sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sakti

Svarupa Sakti - Potência divina de Krsna. É chamada Svarupa Sakti porque está situada na Sua forma. Esta potência é Cinmaya, plenamente consciente, e portanto a parte contrária ou antítese da matéria. Consequentemente é também conhecida como Cit Sakti, a potência que corporifica o princípio da Consciência.

Devido a que esta potência está intimamente conectada com o Senhor, estando situada na Sua forma, é também conhecida como Antaranga Sakti, a potência interna. Porque é superior a Suas potências marginal e externa tanto em forma como em glória, é conhecida como Para Sakti, a potência superior. Assim, por suas qualidades, esta potência é conhecida por diferentes nomes - Svarupa Sakti, Cit Sakti, Antaranga Sakti e Para Sakti.


Estes três aspectos de Svarupa Sakti de Krsna, Samvit (Consciência) Krsna, Sandhini (Existência) Balarama e Hladini (Prazer) Radha nunca podem estar separados um do outro. Nem uma destas potências pode estar separada das outras duas.

Cc Adi 7.17

Significado por Srila Prabhupada:
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica no seu Anubhasya:
"...todos estes devotos imaculados são Sakti Tattva, ou potências do Senhor.
Alguns estão situados em amor conjugal e outros em afeição paternal, fraternal e de servidão...
...aqueles ocupados no serviço a Nityananda Prabhu e Advaita Acarya geralmente tem relacionamentos em amor paternal, fraternal, de servidão e neutralidade.
Quando devotos desenvolvem um grande apego a Sri Caitanya Mahaprabhu, eles situam-se dentro do círculo íntimo de devotos em amor conjugal."

Sri Krsna é o aspecto da Svarupa Sakti que é servido, e Balarama e Srimati Radharani são os aspectos da Svarupa Sakti que servem. Nenhum Deles é Visnu Tattva.

O aspecto de Deus que é servido (Krsna é servido), e o aspecto de Deus que serve (Balarama e Radha servem Krsna - Sakti Tattva).

Svarupa Sakti:

Samvit (Consciência) Sakti - Krsna

Sandhini (Existência) Sakti (Sakti Tattva) - Balarama (do qual Maha Sankarsana, os Visnus (Visnu Tattva) e Sesa expandem-se para auxiliar Krsna na criação dos Universos espirituais e materiais). Assim, Balarama serve Krsna de ilimitadas maneiras.

Hladini (Prazer) Sakti (Sakti Tattva) - Radharani

No Panca Tattva, o Senhor Gauranga é Krsna Tattva, o Senhor Nityananda é Balarama Tattva, Sri Advaita é Visnu Tattva, Gadadhara Pandita é Radha Tattva, fazendo todos parte da Svarupa Sakti, e Srivasa Thakura é Jiva Tattva.