balarama.

Yamuna devi castigada

Uma vez o Senhor Balarama, que estava morando em Dwarka, voltou para ficar em Vrindavana por dois meses. Neste momento Ele gozava passatempos com Suas amigas gopis (que eram diferentes das gopis de Krishna). Aproveitando esses passatempos sobre o banco de Yamuna em ghata-Rama, o Senhor chamou Yamuna, pois que Ele desejava praticar esportes nas águas. Mas Yamuna devi não respondeu. O Senhor Balarama tomou de sua arma favorita, Seu arado, e começou a arrastar no Yamuna centenas de córregos. Compreendendo a posição de Balarama, Yamuna Devi pessoalmente apareceu e ofereceu reverencias ao Senhor com muitas orações em Sua glorificação. Assim, feliz o Senhor entrou e banhou-se nas águas do rio.

Kauravas castigados

Samba, o filho querido de Jambavati e de Krishna, raptou Laksmana filha de Duryodhana da reunião que supostamente se escolheria o marido dela. Os furiosos Kauravas após uma prolongada luta, finalmente prenderam Samba através do envio de seis de seus maiores guerreiros. Quando os Yadavas
ouviram isso eles se prepararam para a batalha, mas o Senhor Balarama pacificou-os preferindo encontrar uma solução pacífica. No entanto, quando ele solicitou ao Kaurava para retornarem Samba e Laksmana, o Kaurava respondeu com insulto a Ele e aos Yadavas. Compreendendo a sua ignorância e seu falso prestígio, Balarama tomou Seu arado e começou a arrastar Hastinapura em direção ao Ganges. O temeroso Kaurava se rendeu aos pés de lótus de Balarama, implorando por sua misericórdia. Eles imediatamente devolveram Samba e Laksmana que se casaram em uma cerimônia opulenta com muitas doações.

Balarama casa-se com Revati

Na Satya Yuga havia um rei chamado Raivata cuja filha foi Revati excelente em todos os aspectos. Incapaz de encontrar um noivo adequado para ela, o rei a levou para o tribunal de Brahma para aconselhá-lo. Depois de esperar por alguns momentos em que o rei se reuniu com Brahma, ela estava chocada ao saber que no curto espaço de tempo que eles passaram em Brahmaloka, milhões de anos já se passaram na Terra e no momento em que estava concluindo Dvapara Yuga. No entanto o Senhor Brahma informou ao rei Raivata que estava nesta presente era o Senhor Balarama que era mais do que qualificado para ser o marido de Revati.
O rei Raivata retornou e convidou Balarama a aceitar Revati como sua esposa.
No entanto Revati pertencia a uma Yuga anterior quando as pessoas eram muito maiores fisicamente. Então, o Senhor Balarama colocou seu arado sobre a cabeça dela até que ela encolheu para um tamanho adequado e aceitou-a como sua esposa.

Balarama e o Mahabharata

Em geral Balarama foi tão afetuoso tanto aos Pandavas quanto aos Kauravas. Ele aceitou ambos Duryodhana e Bhima como seus discípulos na arte da guerra. Como um professor Ele apreciou a técnica superior de Duryodhana por oposição à força bruta de Bhima. No momento do Mahabharata, ele se recusou a tomar partido na batalha e em vez disso, ele partiu em peregrinação a lugares sagrados. Na batalha entre Bhima e Duryodhana, Ele ficou chateado por Bhima matar Duryodhana com ‘trapaça’, mas foi apaziguado por Sri Krishna.

Assassinato de Romaharshana

No final de Dvapara Yuga milhares de sábios se reuniram sobre os bancos de Naimyasharana para realizarem um yajna de mil anos em um esforço para inverter o início da Kali Yuga. Eles designaram como seu líder Romaharshana, um dos principais discípulos de Vyasadeva, que também estava presente quando Sukadeva Goswami narrou o Srimad Bhagavatam ao rei Pariksit. Quando o Senhor Balarama entrou na assembléia, entendendo que Ele era a Suprema Personalidade de Deus, todos os presentes passaram a oferecer-lhe respeito.
No entanto Romaharshana, orgulhoso em ocupar a posição do líder, não levantou-se. O Senhor Balarama pode entender que, embora Romaharshana fosse um perito Vedantista, ele ainda não entendeu esses ensinamentos. Considerando ele não qualificado para conduzir a cerimônia, Balarama tocou-lhe com uma folha de grama causando-lhe a morte. Ele então instituiu Suta, o filho de Romaharshana como o líder da reunião e prosseguiu em sua peregrinação.

Misericórdias do Senhor Balarama

Senhor Balarama exemplifica a atitude de serviço para Krishna. Sua única missão é de agradar a Krishna, prestando serviço a Ele, na criação do mundo material, ou na manutenção do mundo espiritual ou como Sua parafernália pessoal.
O Senhor Balarama é o eterno companheiro de Sri Krishna. Ele veio como Lakshmana com Rama e, posteriormente, como Nityananda Prabhu com Caitanya Mahaprabhu. Ele é o mestre espiritual original, e qualquer um que deseje progresso espiritual deve primeiro obter a misericórdia do Senhor Balarama.

Todas as glórias ao Senhor Balarama!

Referência: Srimad Bhagavatam, Décimo Canto.

(Traduzido por Avyakta Rupa Prabhu)